13 novembro 2020

Torcedores de futebol já não são tão fiéis como antes...

 


Se dependesse de meu pai, eu seria gremista até hoje e meu irmão, colorado... Mas quando atingi a adolescência, eu mesmo, como bom leonino, escolhi meu clube para torcer, o Sport Club Internacional. Atualmente, porém, minhas preferências clubísticas recaem igualmente sobre o Liverpool Football Club e na Itália, alimento simpatias pelo Nápoles, ou seja, a Società Sportiva Calcio Napoli. Acompanho mais de perto as partidas do clube da cidade do Beatles principalmente pelo fato de que sou um admirador do futebol inglês e seu campeonato nacional que é considerado o melhor do mundo.

Surpreendente? Nem tanto. Sigo a tendência moderna em que a fidelidade a um único clube está virando coisa do passado, segundo artigo de tempos a atrás do excelente jornalista Nirlando Beirão, que infelizmente veio a falecer tempos depois. Sua matéria Réquiem para o torcedor fiel foi publicada em CartaCapital em sua edição de 16/jan/2019.

Segundo ele o fenômeno se deve à globalização do esporte graças a uma massiva exposição na TV de competições futebolísticas internacionais, principalmente as europeias, de qualidade visivelmente superior àquelas que ocorrem no Brasil. Nirlando menciona o pensamento de Alan Tapp, professor de marketing da British Business School: o amor ao time talvez não se modificou, mas a intensidade sim. Um exemplo para ilustrar o fato: a comunidade de torcedores brasileiros do Chelsea, clube londrino, no Facebook, seguida por quase 50 mil pessoas: https://www.facebook.com/ChelseaBrasil/

Nenhum comentário:

Postar um comentário