29 agosto 2022

NÃO-VACINAÇÃO de bebês: uma tragédia anunciada/ Um orangotango no debate/ Nem Freud explica

 


Alhambra, Córdoba, Espanha (detalhe)


Deu no Twitter


Bolsonaro sabe das razões pelas quais fui preso. Foi para ele ser presidente da República. Nesse processo, estou muito mais limpo do que ele ou os parentes dele. Estou aqui candidato para ganhar as eleições e em um decreto apagar todos os sigilos.
> Lula13, @LulaOficial

Após o debate estou pensando o que levaria alguém a votar em Bolsonaro. Temos um orangotango no poder que tenta fazer graça, come cocô e grita na jaula. Alguém pagará ingresso 2 vezes pra repetir o sofrimento?
> José Fernandes Junior, advogado, professor de Direito Constitucional e jornalista. @PortaldoJose


SAÚDE | Falta de vacinação:
a ameaça aos bebês - Arthur Chioro, ex-ministro da Saúde, em sua coluna em CartaCapital desta semana escreve sobre o que ele chamou de "uma tragédia anunciada" envolvendo menores de 1 ano de idade, em função do "desmonte da estrutura técnica e a incapacidade do Ministério da Saúde de coordenar as ações de imunização" de bebês, o que poderá criar condições para o retorno de doenças que foram erradicadas ou em vias de. "Das oito vacinas do Calendário Nacional de Vacinação para menores de 1 ano, nenhuma está com cobertura adequada", sem que nada esteja sendo feito a respeito.


INSANIDADES | Nem Freud explica - Gabriel Monteiro (PL), deputado cassado no Rio por estupro vulnerável, assédio sexual, exploração e exposição de crianças pobres, além de outras coisas, viu sua página do Instagram aumentar em 1 milhão de seguidores depois da comprovação de seus crimes. O músico Iverson de Souza Araújo (DJ Ivis) divulgou um vídeo, no ano passado, em que mostra sua agressão à mulher na frente da filha. Ganhou 300 mil novos seguidores depois disso. O ex-morador de rua Givaldo Alves, que notabilizou-se como o "mendigo pegador" pelo fato de ter mantido relações sexuais com uma mulher em surto psicótico dentro do carro dela. Hoje sobrevive como que fatura nas redes sociais, tendo ganho 429 mil seguidores até agora.

Para a psicanalista e escritora Maria Rita Kehl, "as pessoas se sentem empoderadas ao quebrar tabus". Isso faz com que se sintam mais corajosas, mais ousadas, mais fortes.

Fonte: Nem Freud Explica, matéria de Maurício Thuswohl, publicada em CartaCapital de 31/ago/22. 

Matilda

- Aguardando o 1º de janeiro!

27 agosto 2022

GUERRA do Paraguai | O massacre de 3.500 meninos paraguaios

 



Crianças-soldados paraguaias


Em 16 de agosto de 1869, em Eusebio Ayala (Paraguai), os brasileiros degolam 3500 soldados de 9 a 15 anos no massacre de Acosta Ñu. No ano de 1869, o exército paraguaio estava em retirada e Assunção ocupada pelos aliados. Francisco Solano López se recusou a render-se, prometendo continuar lutando até o fim. O comandante brasileiro Luis Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, concluiu que a guerra estava militarmente encerrada, mas Pedro II, imperador brasileiro, exigia a rendição de Solano López. O duque se afastou por motivos de saúde e foi substituído pelo genro do imperador, Luis Filipe Gastão de Orléans, o Conde d’Eu.

Sob o novo comando, o Exército brasileiro continuou a campanha no Paraguai até finalmente matar López em1870. Com a maioria dos homens adultos paraguaios mortos ou capturados, tiveram que lutar meninos, mulheres e anciãos no exército para continuar a luta contra a Aliança. Alguns desses meninos lutaram com barbas falsas a fim de esconder a pouca idade. O exército paraguaio composto por 3500 meninos que por mais de 6 horas enfrentou 20.000 homens do exército aliado. Pelo massacre produzido nesse episódio considerado um ato de heroísmo sem igual, esse dia se comemora como o dia do menino no Paraguai. Segundo Chiavenatto, nosso conhecido de Ribeirão Preto,

“Os meninos de seis a oito anos, no fragor da batalha, apavorados, se agarravam às pernas dos soldados brasileiros, chorando que não os matassem. E eram degolados no ato. Escondidas na selva próxima, as mães observavam o desenrolar da luta. Não poucas agarraram lanças e chegaram a comandar um grupo de meninos na resistência. Finalmente, depois de um dia de luta, os paraguaios foram derrotados. O Conde D’Eu, o comandante da guerra, depois da insólita batalha de Acosta Ñu, quando estava terminada, ao cair a tarde, as mães dos meninos paraguaios saíam da selva para resgatar os cadáveres de seus filhos e socorrer os poucos sobreviventes, o Conde D’Eu mandou incendiar a mata, matando queimados meninos e mães. Mandou fazer cerco ao hospital de Piribebuí, mantendo em seu interior os enfermos ―em sua maioria jovens e crianças― e o incendiou. O hospital em chamas ficou cercado pelas tropas brasileiras que, cumprindo as ordens, empurravam com a ponta da baioneta para dentro das chamas os doentes que milagrosamente tentavam sair da fogueira. Não se conhece na historia de América do Sul, pelo menos, nenhum crime de guerra mais hediondo que esse.”

Luis Avelima, escritor e jornalista. Texto reproduzido no Facebook.


Imagem: Por Desconhecido - http://nos-comunicamos.com.ar/content/dia-del-nino-en-paraguay, Domínio público, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=46769049

Mais |

Acosta Ñu: a sangrenta batalha em que crianças lutaram contra o Exército do Brasil na Guerra do Paraguai

"As crianças de 6 a 8 anos, no calor da batalha, aterrorizadas, se agarravam às pernas dos soldados brasileiros, chorando, pedindo que não os matassem. E eram degoladas no ato", escreveu Chiavenato em sua obra, conforme a tradução do Portal Guaraní.


https://www.bbc.com/portuguese/brasil-49374449

24 agosto 2022

"PANTANAL": o destino de Bruaca/ Deu no Twitter/ Trabalho escravo: impunidade/ Estourar espinhas

 


Siena, Itália



TELEVISÃO | O destino
de Bruaca Para a psicanalista Maria Homem, as novelas entram em dialética com o momento histórico - o que explica a identificação com as tramas. Na primeira versão de Pantanal, Bruaca se separa do marido e torna-se mulher do ex-amante, o peão Alcides (interpretado, na época, por Ângelo Antônio e, agora, por Juliano Cazarré). "Para a evolução de completar, a Bruaca de Isabel Teixeira deveria passar por um processo maior de emancipação, pois, nestes anos 2020, ela já não servirá de modelo caso se contente apenas com o amor de um vaqueiro", diz a psicanalista.

> Dirceu Alves Jr. em sua matéria A Maratona, publicada em Piauí de ago/22


Deu no Twitter

A China perdoa os empréstimos da África. A receita perdoa os empréstimos do agronegócio. A união perdoa a sonegação de empresários. O CADE perdoa as multas contra bancos. Só o seu cheque especial e o seu empréstimo, com juro entre 80 e 600% ao ano, que não podem ser perdoados.

> Fernando Horta, historiador e professor. @FernandoHortaOf


JUSTIÇA | Apenas 1% - No Brasil, apenas 1% dos acusados por trabalho escravo é condenado à prisão em regime fechado. Desde o início do ano, mais de 1.200 vítimas de trabalho escravo foram resgatadas no país. Os responsáveis por este ato criminoso dificilmente são condenados à prisão em regime forçado, embora o Código Penal preveja até oito anos de reclusão para que reduzir uma pessoa à "condição análoga à de escravo". E mais: 1/3 dos acusados sequer vai a julgamento. Mas enfim, fazer o quê no país da impunidade?

