31 julho 2023

BARBIE | Suicídios em nome da Salvação | A primeira eleição no Brasil | Porto-alegrês: frigider da "Frigidaire"



Quem precisa ser liderado por um pastor,
só pode ter a inteligência de uma ovelha.

Marília Gabriela
_______________



opinião Café & Ideias

Dias atrás, mais de 400 quenianos foram induzidos à morte por inanição, estimulados por um pastor evangélico que prometeu aos fiéis a salvação de suas almas através do ato, já que segundo ele o Apocalipse está próximo. A tragédia atingiu até mesmo crianças, que foram agredidas, estranguladas ou asfixiadas. A Idade Média vive. Em bolsões ao longo do planeta. ***** Afinal, quem foi o mandante responsável pela morte de Marielle Franco? As pessoas lúcidas e com vergonha na cara deste país querem saber. Mas enfim, não se pode esperar muito em meio a essa impunidade que pinta e borda desde sempre. ***** Leio por aí que em São Paulo Tarcísio Freitas destinou R$ 10,00 (isso que você leu: dez reais) para a Educação em Direitos Humanos e Cidadania. Rir. E temos que aturar políticos dessa categoria com grandes poderes decisórios nas mãos. Arre! ***** Sempre fui leitor de revistas. Desde o tempo em que minhas preferidas eram "Pato Donald" & Cia., "Superman" e "Tarzan". Por isso lamento que estejam em fase de extinção. Ler na internet? Que graça tem quando o computador ou seja lá o que for não tem aquele cheirinho gostoso de revista nova? ***** Dias dos Avós, uma ideia para o comércio faturar uma graninha a mais não vingou. Tentem Dia do Padrasto, Dia da Madrasta.


cinema | Barbie

Esquerdo-machos estão resistindo ao filme. Se fala da Barbie, não pode ser bom, não poderia ter a Barbie. Além disso, tem a marca de Hollywood. Machões de direita resistem fazendo beicinho por não aceitar que zombem dos seus cavalinhos (pocotó, pocotó, pocotó, aiê, Silver). O texto do filme é genial. Uma peça prontinha para análise nas disciplinas de "estudos culturais". Barbie vem ao mundo real e descobre que a realidade não cabe numa caixa.

> Juremir Machado da Silva, em seu artigo Barbie, maravilhosamente cínico, publicado no saite Matinal Jornalismo em 28/jul/23: https://www.matinaljornalismo.com.br/matinal/colunistas-matinal/juremir-machado/barbie-maravilhosamente-cinico/



história | As primeiras                              eleições no Brasil

Na primeira eleição que houve no Brasil, em 1824, o voto era indireto. "Votantes" escolhiam "eleitores", que elegiam vereadores, deputados e senadores. "Os votantes traziam de casa um pedaço de papel com o nome, a profissão e o endereço de qualquer pessoa de que gostassem - e uma pessoa podia votar em nome de outra, numa boa." 51 anos depois, foi implantado o título de eleitor. Em 1932, as mulheres passaram a ter direito ao voto, algo somente conquistado pelas francesas 12 anos depois e pelas portuguesas, 32 anos depois.

fonte Superinteressante de jun/18.



língua | Do dicionário de porto-alegrês

Esconder = "Brincar de esconder". Aquilo que em outras regiões além do Mambituba chamam de "esconde-esconde", uma de minhas brincadeiras preferidas quando era criança, assim como "polícia-e-ladrão". Quer dizer, já faz algum tempo.

Esganado = Comilão.

Frigider = Com "e" aberto. Geladeira. Tipo "gilete", oriunda de uma marca comercial. Em desuso. Minha mãe tinha uma frigider da marca "Frigidaire". Durou meio século. Hoje...

