Antoine Jean-Baptiste Marie Roger Foscolombe de Saint-Exupéry (1900-1944), escritor, ilustrador e piloto, autor do consagrado O Pequeno Príncipe, começou sua carreira como piloto de linha em 1926, no serviço postal, fazendo voos entre Toulouse, Casablanca (Marrocos) e Dacar (Senegal). Por ocasião da Segunda Guerra, serviu como piloto para as Forças Francesas Livres e também lutou junto aos Aliados. Seu avião foi abatido pelas forças alemãs em voo na região de Marselha.
Como escritor e jornalista, além de ter escrito vários artigos para revistas e jornais, sobre assuntos como a Guerra Civil Espanhola e a ocupação do sul da França pelos alemães, foi autor de oito livros, dentre eles aquele que o notabilizou: Le Petit Prince/ O Pequeno Príncipe (1943), com direito a uma versão até mesmo em esperanto, inspirado num incidente vivido pelo autor no Saara.
Nilo Ruschel (1911-1975), um dos radialistas pioneiros em Porto Alegre - dentre outras ocupações, também escritor, em seu livro Rua da Praia conta que Saint-Exupéry, nos anos 20, ao juntar-se ao serviço postal francês que deu origem mais tarde à Air France, acabou trabalhando numa linha que incluía Salvador, Rio, Florianópolis (onde os pilotos tinham uma casa), Porto Alegre, Pelotas, Montevidéu, Buenos Aires e Santiago do Chile. O aviões na época precisavam de de muitas escalas para se reabastecerem. Na época uma viagem aérea de Montevidéu a Pelotas durava 3h40min. Saint-Exupéry, quando encontrava-se em Porto Alegre, costumava provar o churrasco gaúcho numa chácara situada na zona sul da cidade, banhar-se no Guaíba e saborear um cafezinho na famosa Confeitaria Colombo da época, situada na Rua da Praia, juntamente com seus intrépidos colegas aviadores, entre 1926 e 1927 (Ruschel) ou entre 1929 e 1931, segundo pesquisas mais recentes.
Referências:
ANTOINE DE SAINT-EXUPÉRY. In: Wikipédia: a enciclopédia livre. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Antoine_de_Saint-Exup%C3%A9ry. Acesso em: 09 nov. 2020.
A passagem de Saint-Exupéry pelo Rio Grande do Sul há mais de 80 anos. Disponível em: https://gauchazh.clicrbs.com.br/geral/noticia/2014/03/a-passagem-de-saint-exupery-pelo-rio-grande-do-sul-ha-mais-de-80-anos-4446415.html. Acesso em: 09 nov. 2020.
RUSCHEL, Nilo. Rua da Praia. Porto Alegre: Secretaria Municipal da Cultura: Editora da Cidade, 2009.
Não sabia disso! Quanta coisa deixamos de saber. Obrigada!
ResponderExcluirQue incrível! Esteve na minha cidade antes de eu nascer e que só em minha adolescência ( muitos anos depois de suas visitas a Porto Alegre)iria ler!
ResponderExcluir