12 julho 2023

NAS MASMORRAS de Goiás | COMO foi possível Bolsonaro? | O apaixonado | Cadeia pro general

 



Os EUA abusam do privilégio do dólar e o transformaram numa arma.

Dilma Roussef

____________

Postagem 786



justiça | Nas masmorras de Goiás

Reportagem recente de CartaCapital dá conta do problema de "tortura endêmica" nos presídios do estado de Goiás, a ponto de membro da Associação das Famílias e Amigos de Pessoas Privadas de Liberdade de Goiás ter classificado a situação como "um inferno na terra". O Estado tem a obrigação de zelar pelas condições mínimas de vida aos apenados. Aliás um dos sérios problemas deste país tem ver com o sistema carcerário, onde se tem no séc. 21, em muitos casos, verdadeiras masmorras em vez de penitenciárias. 

De acordo com relato recente "um preso ficou cinco dias de castigo, sem direito a banho de sol e a comida jogada no chão". A comida deixa a desejar e há denúncias de que muitas vezes os internos se "alimentam" de casca de banana para tentar driblar a fome. Presos chegam a emagrecer até 20 quilos. Aumentam os índices de suicídio. Em maio, "uma comissão do Conselho Nacional de Justiça visitou 19 cadeias do estado para checar, entre outras, as denúncias de 'violações supostamente patrocinadas por agentes estatais'". O próprio diretor-geral de Administração Penitenciária de Goiás está sendo investigado pelo Ministério Público por acusações de tortura e violência nos presídios de três cidades goianas. Cerca de um ano atrás, o jornal espanhol El País fez uma reportagem sobre o assunto.

fonte Nas masmorras de Goiás, reportagem de René Ruschel publicada em CartaCapital de 28/jun/23.


política | Como foi possível Bolsonaro?

[Em relação a Bolsonaro] como foi possível a sua eleição? Quatro fatores sobressaem: 1) Uma elite egoísta disposta a qualquer coisa para se livrar da esquerda de maneira a poder sonhar com a exploração vil da Amazônia e com o desmantelamento de legislações ambientais e de proteção social. 2) Uma classe média sempre pronta a ver comunistas por todos os lados. 3) Uma mídia oportunista e reacionária. 4) Uma população desinformada e manipulada por mercadores da fé. Na era da informação, o Brasil sucumbiu diante da desinformação e da mentira.

> Juremir Machado da Silva, em seu artigo Traste ilegível publicado em 03/jul/23 no saite Matinal Jornalismo.




literárias | Ingvild

Olhei de relance para Ingvild, que tinha os olhos fixos em mim. Eu não podia demonstrar aos outros que estava ridiculamente apaixonado, que na verdade tudo que eu queria era ficar olhando para ela, e também não podia demonstrar a Ingvild, então procurei dar a ela a menor atenção possível.

> Karl Ove Knausgard, em seu romance A Descoberta da Escrita, 2º volume da série Minha Luta. Norueguês, o autor é considerado o mais importante romancista de sua geração. A série tem caráter autobiográfico. Já li três volumes, que não foram publicados numa ordem.


diversas | Secos & Molhados

No Chile, o general Santiago Sinclair, de 92 anos, integrante  da juntar militar que governou o país durante o malfadado regime de Pinochet, foi condenado a 18 anos de prisão pelo seu envolvimento no assassinato de 12 camponeses. Outros três militares comparsas dele também verão o sol nascer quadrado. Enquanto isso, no Brasil... 

>>> Em 2021, segundo o Vaticano, o catolicismo contava com 407 mil padres em atividade no mundo. De acordo com a CNBB, 22.094 no Brasil, 1.407, no Rio Grande do Sul e 302 em Porto Alegre. 236 é o número atual de seminaristas no Estado.


Mais |

RELIGIOSOS x ateus | ENTREGUES à própria sorte | O MITO do "povo cordial" | EXPRESSÕES idiomáticas




3 comentários:

  1. Anônimo07:31

    Muito bom. Goiás terra sem lei

    ResponderExcluir
  2. Parabéns por todos os temas abordados e sim temos em nosso laís coisas inacreditáveis de serem vividas. Horrores pelos quais estamos passando de maneira diferenciada mas com tal brutalidade e falta de humanidade

    ResponderExcluir