Fonte: CartaCapital de 10/ago/22


HUMOR | Dito por aí 😀 - O que é estranho, nessas reiteradas afirmativas das autoridades colocando-se sempre a favor da apuração de riquezas ilícitas, é elas suporem que haja riquezas lícitas. (Millôr Fernandes) *** Nasci careca, pelado e sem dente. O que vier é lucro. (Autor não identificado) *** Quando um político diz "sim", quer dizer "talvez"; quando diz talvez, quer dizer "não". Se disser "não", não é político. (Muy Interessante).



CURIOSIDADES |
Por que estourar espinhas é prazeroso? Porque liberam dopamina, ou seja, uma molécula que os neurônios utilizam para enviar mensagens prazerosas. Para Darwin, os antepassados humanos sentiam prazer no ato, uma maneira que a seleção natural os beneficiou a fim de que não se tornassem uma infecção grave. *** A Revolução Iraniana de 1979 proibiu a homossexualidade. A punição é severa: 74 chibatadas para o homem e 50 para a mulher. Uma reincidência pode levar à pena de morte.


22 agosto 2022

EM "DEFESA" da família/ O martírio de um povo (2)/ Sexismo e hipocrisia/ Cabeças pensantes/ Mafalda

 




Secos & molhados | Pelo visto, muito "cristão" por aí ocupa-se muito mais com o Velho Testamento do que com o Novo, que apresenta a mensagem de Jesus... Como diria o bordão, "não precisa explicar, eu só queria entender..." *** Da série "Eu morro e não vejo tudo": Janaína Paschoal recolhe assinaturas em favor de um Nobel de Economia para Paulo Guedes. *** Batem ardorosamente na tecla de que "é preciso defender a família", mas sem nenhuma política de enfrentamento do desemprego e da fome, sem falar nas investidas contra a saúde e a educação públicas. *** Tinham medo que o Brasil virasse uma Venezuela? O que dizer de osso de porco a 7,99 o quilo no súper? *** Ou Lula ou o caos!

Mafalda


- Exorcizaram o Planalto. 
Agora só falta o Congresso.

AMAZÔNIA | O martírio de um povo (2) - Em 1930, sob a acusação de que os asurinis, juntamente com os parakanãs, atrapalhavam a construção da Estrada de Ferro do Tocantins, seu diretor ordenou a invasão de um acampamento de asurinis e mataram vários índios, incluindo mulheres e crianças. Na década de 70, com a construção da Transamazônica, em nome de uma "pacificação", causou a morte de um terço dos parakanãs. Relatos como estes se perpetuaram ao longo do tempo, até chegar nossos dias. Intimidação, violência, estupros, morte fazem parte do martírio de um povo, algo que pelo visto não terá fim tão cedo. Depoimento de uma mulher: "Estão transando com as mulheres. É tanto assim que, em 2020, três moças, que tinham apenas por volta de 13 anos, morreram. Os garimpeiros transaram muito com essas moças, embriagadas de cachaça. Elas eram novas, tendo apenas tido a primeira menstruação." 

Fonte: Nossa regressão civilizacional, matéria de Carlos Fausto e Luiz Costa publicada na Folha de S. Paulo de 22/mai/22

CASSAÇÃO | Sexismo 
e hipocrisia - A Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro, na última quinta-feira, cassou o mandato do vereador Gabriel Monteiro (PL), julgado por queda de decoro parlamentar. Entre os motivos, agressão a um morador de rua e relação sexual com uma menor de idade, cujo vídeo a respeito foi posteriormente vazado na internet. Depoimento de ex-assessor do vereador para a Comissão de Ética denunciou o cassado por importunação sexual e estupro. Segundo ele, Monteiro costumava manter relações sexuais com adolescentes em salas onde os funcionários trabalhavam. Esther Solano, doutora em Ciências Sociais, em sua coluna em CartaCapital de 17/ago comentou o fato com veemência. Eis um trecho:

"Há níveis de atrocidade que a gente demora um tempo para digerir. Não é possível, não é possível. O que resta de humanidade em nós recusa em aceitar que alguns indivíduos possam ser tão lixo, puro detrito do mais nojento. Mas o excremento humano existe. As feras humanas existem. Oh, se existem. (...) Um homem público, utilizando do seu poder, ostentando seu poder por meio da violência sexual e escondendo sua conduta por trás de um discurso evangelizador. Um sujeito pregador a ordem, da moral e dos bons costumes, da família tradicional, dos valores cristãos. O macho bolsonarista, Bíblia numa mão, arma na outra e falo agressor."




IDEIAS | Cabeças Pensantes 

As pessoas se educam reciprocamente na relação. Isso significa que ninguém é exclusivamente educador. (Mário Sérgio Cortella) *** Entre um governo que faz o mal e um povo que o consente, há certa cumplicidade vergonhosa. (Victor Hugo) *** Raramente vi um país onde a elite tem tanto desprezo pelos pobres como o Brasil. (Noam Chomski) *** Recorrendo a mentiras e traições, um velhaco covarde chega ao poder, convoca uma equipe de hienas para auxiliá-lo em seu desgoverno e em tempo recorde destrói todos os recursos naturais do território que comanda. Calma, gente: é só a sinopse de O Rei Leão(Juca Kfouri)


Mais |

O Pálio de Siena/ Os 4 poderes do Brasil :-)/ Enjoos na gravidez/ Por que os homens têm mamilos? E mais.

https://cesardorneles4.blogspot.com/2022/08/o-palio-de-siena-os-4-poderes-do-brasil.html


18 agosto 2022

O PÁLIO de Siena/ Os 4 poderes do Brasil :-)/ Enjoos na gravidez/ Por que os homens têm mamilos? E mais.

 




MEMÓRIAS | O Pálio

de Siena Em 16 de agosto de 2015, por ocasião de minha segunda viagem à Itália, juntamente com uma amiga e dois amigos dela, tive a grata oportunidade de conhecer Siena, que fica a 78 km ao sul de Florença, onde estávamos hospedados. Por uma feliz coincidência, foi justamente no dia em que iria se realizar o Pálio, a tradicional corrida de cavalos que ocorre na cidade desde 1633, em torno da praça central em forma de concha. Siena conta com 17 contrade (distritos). Por motivos de segurança, apenas dez deles participam da corrida, através de sorteio. O jóquei representante de cada contrada monta seu cavalo em pelo (foto), vestido em trajes medievais com as cores de seu distrito. Antes disso, os equinos foram devidamente abençoados em igrejas. O vencedor da corrida, 90 segundos em média, recebe como prêmio apenas uma bandeira de seda decorada: o Pálio

Infelizmente não pudemos assistir a ela, marcada para as 19h, em função de horários de ônibus e trens para o retorno a Florença no mesmo dia. Antes disso, muita comida, música e vinho é que não faltam na festa, com destaque para o desfile de jovens pelas ruas da cidade e posteriormente ao redor da praça, devidamente vestidos a caráter, representando seu distrito. Ao menos pudemos presenciar o espetáculo, por volta do meio-dia, no qual belas acrobacias são feitas com enormes bandeiras. Um show! Algumas de minhas fotos:



Interrompido por dois anos em função da pandemia, o Pálio de Siena voltou a ser realizado em 2022, em 2 de julho e ontem 17/ago, um dia depois da data tradicional em função de forte temporal que caiu sobre a cidade no dia anterior. Veja a corrida:


Fonte: 90 segundos em Siena, matéria de Damian Platt reproduzida na revista Piaui de ago/22.


HUMOR | Dito por aí 😀 - Três frases para facilitar a vida: Segura pra mim. Já tava assim quando cheguei. Bem pensado, chefe!!! (Homer Simpson aconselhando seu filho Bart) *** O político brasileiro é um sujeito que vive às claras, aproveitando as gemas e sem desprezar as cascas. (Barão de Itararé) *** O Brasil é governado por quatro poderes: Executivo, Legislativo, Judiciário e aquisitivo. (Eugênio Mohallem)


CURIOSIDADES | Enjoos na gravidez As mulheres enjoam na gravidez em função do hormônio gonadotrofina coriônica humana (hCG), produzido na placenta. Causa sonolência, dores nas mamas, aumento do ventre e enjoos. Por outro lado, a gestação nos cães difere: as futuras mamães carregam seus filhotes por dois meses, mas sem nenhum sintoma no primeiro mês. Nos últimos 25 dias, as mamas aumentam, a cachorrinha começa a caminhar mais lentamente e nenhum sinal de enjoo é detectado pelos veterinários. *** Por que os homens têm mamilos? Por um motivo muito simples: porque sim. Falando sério: "porque até a última semana de gestação, os embriões masculinos e femininos seguem o mesmo modelo - o que já inclui mamilos no pacote. É só a partir daí que um gene do cromossomo Y começa a fazer a diferença,  desenvolvendo os testículos, que vão produzir testosterona" e acaba moldando um menino. Como mamilos não implicam um custo metabólico, deixem-se como estão, porque a Natureza tem mais o que fazer. *** Por falar em bebês: Segundo dados estatísticos da ONU, meses de maior incidência de concepção conforme alguns países: Rússia (out), Alemanha (nov/dez), EUA (nov/dez), Irã (mai), México (nov/dez), Brasil (ago), África do Sul (jun), Uruguai (mai), Argentina (jun), Nova Zelândia (nov/dez).

Fonte: Superinteressante, de mai/22


Mais | 

Amazônia: o martírio de um povo/ Divaldo e a "ameaça comunista"/ Empresários contra o golpe/ Porto-alegrês 


Foto superior de Siena | Gilda from London, UK, CC BY-SA 2.0 <https://creativecommons.org/licenses/by-sa/2.0>, através da wiki Wikimedia Commons

15 agosto 2022

AMAZÔNIA: o martírio de um povo/ Divaldo e a "ameaça comunista"/ Empresários contra o golpe/ Porto-alegrês



Amazônia


AMAZÔNIA | O martírio
de um povo (1) - É de se perguntar até quando os povos indígenas da Amazônia sofrerão verdadeiras atrocidades, sem que nada seja feito para salvá-los das ações nefastas de seres inescrupulosos, que em nome de seus próprios interesses mesquinhos, estão cometendo verdadeiras atrocidades, amparados pela impunidade reinante que reina neste país desde sempre. Afinal, que país é este?, pergunto, lembrando-me da música do Legião Urbana. Vejamos algumas situações que atestam a extrema gravidade da situação:

"Garimpeiros abusam sexualmente de indígenas durante invasão e obrigam ingestão de gasolina com água, denunciam entidades" (O Globo, 21/abr)

"Menina ianomâmi de 12 anos foi estuprada e morta por garimpeiros, diz líder indígena" (Estado de S. Paulo, 27/abr)

"Justiça determina segurança da Força Nacional na terra dos Parakanã" (Amazônia Real, 1º/mai)

Como disse Carlos Fausto, professor do Museu Nacional (UFRJ) e Luiz Costa, professor do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da mesma universidade, autores da matéria "Nossa regressão civilizacional" (Folha de S. Paulo, de 22/mai), a divulgação de fatos pela imprensa é positiva, mas "logo surge uma reação para desacreditar os relatos" e tudo fica por isso mesmo, depois de uma investigação superficial seguida da conclusão de que não há evidências de crime - "como se crime não houvesse na própria invasão de terras protegidas, na derrubada da cobertura florestal, na contaminação de cursos d'água e nas ameaças à população indígena local". Cont.


ALIENAÇÃO | A "ameaça 
comunista"... - Quase 60 anos depois da "Redentora", ainda se fala em na "ameaça comunista", com a única finalidade de impor-se goela abaixo ideias conservadoras de feições totalitaristas. Lembrei-me da cruzada anticomunista levada a cabo, inclusive através de  laives, por um afamado orador espírita a respeito da tal "ameaça", sem deixar de lado sua ânsia em denegrir e desdenhar dos estudos levados a cabo pelo ilustre filósofo alemão Karl Marx. É de se perguntar por que não se manifesta contra o desmonte da estrutura republicana e a ameaça de golpe que paira sobre nossas cabeças.

Mafalda

- "País do Futuro" ou do passado?...


EMPRESARIADO | Instabilidade (1) | A instabilidade é péssima para os negócios. Ao empresariado não interessam situações em que se coloque em dúvida o Estado de Direito. Já temos muita insegurança jurídica. > Mario Bernardini, empresário conselheiro da Fiesp, ouvido por CartaCapital

EMPRESARIADO | Instabilidade (2) | Uma ruptura institucional penalizaria o ambiente de negócios.
> Pedro Passos, empresário fundador da Natura, citado em CartaCapital



LÍNGUA | Do dicionário 
de porto-alegrês

Não pagar imposto - "Esse aí pra rir não paga imposto", ou seja, ri com muita facilidade.

Não quer nada com o basquete - Alusão a alguém que foge de suas obrigações quotidianas.

Não sei, não quero saber e tenho raiva de quem sabe. - Explicação desnecessária...

Fonte: Do Dicionário de Porto-Alegrês, de Luís Augusto Fischer. 
Porto Alegre: L&PM, 2022.


Mais |

Ocidente: civilização de ladrões/ "Deus é sinônimo de amor."/ Uma xícara de chá/ Testosterona 
faz a diferença

11 agosto 2022

OCIDENTE: civilização de ladrões | "Deus é sinônimo de amor" | Uma xícara de chá | Testosterona faz a diferença

 


Amazônia

Deu no Twitter


Eu aprendi que Deus é sinônimo de amor, compaixão e, sobretudo, de paz e de respeito. Não importa qual a religião e qual o credo. A minha vida e a do meu marido sempre serão por esses princípios. > Janja Lula Silva, socióloga. @JanjaLula


OCIDENTE | Uma civilização
de ladrões - O Ocidente é apenas uma civilização de ladrões! Se a França e a Espanha no século 17 ficaram ricos, foi porque roubaram ouro e prata da América Latina e assassinaram os índios sem pagar nada. Se a França, a Inglaterra e os EUA ficaram tão ricos, foi graças à escravidão e roubar seres humanos da África sem pagar nada. Da mesma forma, a Bélgica e os Países Baixos no século 19 ficaram muito ricos quando roubaram matérias primas gratuitas da África e da Ásia. Nos últimos 500 anos, as nossas sociedades ocidentais têm pilhado a riqueza do mundo sem pagar. Podemos desenhar gráficos para todos os países africanos e mostrar quem os saqueou e como. Somos - ou melhor - alguns de nós somos ladrões e, por isso, tornamo-nos países ricos à custa de outros.

> Michel Colonne, jornalista belga


DIÁLOGO | Uma xícara de chá - Nancy Astor, primeira mulher a obter uma cadeira na Câmara dos Comuns do Parlamento britânico, em 1919, falou a Winston Churchill, então Primeiro-Minstro:
- Winston, se o senhor fosse meu marido, eu envenenaria seu chá.
- Se eu fosse seu marido, o tomaria. - respondeu Churchill.




CURIOSIDADES | Os ovos são contados em dúzia em função da chamada unidade inglesa usada na Europa Ocidental entre o ano 700 d.C. e os anos 1960. Eram vendidos em dúzia em função de moedas em circulação na época, principal o xelim, que equivalia a 12 pence (plural de pêni). Assim, com 1 xelim comprava-se 12 ovos. *** O que distinto leitor ou a estimada leitora acha? Insetos sentem frio? A resposta é sim! São dotados de termorreceptores que respondem pela variação de temperatura. Por serem animais ectotérmicos, são incapazes de produzirem calor e a temperatura corporal varia conforme o ambiente. Assim, em frios extremos, permanecem em estado de inatividade, tipo hibernação. Ficam imóveis, não se alimentam e quase não respiram.

Fonte: revista Mundo Estranho, de out/17


HOMEM X MULHER | A testosterona
faz a diferença | De acordo com o cientista político Antônio Lavareda, "por terem 20 vezes mais testosterona do que as mulheres, os homens são mais assertivos, ambiciosos, competitivos. E que, por sentirem menos medo, tornam mais agressivos, violentos e dispostos a correr perigos. (...) As mulheres, com menos testosterona, seriam mais empáticas com o outro, mais dispostas a laços comunitários, pacifistas", explicou o jornalista André Barrocal em sua matéria Elas sim, ele não, publicada na CartaCapital de 03/ago/22.


Mais |

Jô Soares: o fim de uma era | Democracia em risco | Mafalda | Dicionário de porto-alegrês | O mal por convicção religiosa

08 agosto 2022

JÔ SOARES: o fim de uma era | Democracia em risco | Mafalda | Dicionário de porto-alegrês | O mal por convicção religiosa

 





PERDA | Jô Soares: o fim 
de uma era | A morte de Jô Soares permite acionar um clichê: fim de uma era. Toda vez que morre um grande é isso que se diz. (...) Ri muito vendo Jô Soares quando era guri. Ele e Chico Anysio mandavam na televisão brasileira. O riso é a mais espontânea das reações de aplauso. (...) Jô Soares criava tipos, inventava situações, produzia bordões*, arrancava gargalhadas. O pálido humorismo atual (...) é muito pouco do que faziam Jô e os humoristas do seu tempo.

> Juremir Machado da Silva, jornalista e escritor, em sua coluna na revista virtual Matinal.

* Quem não se lembra, por exemplo, de bordões como "Tem pai que é cego!", "Não me comprometa!", "Muy amigo!"?


POLÍTICA | A democracia
corre risco | A democracia terá de ser eventualmente defendida nas ruas. Essa condição é hoje uma das mais difíceis para os partidos de esquerda. Esses partidos têm desprezado o trabalho de base, de esclarecimento e de apoio de proximidade às populações, cuja sobrevivência mínima está a ruir. Além disso, a presença política na rua (protestos, passeatas etc.), que até uma década parecia ser um monopólio das forças de esquerda, é hoje cada vez mais ocupado por forças de direita e de extrema-direita.

> Boaventura de Sousa Santos, diretor emérito do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, em seu artigo A nova onda e as rochas, publicado em CartaCapital de 27/jul/22


Mafalda


- Um por um erro foi presidiário. 
Outro, presidente.
Ideia: André Janones



LÍNGUA | Do dicionário
de porto-alegrês


Não inventa = 
Frase com o sentido de reprimenda. "Tu não me inventa de ficar matando aula!", alerta a mãe para o filho.

Não quer nada com o basquete =
Referência a uma pessoa não chegada no trabalho.

Não tem tu vai tu mesmo = Frase muito delicada de dizer-se a uma pessoa que na impossibilidade de uma outra realizar alguma coisa, ela vai ter que assumir a incumbência, mesmo não sendo a mais indicada.

Fonte: Dicionário de Porto-Alegrês, de Luís Augusto Fischer. 
Ed. LP&P, 2022 (ed. ampliada e revisada)


IDEIAS | Cabeças Pensantes

Um povo ignorante é o instrumento cego da sua própria destruição. (Simon Bolívar) *** Quem acredita em crescimento infinito num planeta fisicamente finito ou é louco, ou é economista. (David Attenborough) *** O fanatismo é a única forma de força de vontade acessível aos fracos. (Friedrich Nietzsche) *** É mais fácil enganar pessoas do que convencê-las de que foram enganadas. (Mark Twain) *** Os seres humanos nunca praticam o mal de maneira tão completa e feliz como quando o fazem por convicção religiosa. (Blaise Pascal) 


Mais | 

Secos & Molhados | Sexismo e insensibilidade | Perseguição aos cultos afros (2) | O dia em que faltou vodca na Rússia


04 agosto 2022

SECOS & Molhados/ Sexismo e insensibilidade/ Perseguição aos cultos afros (2)/ O dia em que faltou vodca na Rússia

 



PENSAMENTOS | Secos 
& Molhados | Vivêssemos na Idade Média, um direitista poderia contra-argumentar em defesa do feudalismo: e por acaso poderia haver um regime melhor do que este? *** EUA cutucando a China. Querem provocar uma guerra, é isso? Com que argumento? Ah, já sei. "Em nome da democracia." *** Pelo visto, quem tá de olho na herança dos outros não é o tal de comunismo... *** Os falsos profetas falam tanto na "Ira de Deus"... Pois vão conhecê-la. *** Trocar ideias com uma pessoa é uma coisa muito complicada, principalmente com uma que é fanática pelo Mito. E se nessa troca, ela ficar com minhas ideias e eu com as dela?! *** Alguém já disse e repito: no Brasil, o passado não passa. *** "Pátria Amada Brasil." Imagine se não fosse. *** O homem anseia pela paz. Pois trate de merecê-la. Parar de escravizar os animais, por exemplo, e já terá algum merecimento. *** Piadinha que rola no FB: "Professor, a prova pode ser em dupla?" E o professor responde: "Sim, você e Deus". No meu tempo de profe, eu respondia: "Sim, eu duplas de um." Tinha seus momentos divertidos.



ESTUPRO | Sexismo e insensibilidade - Números divulgados pelo Ipea atestam que no Brasil 24% dos homens são de opinião que "merecem ser atacadas as mulheres que mostram o corpo". Segundo pesquisa do Datafolha, 42% dos homens consideram que "mulheres que se dão o respeito não são atacadas". Assim comentou Dráuzio Varella, em artigo recente, sobre esses dados: 

"Não se trata de simples insensibilidade diante do sofrimento alheio, mas um deboche descarado desses boçais para ridicularizar as tragédias vividas por milhares de crianças, adolescentes e mulheres adultas violentadas todos os dias, pelos quatro cantos."

 

INTOLERÂNCIA RELIGIOSA | Perseguição sem fimaos cultos afro-brasileiros (2) | As bases do candomblé no Brasil foram estabelecidas pelos iorubás entre outros escravizados. No início do séc. 20, elementos do candomblé se mesclaram com o catolicismo, crenças indígenas e espiritismo e daí surgiu a umbanda, que, diga-se de passagem, tem forte aceitação no RS. Embora sob a proteção da Constituição de 1946, as perseguições religiosas existem até hoje em vária partes do país, com agravamento nos últimos tempos. No ano passado, 581 denúncias foram registradas no país, um aumento de 140% em relação a 2020, em primeiro lugar contra a umbanda e em segundo, contra o candomblé, em função de intolerância religiosa principalmente por parte de pessoas ligadas ao movimento evangélico. Segundo o linguista e babalorixá Sidnei Barreto, autor do livro Intolerância Religiosa, as agressões são causadas não só por motivações de caráter religioso, mas simplesmente por racismo, algo que também depõe contra o festejado mito da "democracia racial" brasileira. Cont.

Fonte: A nova batalha de Xangô, reportagem de Márcia Maria Cruz, publicada em Piauí de jun/22


CURIOSIDADES | A  Fanta foi um refrigerante criado na Alemanha Nazista em 1940 pela sucursal local da Coca-Cola no país em virtude da impossibilidade de importar o xarope para a produção de Coca-Cola. *** Em 1945, nas 22 horas entre a rendição dos nazistas e o discurso da vitória por parte de Stalin, o povo russo em festa consumiu todo o estoque de vodca existente no país. *** O professor Erno Rubik, húngaro, levou um mês para resolver sua invenção: o cubo mágico. *** O Viagra foi inventado por acaso em 1996. A Pfizer testava uma nova droga contra a angina, que não funcionou. Mas os testados sofreram um certo efeito colateral nada desprezível...

Fonte: Revista Mundo Estranho, de out/2017


Mais |

Grande Sertão Veredas | Por uma nova mentalidade | Em nome dos likes | Dicionário de porto-alegrês | Mafalda e o cercadinho

https://cesardorneles4.blogspot.com/2022/07/andancas-literarias-grande-sertao.html