MEMÓRIAS | O Pálio
de Siena - Em 16 de agosto de 2015, por ocasião de minha segunda viagem à Itália, juntamente com uma amiga e dois amigos dela, tive a grata oportunidade de conhecer Siena, que fica a 78 km ao sul de Florença, onde estávamos hospedados. Por uma feliz coincidência, foi justamente no dia em que iria se realizar o Pálio, a tradicional corrida de cavalos que ocorre na cidade desde 1633, em torno da praça central em forma de concha. Siena conta com 17 contrade (distritos). Por motivos de segurança, apenas dez deles participam da corrida, através de sorteio. O jóquei representante de cada contrada monta seu cavalo em pelo (foto), vestido em trajes medievais com as cores de seu distrito. Antes disso, os equinos foram devidamente abençoados em igrejas. O vencedor da corrida, 90 segundos em média, recebe como prêmio apenas uma bandeira de seda decorada: o Pálio.
Infelizmente não pudemos assistir a ela, marcada para as 19h, em função de horários de ônibus e trens para o retorno a Florença no mesmo dia. Antes disso, muita comida, música e vinho é que não faltam na festa, com destaque para o desfile de jovens pelas ruas da cidade e posteriormente ao redor da praça, devidamente vestidos a caráter, representando seu distrito. Ao menos pudemos presenciar o espetáculo, por volta do meio-dia, no qual belas acrobacias são feitas com enormes bandeiras. Um show! Algumas de minhas fotos:
Interrompido por dois anos em função da pandemia, o Pálio de Siena voltou a ser realizado em 2022, em 2 de julho e ontem 17/ago, um dia depois da data tradicional em função de forte temporal que caiu sobre a cidade no dia anterior. Veja a corrida:
Fonte: 90 segundos em Siena, matéria de Damian Platt reproduzida na revista Piaui de ago/22.
HUMOR | Dito por aí 😀 - Três frases para facilitar a vida: Segura pra mim. Já tava assim quando cheguei. Bem pensado, chefe!!! (Homer Simpson aconselhando seu filho Bart) *** O político brasileiro é um sujeito que vive às claras, aproveitando as gemas e sem desprezar as cascas. (Barão de Itararé) *** O Brasil é governado por quatro poderes: Executivo, Legislativo, Judiciário e aquisitivo. (Eugênio Mohallem)
CURIOSIDADES | Enjoos na gravidez - As mulheres enjoam na gravidez em função do hormônio gonadotrofina coriônica humana (hCG), produzido na placenta. Causa sonolência, dores nas mamas, aumento do ventre e enjoos. Por outro lado, a gestação nos cães difere: as futuras mamães carregam seus filhotes por dois meses, mas sem nenhum sintoma no primeiro mês. Nos últimos 25 dias, as mamas aumentam, a cachorrinha começa a caminhar mais lentamente e nenhum sinal de enjoo é detectado pelos veterinários. *** Por que os homens têm mamilos? Por um motivo muito simples: porque sim. Falando sério: "porque até a última semana de gestação, os embriões masculinos e femininos seguem o mesmo modelo - o que já inclui mamilos no pacote. É só a partir daí que um gene do cromossomo Y começa a fazer a diferença, desenvolvendo os testículos, que vão produzir testosterona" e acaba moldando um menino. Como mamilos não implicam um custo metabólico, deixem-se como estão, porque a Natureza tem mais o que fazer. *** Por falar em bebês: Segundo dados estatísticos da ONU, meses de maior incidência de concepção conforme alguns países: Rússia (out), Alemanha (nov/dez), EUA (nov/dez), Irã (mai), México (nov/dez), Brasil (ago), África do Sul (jun), Uruguai (mai), Argentina (jun), Nova Zelândia (nov/dez).
Fonte: Superinteressante, de mai/22
Mais |
Amazônia: o martírio de um povo/ Divaldo e a "ameaça comunista"/ Empresários contra o golpe/ Porto-alegrês
Foto superior de Siena | Gilda from London, UK, CC BY-SA 2.0 <https://creativecommons.org/licenses/by-sa/2.0>, através da wiki Wikimedia Commons
Nenhum comentário:
Postar um comentário