Funda = O que além do Mambituba chamam de "bodoque", "estilingue", em total desacordo com o porto-alegrês!

fonte Do Dicionário de Porto-Alegrês, de Luís Augusto Fischer (L&PM)


Mais |

MANOEL Padeiro: o Zumbi dos Pampas | Vergonha na cara | A questão da disciplina nas escolas cívico-militares





26 julho 2023

MANOEL Padeiro: o Zumbi dos Pampas | Vergonha na cara | A questão da disciplina nas escolas cívico-militares




Onde mora a liberdade,
ali está a minha pátria.

Benjamin Franklin
__________________




história | Manoel Padeiro: 
o Zumbi dos Pampas

Desde fevereiro, tramita na Assembleia Legislativa gaúcha um projeto de lei que visa a reconhecer Manoel Padeiro com o título de herói do Rio Grande do Sul, cognominado por muitos como o "Zumbi dos pampas". Pouco se sabe a respeito de sua vida, mas o fato é que na década de 1830 desempenhou um papel relevante ao liderar um levante de escravizados em Pelotas e até mesmo hoje sua memória é cultuada na comunidade quilombola da cidade. Ele e seus comandados 

"invadia fazendas e charqueadas da região  a fim de libertar os negros em condição de trabalho compulsório. E, aos moldes de Zumbi dos Palmares, fundou por entre riachos e matagais da Serra dos Tapes, nas cercanias de Pelotas, uma séria de quilombos dispostos a acolher aqueles que, tal qual ele próprio, rebelavam-se contra o sistema vigente à época".


Pelotas no séc. 19 construiu sua pujança econômica como centro de produção de charque destinado à alimentação de escravizados de todo o país, além de outros destinos. De acordo com Luís Carlos Mattozo, pesquisador e coordenador do Museu do Percurso Negro, na cidade, ela era chamada em outras regiões de "o inferno da escravidão". Muitos negros escravizados do norte do País, quando se rebelavam e eram capturados, recebiam como punição serem vendidos para os donos de charqueadas no extremo sul do País, onde enfrentavam um trabalho extremamente duro e um tratamento em que a violência era a tônica, tudo isso evidenciado na leitura de processos criminais da época.

O levante causou apreensão aos escravistas, até porque naqueles tempos a população negra na cidade era maior do que a branca. Em 16 de junho de 1835, porém, as forças de repressão desmantelou seu grupo de combatentes e não se sabe ao certo o destino reservado a Manoel Padeiro. Conjectura-se que tenha fugido para a Serra dos Tapes, na região meridional do Estado, ter se juntado ao grupo dos Lanceiros Negros (de participação inglória na Revolução Farroupilha) ou simplesmente ter morrido na ocasião.

fonte Zumbi do Sul, reportagem de Camila Bengo publicada em Zero Hora de 22-23/jun/23

Quem foi Manoel Padeiro, o "Zumbi dos Pampas", que pode ser reconhecido como o primeiro herói negro do Rio Grande do Sul (Texto e vídeo), artigo de Luiz Müller publicado em seu blogue https://luizmuller.com/.


 

ideias | Cabeças Pensantes

Vergonha na cara | "A Argentina, apesar das crises econômicas, tem muito a nos ensinar sobre vergonha na cara: Videla e Massera, generais da ditadura, cumprem prisão perpétua. E 3 policiais tiveram a mesma pena (dia 11/07) por crime de ódio racial, a morte de um adolescente negro de 17 anos!" 

> Milton Figueiredo Rosa, no Facebook


A questão da disciplina | "A questão da disciplina é, no mínimo, discutível. O tipo de disciplina numa instituição militar é diferente do que deveria existir numa escola, orientada para a formação de cidadãos. O cidadão é aquele que deve ser capaz de compreender e analisar as ordens, tomar um decisão se ele deve seguir ou não e ter a capacidade de discutir aquela questão."

> Silvio Gallo, professor de Filosofia da Educação da Unicamp, em depoimento à reportagem Meia volta, volver, publicada em CartaCapital de 26/jul/23, sobre a decisão do Ministério da Educação de acabar com o Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares, Vale lembrar que o mesmo não tem respaldo na Constituição nem na Lei de Diretrizes.



24 julho 2023

ÍNDIA, Pelé e Maradona | E DOM MANUEL se volta para o Brasil | O JOGO do dinheiro | ETIMOLÓGICAS



Os ricos não geram riqueza. Os ricos ficam com a riqueza... Por isso são ricos.
Se gerassem riquezas, seriam chamados
de trabalhadores.

Karl Marx
__________

Postagem 790





futebol | Índia, Pelé e Maradona

Em Kelala, um estado na região meridional da Índia, por ocasião da Copa do Catar, dezenas de torcedores de futebol se enfrentaram nas ruas a socos e pontapés. Motivo? A grande rivalidade entre kelalitas que torcem pelo Brasil e outros, pela Argentina. Diga-se de passagem que a Índia, embora tenha sido a mais antiga associação futebolística fora da Europa, jamais conseguiu uma classificação para a disputa do certame. Quem torce pelo Brasil cultiva uma grande veneração por Pelé. Por outro lado, fãs da seleção argentina, veneram a memória de Maradona, sendo que atualmente as atenções se voltam igualmente para Messi, como não poderia deixar de ser.

Em época de Copa, "os rituais dos torcedores não são diferentes dos nossos: ruas são pintadas, casas decoradas, compromissos adiados, tambores fazem a marcação e multidões se juntam para ver partidas em telões instalados em espaços públicos", como observou matéria da revista Piauí de junho a respeito do assunto (vide nota). A paixão por uma seleção ou outra é levada a sério: tempos atrás, uma aluna recusou-se a responder uma questão em prova em que Messi era o foco. "Não vou responder a isso. Sou fã do Neymar e torço pelo Brasil. E não gosto do Messi" - justificou.

fonte Entre Pelé e Maradona, reportagem de Felipe Botelho Corrêa publicada em Piauí de jun/23.




economia | O jogo do dinheiro

"A produção, o Estado, a política, a vida social, tudo está a serviço do jogo do dinheiro. As elites, que vivem separadas do resto da humanidade, são politicamente irresponsáveis. Não devem prestar conta a ninguém. São os tiranos da sociedade contemporânea. Nunca terão má consciência porque, afinal, tudo é jogo. Um dia a gente perde, outro a gente ganha. Uma sociedade de jogo é a melhor base para uma economia neoliberal.

> Franz Hinkelammertem Armas ideológicas da morte. (Paulinas)




história | E Dom Manuel 
se volta para o Brasil

Dois anos mais tarde, com a pimenta ardendo nas imaginações, D. Manuel decidiria arrendar a terra descoberta por Cabral a um consórcio de cristãos novos (judeus convertidos ao cristianismo). Assim, pelos dez anos seguintes, o Brasil se tornou uma imensa fazenda extrativista de pau-brasil - quase propriedade particular de Fernando de Noronha, líder do consórcio, e de seus sócios. Só depois de se encontrar desesperadamente atolada nas dívidas resultantes da própria ambição de ampliar suas fronteiras, a Coroa voltaria os olhos para o Brasil.

> Eduardo Bueno (Peninha), em seu livro A Viagem do Descobrimento, como o Brasil entrou na História (L&PM) 


língua | Etimológicas

História - Do latim historia, no sentido de informação, conhecimento. Daí o verbo historiar = contar, narrar. O latim, por sua vez, pegou do grego histor = aquele que sabe. Heródoto, o pai da História, usou o termo pela primeira vez para contar suas viagens em que evidencia a oposição entre os costumes bárbaros e os civilizados, leia-se gregos. 

Robô - Do francês robot, que por sua vez veio do tcheco robota, que dizer trabalho forçado. A palavra foi usada pela primeira vez numa peça teatral de um autor tcheco que teve grande repercussão tanto na Europa quanto nos EUA. Numa fábrica de empregados mecânicos, estes se rebelam e acabam escravizando seus donos. 

Pílula - Veio do latim pilula, bolinha, diminutivo de pila = bola.

fonte A casa da mãe joana: curiosidades nas origens das palavras, frases e marcas, de Reinaldo Pimenta.
De onde veio as palavras II, de Deonísio da Silva.


