25 novembro 2020

AMAZÔNIA | Frei Gaspar de Carvajal (séc. 16) teve seguidores: tomada e exploração

 



Gaspar de Carvajal (1504-1584), padre dominicano espanhol, encontrava-se em 1541 na primeira travessia pelo rio Amazonas feita por europeus, comandada por Francisco de Orellana, 57 soldados e ele, da nascente peruana até o Atlântico. Em seus relatos de viagem, Carvajal fala dos perigos e agruras que viveram durante os oito meses da viagem, como a fome e os ataques de índios. Muitas vezes enganaram o estômago comendo "couros, cintas e solas de sapato cozidos com algumas ervas, de maneira que era tal a nossa fraqueza que não podíamos ter em pé." Tudo isso em meio a uma variedade bastante grande de peixes, invisíveis à vista destreinada...

Deve-se ao frei o batismo do grande rio como Amazonas, para o qual inspirou-se no mito de mulheres guerreiras da mitologia grega. Ocorre que num dado momento da viagem, os europeus foram atacados por índios liderados por supostas mulheres de extrema valentia e coragem. "São muito membrudas e andavam nuas em pelo, tapadas as suas vergonhas, com seus arcos e flechas nas mãos", narra Carvajal em seu diário. A ideia de índias guerreiras já era conhecida do espanhóis. Eram de fato índias ou a imaginação as criou, em meio àquele mundo tão diferente da realidade europeia?

Registra Carvajal, para finalizar-se: "É terra temperada, onde se colherá muito trigo e se darão todas as árvores frutíferas. Além disso, está aparelhada para criar todo o gado, porque há nelas muitas árvores como em nossa Espanha, tais como o orégão e cardos pintados e rajados, e outras muitas ervas."

Registrava-se assim uma ideia dos brancos, para o futuro, sobre a exploração da floresta com fins econômicos...


Referências: 

GASPAR DE CARVALHAL. In: Wikipédia: a enciclopédia livre. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Gaspar_de_Carvajal. Acesso em: 25 nov. 2020.

SALLES, João Moreira Salles. Arrabalde: parte I - A floresta difícil. Piauí, Rio de Janeiro/São Paulo, nov. 2020, p. 44.


Imagem:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Acervo_Museu_do_Senado_(20349015646).jpg Acesso em: 25 nov 2020

Um comentário: