PERDA | Jô Soares: o fim
de uma era | A morte de Jô Soares permite acionar um clichê: fim de uma era. Toda vez que morre um grande é isso que se diz. (...) Ri muito vendo Jô Soares quando era guri. Ele e Chico Anysio mandavam na televisão brasileira. O riso é a mais espontânea das reações de aplauso. (...) Jô Soares criava tipos, inventava situações, produzia bordões*, arrancava gargalhadas. O pálido humorismo atual (...) é muito pouco do que faziam Jô e os humoristas do seu tempo.
> Juremir Machado da Silva, jornalista e escritor, em sua coluna na revista virtual Matinal.
* Quem não se lembra, por exemplo, de bordões como "Tem pai que é cego!", "Não me comprometa!", "Muy amigo!"?
POLÍTICA | A democracia
corre risco | A democracia terá de ser eventualmente defendida nas ruas. Essa condição é hoje uma das mais difíceis para os partidos de esquerda. Esses partidos têm desprezado o trabalho de base, de esclarecimento e de apoio de proximidade às populações, cuja sobrevivência mínima está a ruir. Além disso, a presença política na rua (protestos, passeatas etc.), que até uma década parecia ser um monopólio das forças de esquerda, é hoje cada vez mais ocupado por forças de direita e de extrema-direita.
> Boaventura de Sousa Santos, diretor emérito do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, em seu artigo A nova onda e as rochas, publicado em CartaCapital de 27/jul/22
Mafalda
- Um por um erro foi presidiário.
Outro, presidente.
Ideia: André Janones
LÍNGUA | Do dicionário
de porto-alegrês
Não quer nada com o basquete =
Referência a uma pessoa não chegada no trabalho.
Não tem tu vai tu mesmo = Frase muito delicada de dizer-se a uma pessoa que na impossibilidade de uma outra realizar alguma coisa, ela vai ter que assumir a incumbência, mesmo não sendo a mais indicada.
Fonte: Dicionário de Porto-Alegrês, de Luís Augusto Fischer.
Ed. LP&P, 2022 (ed. ampliada e revisada)
IDEIAS | Cabeças Pensantes
Um povo ignorante é o instrumento cego da sua própria destruição. (Simon Bolívar) *** Quem acredita em crescimento infinito num planeta fisicamente finito ou é louco, ou é economista. (David Attenborough) *** O fanatismo é a única forma de força de vontade acessível aos fracos. (Friedrich Nietzsche) *** É mais fácil enganar pessoas do que convencê-las de que foram enganadas. (Mark Twain) *** Os seres humanos nunca praticam o mal de maneira tão completa e feliz como quando o fazem por convicção religiosa. (Blaise Pascal)
Mais |
Secos & Molhados | Sexismo e insensibilidade | Perseguição aos cultos afros (2) | O dia em que faltou vodca na Rússia
Curso as tiradas do CEM IDEIAS. Continue, César! Seu trabalho é positivo.
ResponderExcluirObrigado!
ExcluirParabéns, e continue nos brindando com estas postagens maravilhosas! Obrigada!
ResponderExcluirObrigado pelo estímulo!
Excluir