Mais |

MAIAKÓVSKI em Nova Iorque | O DEPUTADO só de cueca | DINOSSAUROS gaúchos | CAFÉ & Ideias





20 julho 2023

MAIAKÓVSKI em Nova Iorque | O DEPUTADO só de cueca | DINOSSAUROS gaúchos | CAFÉ & Ideias

 



É preciso estudar muito
para saber um pouco.

Barão de Montesquieu
____________________


Postagem 789





opinião | Café & Ideias

Acredito que no futuro as crianças nas escolas, desde tenra idade, aprenderão valores éticos de solidariedade e compaixão, entre outros. Com professores altamente qualificados para tal incumbência. Algo pra valer. No Butão, isso já existe, pelo que li. ***** Pra mim, música acima de tudo tem que ter uma bela melodia. Bons tempos quando tinham e por isso mesmo se perpetuavam na memória do povo. ***** De acordo com Pepe Escobar, analista político independente, haverá um longo caminho a percorrer para que o processo de desdolarização das trocas comerciais entre países se efetive por inteiro. O Império, decadente, não vai deixar barato. Aliás, por falar nisso, é melhor que Lula não cutuque a onça com vária curta, como já alertou o jornalista. ***** Inspirado em Luis Fernando Verissimo, vou aportuguesando tudo que é estrangeirismo (leia-se "anglicismo") que acaba sendo incorporado à língua de Machado. Assim escrevo saite, laive, blogue e por aí vai, numa boa. Afinal, houve um dia em que um grupo de pessoas resolveu escrever futebol e não foot-ball, estoque e não stock, né mesmo? ***** Sim, a democracia é relativa. Ela faz parte de um processo histórico de avanços e recuos. Afinal, que democracia é essa, em termos mundiais, em que o dinheiro fala mais alto? ***** A gozação do ano: "Governo acata pedido de Eduardo Bolsonaro contra doutrinação em colégios e encerra programa de escolas cívico-militares." (Ratanabá News)



literárias | Maiakóvski em Nova York

Vladimir Maiakóvski (1893-1930), considerado "o poeta da Revolução", além de dedicar-se à poesia, foi dramaturgo e teórico russo. Em sua matéria a respeito de três poesias de Maiakóvski, reproduzidas na edição de julho da revista Piauí, Astier Basílio, poeta, tradutor e dramaturgo, comenta em uma delas, Cidadão de Bem, que "o poeta cria nela uma espécie de anticartão-postal de Nova York", cidade que conheceu em 1923, por ocasião de uma viagem que durou três meses pelos Estados Unidos. 

No poema, "ele convida o leitor a conhecer a metrópole, revelando os contrastes violentos do capitalismo: crianças se alimentando do lixo, enquanto mulheres passam cobertas de joias; os sonhos do elevador (...), abafando a tosse de um alfaiate com tuberculose; o abuso sexual cometido por patrões".

Ontem, 19 de julho, comemorou-se os 130 anos de o nascimento deste que é considerado um dos maiores poetas do séc. 20.

imagem Unidentified photographer, Public domain, através da wiki Wikimedia Commons


paleontologia | Dinossauros gaúchos

De acordo com o paleontólogo Rodrigo Tempo Müller, diretor do Cappa - Centro de Apoio à Pesquisa Paleontológica da Quarta Colônia*, tem-se no Rio Grande do Sul "fósseis dos dinossauros mais antigos do mundo. Somente na Argentina e no continente africano há animais com a mesma idade, só que os daqui são os mais bem preservados". Segundo ele, "se não salvarmos esses materiais agora, eles serão perdidos para sempre".

fonte Reduto da vida pré-histórica, reportagem de Jhully Costa publicada em Zero Hora de 15-16/jul/23. 

* Quarta Colônia - Grupo de nove municípios situados na região central do RS. O Cappa está vinculado à UFSM - Universidade Federal de Santa Maria.




política | O deputado só de cueca

Edmundo Barreto Pinto (1900-1972), fluminense, foi deputado federal pelo antigo PTB, à época recém fundado. Em 1946 posou para uma foto para a revista O Cruzeiro, uma das campeãs de tiragem e prestígio durante muito tempo. O fato é que deixou-se fotografar vestido de smoking e cuecas (foto) para um ensaio que o apresentaria como um político "sem máscara". A foto foi publicada sem cortes na matéria, e como consequência disso tornou-se o primeiro deputado brasileiro a ser cassado por falta de decoro parlamentar. Alegaria em sua defesa que imaginou que seria reproduzida da cintura para cima, o que não ocorreu.


17 julho 2023

SÃO PAULO: juventude periférica x trabalho | Competividade x colaboração | Impunidades: Caso Amarildo | Porto-alegrês


Se o professor não for prioridade,
é impossível que o aluno possa sê-lo.

Leonel de Moura Brizola
______________________


Postagem 788


emprego Juventude periférica
e mercado de trabalho

Matéria recente de CartaCapital aborda o dilema de jovens da periferia da cidade de São Paulo em seu árduo enfrentamento com o mercado de trabalho. Pesquisa* feita recentemente a pedido da ONG Juventudes Potentes com 600 jovens moradores de duas regiões sul e leste da capital paulista, entre15 e 29 anos de idade, aponta que "42% dos entrevistados começaram a trabalhar antes dos 16 anos, 44% pensaram em abandonar os estudos, e 21% o fizeram devido à dificuldade de conciliar estudo e emprego". Além do mais, a maior parte deles necessitam de mais de duas horas no deslocamento de ida e volta do trabalho, sendo que muitos não contam com o apoio das empresas para custearem os deslocamentos. 68% declararam à entrevista que já viveram algum momento em que não tinham dinheiro nem para as passagens. 

Muitos chegam a perder o emprego por morarem longe. 26% já mentiram sobre onde moravam. A 29% foi negado o pagamento integral do vale transporte. Lembra o advogado Ariel de Castro Alves, ex-secretário nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, que "o Poder Público e a sociedade civil priorizam as políticas para as crianças e adolescentes, mas dão pouca atenção aos jovens acima de 18 anos. (...) É um grave equívoco".

* Pesquisa feita pela Rede de Conhecimento Social.

fonte Corrida de obstáculos, reportagem de Mariana Serafini publicada em CartaCapital de 28/jun/23.


ideias | Cabeças Pensantes

Competividade | Nós estruturamos, nos últimos 400 anos, uma sociedade com uma ideologia extremamente competitiva. Não que a competividade não deva ter o seu lugar, mas ela não pode se sobrepor à colaboração como a principal maneira de sobrevivência da humanidade.

> Mario Sergio Cortella, no livro O melhor do Cortella: trilhas do fazer (Planeta).

Humanos | Se um macaco acumulasse mais bananas do que pudesse comer, enquanto a maioria dos outros macacos morresse de fome, os cientistas estudariam aquele macaco para descobrir o que estaria a passar com ele. Quando os humanos fazem isso, colocamo-los na capa da Forbes.

> Emir Sader, cientista político




justiça | Impunidades: 
Caso Amarildo

De acordo com o saite Brasil de Fato, "Dez anos se passaram desde o assassinato do ajudante de pedreiro Amarildo de Souza. Em 2016, 13 policiais militares foram condenados por tortura seguida de morte, ocultação de cadáver e fraude processual. Seis deles seguem atuando na corporação, segundo reportagem do portal G1". Quinta-feira 13 a ONG Rio de Paz promoveu ato de protesto em Copacabana para relembrar o crime.



língua | Do dicionário de porto-alegrês

Cuca = pão doce com uma cobertura de açúcar podendo incluir frutos como uva, laranja, coco etc. Do alemão kuchen, que significa bolo, torta, pastel.

