20 julho 2023

MAIAKÓVSKI em Nova Iorque | O DEPUTADO só de cueca | DINOSSAUROS gaúchos | CAFÉ & Ideias

 



É preciso estudar muito
para saber um pouco.

Barão de Montesquieu
____________________


Postagem 789





opinião | Café & Ideias

Acredito que no futuro as crianças nas escolas, desde tenra idade, aprenderão valores éticos de solidariedade e compaixão, entre outros. Com professores altamente qualificados para tal incumbência. Algo pra valer. No Butão, isso já existe, pelo que li. ***** Pra mim, música acima de tudo tem que ter uma bela melodia. Bons tempos quando tinham e por isso mesmo se perpetuavam na memória do povo. ***** De acordo com Pepe Escobar, analista político independente, haverá um longo caminho a percorrer para que o processo de desdolarização das trocas comerciais entre países se efetive por inteiro. O Império, decadente, não vai deixar barato. Aliás, por falar nisso, é melhor que Lula não cutuque a onça com vária curta, como já alertou o jornalista. ***** Inspirado em Luis Fernando Verissimo, vou aportuguesando tudo que é estrangeirismo (leia-se "anglicismo") que acaba sendo incorporado à língua de Machado. Assim escrevo saite, laive, blogue e por aí vai, numa boa. Afinal, houve um dia em que um grupo de pessoas resolveu escrever futebol e não foot-ball, estoque e não stock, né mesmo? ***** Sim, a democracia é relativa. Ela faz parte de um processo histórico de avanços e recuos. Afinal, que democracia é essa, em termos mundiais, em que o dinheiro fala mais alto? ***** A gozação do ano: "Governo acata pedido de Eduardo Bolsonaro contra doutrinação em colégios e encerra programa de escolas cívico-militares." (Ratanabá News)



literárias | Maiakóvski em Nova York

Vladimir Maiakóvski (1893-1930), considerado "o poeta da Revolução", além de dedicar-se à poesia, foi dramaturgo e teórico russo. Em sua matéria a respeito de três poesias de Maiakóvski, reproduzidas na edição de julho da revista Piauí, Astier Basílio, poeta, tradutor e dramaturgo, comenta em uma delas, Cidadão de Bem, que "o poeta cria nela uma espécie de anticartão-postal de Nova York", cidade que conheceu em 1923, por ocasião de uma viagem que durou três meses pelos Estados Unidos. 

No poema, "ele convida o leitor a conhecer a metrópole, revelando os contrastes violentos do capitalismo: crianças se alimentando do lixo, enquanto mulheres passam cobertas de joias; os sonhos do elevador (...), abafando a tosse de um alfaiate com tuberculose; o abuso sexual cometido por patrões".

Ontem, 19 de julho, comemorou-se os 130 anos de o nascimento deste que é considerado um dos maiores poetas do séc. 20.

imagem Unidentified photographer, Public domain, através da wiki Wikimedia Commons


paleontologia | Dinossauros gaúchos

De acordo com o paleontólogo Rodrigo Tempo Müller, diretor do Cappa - Centro de Apoio à Pesquisa Paleontológica da Quarta Colônia*, tem-se no Rio Grande do Sul "fósseis dos dinossauros mais antigos do mundo. Somente na Argentina e no continente africano há animais com a mesma idade, só que os daqui são os mais bem preservados". Segundo ele, "se não salvarmos esses materiais agora, eles serão perdidos para sempre".

fonte Reduto da vida pré-histórica, reportagem de Jhully Costa publicada em Zero Hora de 15-16/jul/23. 

* Quarta Colônia - Grupo de nove municípios situados na região central do RS. O Cappa está vinculado à UFSM - Universidade Federal de Santa Maria.




política | O deputado só de cueca

Edmundo Barreto Pinto (1900-1972), fluminense, foi deputado federal pelo antigo PTB, à época recém fundado. Em 1946 posou para uma foto para a revista O Cruzeiro, uma das campeãs de tiragem e prestígio durante muito tempo. O fato é que deixou-se fotografar vestido de smoking e cuecas (foto) para um ensaio que o apresentaria como um político "sem máscara". A foto foi publicada sem cortes na matéria, e como consequência disso tornou-se o primeiro deputado brasileiro a ser cassado por falta de decoro parlamentar. Alegaria em sua defesa que imaginou que seria reproduzida da cintura para cima, o que não ocorreu.


Um comentário:

  1. Parabéns para o escritor , vários assuntos bem interessantes. Que bom termos o Cem Ideias para refletir sobre o que estamos vivendo ou já vivemos.

    ResponderExcluir