"Com o avanço da inteligência artificial, Yuval Noah Harari, autor de Sapiens, prevê que muitos profissionais não ficarão apenas desempregados, como também não serão mais empregáveis", diz o lide de matéria reproduzida na revista digital Época Negócios originalmente publicada como artigo do escritor em The Guardian tendo como título O significado a vida em um mundo sem trabalho.
Para Harari, o sistema deverá se valer de um sistema de renda básica universal com a finalidade de alimentar essas pessoas e manter os indivíduos entretidos com algum jogos de realidade virtual em 3D. Ficção pura? Há 50 anos atrás, a internet poderia ser considerada como tal. Para o autor, trata-se de "uma realidade muito antiga". Dá como exemplo o papel desempenhado ao longo dos tempos pelas religiões e pelo consumismo, que sob a ótica dele funcionam como jogos: “Se você reza todo dia, ganha pontos. Se você se esquece de rezar, perde pontos. Se no fim da vida você ganhou pontos o suficiente, depois que morrer irá ao próximo nível do jogo (também conhecido como céu)”. Você também ganha pontos com suas compras disso e daquilo e ganha o jogo se fizer mais pontos do que as outras pessoas.
Referência:
"Uma nova classe de pessoas deve surgir até 2050: a dos inúteis." Disponível em: https://epocanegocios.globo.com/Vida/noticia/2018/01/uma-nova-classe-de-pessoas-deve-surgir-ate-2050-dos-inuteis.html?fbclid=IwAR0GdchItKKDZN5aFxIL4UR0DUwuuaTrq05Veg-s_tOvfdeIlGED8owgnlQ. Acesso em: 30 nov. 2020
Nenhum comentário:
Postar um comentário