Cuida só = Expressão que significa um pedido para prestar-se atenção em algo que vai ser dito ou visto. "Tu cuida só como ela vai passar e nem vai nos cumprimentar."

Cuiudo = Originalmente, colhudo = que tem colhões, ou seja, uma forma de elogio dirigida a um homem... Cuiudo veio é outra forma de dizer.

Entrouxado = Cheio de roupa por causa do frio.

fonte Dicionário de Porto-Alegrês, de Luís Augusto Fischer (L&PM)


 

12 julho 2023

NAS MASMORRAS de Goiás | COMO foi possível Bolsonaro? | O apaixonado | Cadeia pro general

 



Os EUA abusam do privilégio do dólar e o transformaram numa arma.

Dilma Roussef

____________

Postagem 786



justiça | Nas masmorras de Goiás

Reportagem recente de CartaCapital dá conta do problema de "tortura endêmica" nos presídios do estado de Goiás, a ponto de membro da Associação das Famílias e Amigos de Pessoas Privadas de Liberdade de Goiás ter classificado a situação como "um inferno na terra". O Estado tem a obrigação de zelar pelas condições mínimas de vida aos apenados. Aliás um dos sérios problemas deste país tem ver com o sistema carcerário, onde se tem no séc. 21, em muitos casos, verdadeiras masmorras em vez de penitenciárias. 

De acordo com relato recente "um preso ficou cinco dias de castigo, sem direito a banho de sol e a comida jogada no chão". A comida deixa a desejar e há denúncias de que muitas vezes os internos se "alimentam" de casca de banana para tentar driblar a fome. Presos chegam a emagrecer até 20 quilos. Aumentam os índices de suicídio. Em maio, "uma comissão do Conselho Nacional de Justiça visitou 19 cadeias do estado para checar, entre outras, as denúncias de 'violações supostamente patrocinadas por agentes estatais'". O próprio diretor-geral de Administração Penitenciária de Goiás está sendo investigado pelo Ministério Público por acusações de tortura e violência nos presídios de três cidades goianas. Cerca de um ano atrás, o jornal espanhol El País fez uma reportagem sobre o assunto.

fonte Nas masmorras de Goiás, reportagem de René Ruschel publicada em CartaCapital de 28/jun/23.


política | Como foi possível Bolsonaro?

[Em relação a Bolsonaro] como foi possível a sua eleição? Quatro fatores sobressaem: 1) Uma elite egoísta disposta a qualquer coisa para se livrar da esquerda de maneira a poder sonhar com a exploração vil da Amazônia e com o desmantelamento de legislações ambientais e de proteção social. 2) Uma classe média sempre pronta a ver comunistas por todos os lados. 3) Uma mídia oportunista e reacionária. 4) Uma população desinformada e manipulada por mercadores da fé. Na era da informação, o Brasil sucumbiu diante da desinformação e da mentira.

> Juremir Machado da Silva, em seu artigo Traste ilegível publicado em 03/jul/23 no saite Matinal Jornalismo.




literárias | Ingvild

Olhei de relance para Ingvild, que tinha os olhos fixos em mim. Eu não podia demonstrar aos outros que estava ridiculamente apaixonado, que na verdade tudo que eu queria era ficar olhando para ela, e também não podia demonstrar a Ingvild, então procurei dar a ela a menor atenção possível.

> Karl Ove Knausgard, em seu romance A Descoberta da Escrita, 2º volume da série Minha Luta. Norueguês, o autor é considerado o mais importante romancista de sua geração. A série tem caráter autobiográfico. Já li três volumes, que não foram publicados numa ordem.


diversas | Secos & Molhados

No Chile, o general Santiago Sinclair, de 92 anos, integrante  da juntar militar que governou o país durante o malfadado regime de Pinochet, foi condenado a 18 anos de prisão pelo seu envolvimento no assassinato de 12 camponeses. Outros três militares comparsas dele também verão o sol nascer quadrado. Enquanto isso, no Brasil... 

