Quanto menos alguém entende, mais quer discordar. > Galileu Galilei
Não existe jogar fora |
Dados estimam que anualmente são descartados 25 milhões de toneladas de lixo nos oceanos. Recentemente, resíduos de embalagens de plástico procedentes de Kuala Lampur, Malásia, Togo, na África e Singapura, no sudeste da Ásia, foram encontrados nas areias da Praia Grande, em Torres, litoral norte do Rio Grande do Sul. Alexis Sanson, responsável pelo projeto Praia Limpa Torres, já colecionou 50 itens do tipo, que utiliza como amostragem em práticas educativas em escolas e eventos.
Fonte | Juliana Bublitz, em sua coluna 360 Graus, no jornal Zero Hora, de Porto Alegre, edição de 23/jul/24.
Porto Alegre,
24 de agosto de 1954 |
Reli não faz muito tempo o romance Atado de Ervas, escrito pela escritora gaúcha Anna Mariano. Há um passagem em que a personagem Leonor, que se encontrava em Porto Alegre com os filhos, que estudavam em escolas particulares da cidade, envia uma carta ao marido, estancieiro* do interior do Estado, sobre os últimos acontecimentos que abalaram o país com o suicídio de Getúlio Vargas em 24 de agosto de 1954. Conta na carta que ficou sabendo da morte do presidente do Brasil quando ouviu uma edição extraordinária do Repórter Esso, da Rádio Nacional:
"E atenção: acaba de suicidar-se em seus aposentos, no Palácio do Catete, o Presidente Getúlio Vargas. Levei um tal choque que dei um grito. (...) Aqui, em Porto Alegre, houve um quebra-quebra horrível. O povo desceu pela Rua da Praia rebentando vitrines, demolindo tudo que fizesse lembrar dos americanos."
* Fazendeiro
Porto Alegre,
24 de agosto de 1984 |
24 de agosto de 1984 entrou para história da capital gaúcha. Foi o dia em que nevou nas partes mais altas da cidade! No Centro Histórico, à tarde, o termômetro registrava 5°C. Nas regiões de maior altitude, ruas eram cobertas de uma neve de até 20 cm. Num do morros da cidade, as crianças brincavam com bolas de neve. Deve ter sido uma festa...
Fonte | |Uma tarde de neve em Porto Alegre, texto do jornalista Leandro Staudt em sua coluna no jornal Zero Hora de 23/ago/24.
Uma mulher
na presidência dos EUA |
O fato provável de uma mulher, Kamala Harris, se tornar a presidenta do país mais poderoso do mundo, representaria um passo decisivo rumo a um novo paradigma de cooperação entre os sexos. A possibilidade real de uma mulher, Kamala Harris, venha a ser a presidenta da potência imperial, os Estados Unidos da América, representaria um novum na história daquele país e um passo a frente no relacionamento entre os gêneros.
> Leonardo Boff, em seu artigo Uma mulher presidenta dos Estados Unidos?, publicado no saite https://aterraeredonda.com.br em 13/08/24.
Holandeses: falhas no sistema
de prevenção contra enchentes |
"O relatório produzido por especialistas holandeses que estiveram em Porto Alegre em junho para verificar causas da enchente e sugerir melhorias no sistema de proteção da Capital, apontou que foram detectados erros técnicos de desenho e execução nos diques da Capital, falhas nas estações de bombeamento e nas comportas e fragilidade no complexo de defesa da metrópole", noticiou o jornalista Rodrigo Lopes em sua coluna de jornal recentemente (vide fonte).
Na verdade, os diques foram construídos em 1970 com base na grande enchente de 1941. Seus 4m50cm não foram suficientes para deter a força da água em 2024. Deveriam ter seis metros. O relatório apresentado pelos holandeses* apontou para localizações equivocadas das estações de bombeamento, como se não bastasse de que das 26, 23 falharam por falta de manutenção, um erro gritante do governo local. Alertou ainda para a necessidade de criação de um sistema de alerta a serviço da população numa situação de emergência.
* O grupo de especialistas trabalham no Programa de Riscos de Desastres, vinculado à Agência Empresarial Holandesa, cujo trabalho é coordenado pela Rede Diplomática e Econômica no Brasil.
Fonte | Falhas em diques, casas de bombas e comportas da capital, matéria de Rodrigo Lopes publicada em sua coluna Informe Especial, no jornal Zero Hora de 20/ago/24.
Mais |
As 8 cidades mais ricas do RS (12:53)
Ótima leitura, atual e muito interessante! Parabéns!
ResponderExcluirObrigado!
ExcluirPorque me lembro do "dia da neve"?Minha irmã voltou da faculdade contando que pela janela da sala de aula os alunos viram que nevava e foram todos admirar o fenômeno.E eu sob as cobertas,tirava uma das melhores "siestas" da minha vida!Perdi a nevasca....
ResponderExcluirLembranças de um dia diferente...
ExcluirSim. Lembro desse dia da neve foi lindo de se ver.
ResponderExcluirInédito em nossa cidade.
Parabéns para o Cem Ideias sempre com temas muito interessantes.