31 agosto 2024

Influenciadores digitais x jornalismo | Orçamento secreto: uma excrescência! | Do dicionário de gauchês | Umas & Outras

 




Nós, seres humanos, somos muito arrogantes. Somos tão arrogantes que consideramos proprietários do planeta quando não o somos. Somos apenas usuários compartilhantes. 

> Mário Sergio Cortella

Influenciadores digitais
x jornalismo |

O fenômeno da existência de influenciadores nas redes sociais cresce cada vez mais, o que faz crescer um grande desafio para o jornalismo.

 "Aquilo que há pouco mais de cinco anos era um passatempo de jovens buscando visibilidade na internet, tornou-se agora um negócio multibilionário e uma atividade que começa a mudar os fluxos de notícias nas redes sociais, o que inevitavelmente acabará afetando a forma como lidamos com a informação",

segundo Carlos Castilho em seu artigo O jornalismo diante do fenômeno dos influenciadores digitais, publicado no saite Observatório da Imprensa em 18/jul último. O Brasil detém o maior número de influenciadores apresentando-se como tal (5,4 milhões), superando até mesmo os EUA. No YouTube, por exemplo, o mineiro conhecido como Enaldinho, 26 anos, é seguido por 36 milhões de pessoas, com um faturamento de 1,5 milhão de reais mensalmente. O próprio SBT já contratou 43 influenciadores para fazer propaganda de sua programação. Isso tem sérias consequências para o jornalismo tradicional, que vê a publicidade migrando para a internet e perdendo pouco a pouco seu protagonismo no campo da comunicação em massa.




Umas & Outras | 

Instituto Galo, do Atlético Mineiro
vai construir e doar 70 casas para famílias de desalojados pelas enchentes no RS.

Até o início da semana passada, pelo menos, havia ainda 400 cães e gatos alojados em abrigos no RS em função da crise climática que se abateu sobre o estado. No auge das enchentes, eram 6 mil deles abrigados em 80 locais diferentes.

No ano passado, foram registrados 1.467 feminicídios no País.

X não é necessário. A não ser no alfabeto.

Ué, e o tal de comunismo
se Lula ganhasse?... Daqui a dois anos,
de novo essa papagaiada?

"A fila dos ovos [em Buenos Aires] é um sintoma da inflação descontrolada. Um dos efeitos colaterais é dispersão de preços, ou seja, um produto pode custar 140 mil pesos (US$ 10 ou R$ 55) em algum lugar, metade disso em outro ou o dobro em um terceiro." (Zero Hora)






Orçamento Secreto:
uma excrescência! |

Como se não bastasse o marco temporal para a demarcação de terras indígenas, a tentativa de criminalizar os usuários de drogas, as investidas contra os movimentos sociais, a anistia a partidos políticos - como lembrou Aldo Fornazieri em sua coluna em CartaCapital recentemente, ainda temos o absurdo do orçamento secreto, cujas emendas "sonegam informação sobre sua finalidade, seu destino, sua rastreabilidade, sua fiscalização de contas em sua execução" o quê, diga-se de passagem é inconstitucional! Arre!




Do dicionário de gauchês (1) |

Boca aberta = Uma pessoa sonsa, lerda.
Chinelagem = Algo ruim, fraco, bagunçado.
Guapo = Aquele que é considerado bonito, forte.
Pandorga = O que em outros lugares é conhecido como pipa, papagaio.
Vareio = Uma vitória com grande vantagem. "O Grêmio levou um vareio do Inter. Perdeu por 5x1".

Fonte | www.dicionariopopular.com


Ponto Final |

Quanto menos alguém entende,
mais quer discordar. > Galileu Galilei




Nenhum comentário:

Postar um comentário