>>> Em 2021, segundo o Vaticano, o catolicismo contava com 407 mil padres em atividade no mundo. De acordo com a CNBB, 22.094 no Brasil, 1.407, no Rio Grande do Sul e 302 em Porto Alegre. 236 é o número atual de seminaristas no Estado.


Mais |

RELIGIOSOS x ateus | ENTREGUES à própria sorte | O MITO do "povo cordial" | EXPRESSÕES idiomáticas




09 julho 2023

RELIGIOSOS x ateus | ENTREGUES à própria sorte | O MITO do "povo cordial" | EXPRESSÕES idiomáticas

 




A simplicidade é o último grau 
de sofisticação.

Leonardo da Vinci
_________________



história | Entregues à própria sorte

Nos EUA, alguns estados do Sul escravista decidiram que os libertos teriam direito a um pedaço de terra cultivável e um animal de tração para recomeçar a vida fora das plantations. (...) Aqui os negros recém-libertos foram entregues à própria sorte. O senhor de escravo que explorava 300 homens sem lhes pagar nada, ao se ver na obrigação de lhes pagar um salário, decidia tranquilamente manter 50 ou 60 dos mais jovens e mais fortes em regime dobrado de trabalho e mandar os outros para o olho da rua. 

> Maria Rita Kehl, psicanalista e escritora, em seu artigo Racismo: ontem, hoje e sempre, publicado em CartaCapital de 05/jul/23

sociologia | O mito do "povo cordial"

Sérgio Buarque apontou nosso caráter cordial, que, nunca é excessivo lembrar, não é de ser cordato e gentil, mas passional, pensando sempre com o coração. Assim, o mesmo tempo que sorri sem parar (nós) é o que mata mais no trânsito, em comparação a outros países onde os dentes não são mostrados com frequência, mas os carros atropelam menos.

> Leandro Karnal, historiador, em seu artigo Criticar no Brasil, publicado em Zero Hora de 1º-02/jul/23


diversas | Secos & Molhados

Quem fala mal do Mito é porque "se esquece" de que ele zerou o imposto do jet ski. Rir. Enquanto que o inominável por cem anos fez isso, Lula, de sua parte, zerou o da cesta básica. Prioridades de cada um... 

>>> Relatório da ONU de 2022 aponta que o Brasil é o segundo país do mundo a ter o maior número de jovens que nem estudam nem trabalham (somente superado pela África do Sul). São 11,5 milhões nesta situação. Temos 47 milhões no Ensino Fundamental e apenas 8,6 milhões no Ensino Médio. 

>>> Segundo a International Solid Waste Association (ISWA), apenas 4% do lixo é reciclado no Brasil, bem menos do que os 16% de países como Chile e Argentina. Em Porto Alegre, não faz muito tempo, eram 6%.


ideias | Religiosos x ateus

Para quem aclama a religião como fonte de moral e acusa ateus de serem imorais, vale dizer que nós ateus construímos a ética com autonomia, inteligência e opção, sem a tutela chantagista da autoridade religiosa. (...) Por fim, ateus não andam de porta em porta ou avançando contra culturas diferentes para vender ou impor seu credo - apenas confiamos na essência do amor e no poder da inteligência emancipada, em sociedades livres.

> Francisco Marshall, historiador, arqueólogo e professor da UFRGS, em seu artigo Ateus Livres, publicado em Zero Hora de 1º-2/jul/23.



língua | Expressões idiomáticas

Dar de mão beijada Era costume beijar-se a mão de papas e soberanos em sinal de alta consideração, bem como um vassalo diante de seu senhor feudal. "Nessas cerimônias, os fiéis mais ricos buscavam a graça e o reconhecimento de sua distinção, oferendo terra e outras propriedades ao homenageado. Daí a expressão...

Outros quinhentos - Em meados do séc. 13, um fidalgo sentindo-se injuriado recorria à justiça e exigia do caluniador o pagamento de 500 soldos (antiga moeda portuguesa). Em caso de nova calúnia, aí seriam outros quinhentos.


Mais |


Postagem 785