09 julho 2023

RELIGIOSOS x ateus | ENTREGUES à própria sorte | O MITO do "povo cordial" | EXPRESSÕES idiomáticas

 




A simplicidade é o último grau 
de sofisticação.

Leonardo da Vinci
_________________



história | Entregues à própria sorte

Nos EUA, alguns estados do Sul escravista decidiram que os libertos teriam direito a um pedaço de terra cultivável e um animal de tração para recomeçar a vida fora das plantations. (...) Aqui os negros recém-libertos foram entregues à própria sorte. O senhor de escravo que explorava 300 homens sem lhes pagar nada, ao se ver na obrigação de lhes pagar um salário, decidia tranquilamente manter 50 ou 60 dos mais jovens e mais fortes em regime dobrado de trabalho e mandar os outros para o olho da rua. 

> Maria Rita Kehl, psicanalista e escritora, em seu artigo Racismo: ontem, hoje e sempre, publicado em CartaCapital de 05/jul/23

sociologia | O mito do "povo cordial"

Sérgio Buarque apontou nosso caráter cordial, que, nunca é excessivo lembrar, não é de ser cordato e gentil, mas passional, pensando sempre com o coração. Assim, o mesmo tempo que sorri sem parar (nós) é o que mata mais no trânsito, em comparação a outros países onde os dentes não são mostrados com frequência, mas os carros atropelam menos.

> Leandro Karnal, historiador, em seu artigo Criticar no Brasil, publicado em Zero Hora de 1º-02/jul/23


diversas | Secos & Molhados

Quem fala mal do Mito é porque "se esquece" de que ele zerou o imposto do jet ski. Rir. Enquanto que o inominável por cem anos fez isso, Lula, de sua parte, zerou o da cesta básica. Prioridades de cada um... 

>>> Relatório da ONU de 2022 aponta que o Brasil é o segundo país do mundo a ter o maior número de jovens que nem estudam nem trabalham (somente superado pela África do Sul). São 11,5 milhões nesta situação. Temos 47 milhões no Ensino Fundamental e apenas 8,6 milhões no Ensino Médio. 

>>> Segundo a International Solid Waste Association (ISWA), apenas 4% do lixo é reciclado no Brasil, bem menos do que os 16% de países como Chile e Argentina. Em Porto Alegre, não faz muito tempo, eram 6%.


ideias | Religiosos x ateus

Para quem aclama a religião como fonte de moral e acusa ateus de serem imorais, vale dizer que nós ateus construímos a ética com autonomia, inteligência e opção, sem a tutela chantagista da autoridade religiosa. (...) Por fim, ateus não andam de porta em porta ou avançando contra culturas diferentes para vender ou impor seu credo - apenas confiamos na essência do amor e no poder da inteligência emancipada, em sociedades livres.

> Francisco Marshall, historiador, arqueólogo e professor da UFRGS, em seu artigo Ateus Livres, publicado em Zero Hora de 1º-2/jul/23.



língua | Expressões idiomáticas

Dar de mão beijada Era costume beijar-se a mão de papas e soberanos em sinal de alta consideração, bem como um vassalo diante de seu senhor feudal. "Nessas cerimônias, os fiéis mais ricos buscavam a graça e o reconhecimento de sua distinção, oferendo terra e outras propriedades ao homenageado. Daí a expressão...

Outros quinhentos - Em meados do séc. 13, um fidalgo sentindo-se injuriado recorria à justiça e exigia do caluniador o pagamento de 500 soldos (antiga moeda portuguesa). Em caso de nova calúnia, aí seriam outros quinhentos.


Mais |


Postagem 785

 

2 comentários: