27 abril 2023

DO DISCURSO de Chico Buarque | REGINA Duarte x Instagram | O LADO "bom" da guerra... | O CACIQUE diante da morte

 


O fanatismo é a única forma 
de força de vontade acessível aos fracos.

Friedrich Niestzche
__________________


Porto Alegre, 27 de abril de 2023



premiação | Do discurso 
de Chico Buarque

Por ocasião de sua honrosa premiação com o Prêmio Camões, dia 24 último, no Palácio Nacional de Queluz, com a presença de Lula inclusive, Chico Buarque deu início ao seu discurso com os seguintes dizeres:

Ao receber este prêmio, penso no meu pai, o historiador e sociólogo Sérgio Buarque de Holanda, de quem herdei alguns livros e o amor pela língua portuguesa. Relembro quantas vezes interrompi seus estudos para lhe submeter meus escritos juvenis, que ele julgava sem complacência nem excessiva severidade, para em seguida me indicar leituras que poderiam me valer numa eventual carreira literária. Mais tarde, quando me bandeei para a música popular, não se aborreceu, longe disso, pois gostava de samba, tocava um pouco de piano e era amigo de Vinicius de Moraes, para quem a palavra cantada talvez fosse um jeito mais sensual de falar a nossa língua. Posso imaginar meu pai coruja ao me ver hoje aqui, se bem que, caso fosse possível nos encontrarmos neste salão, eu estaria na assistência e ele cá no meu posto, a receber o Prêmio Camões com muito mais propriedade.

foto CPFL Cultura, CC BY 2.0 <https://creativecommons.org/licenses/by/2.0>, através da wiki Wikimedia Commons



internet | Regina Duarte em confronto
com o Instagram

A atriz Regina Duarte, 76 anos, não toma jeito mesmo. Recebeu recentemente uma nova advertência do Instagram, algo que já aconteceu repetidas vezes. Não é por acaso que todo vez que uma pessoa tenta segui-la na rede social, é advertida de que o perfil publica muitas fake news. "Tem certeza de que deseja seguir Regina Duarte?", pergunta a plataforma, além de chamar atenção para o fato de que as informações falsas divulgadas por ela são analisadas por verificadores de fatos independentes. Desta vez, a ex-ministra do Desgoverno postou um vídeo mentiroso, em que aparece de início a frase Imagens que a mídia não irá mostrar. A seguir, num dado momento, vê-se um sujeito portando uma camisa do PT em meio a outros baderneiros de 8 de janeiro. "Na verdade, a bandeira havia sido furtada e eram apoiadores de Jair Bolsonaro que vandalizavam os prédios dos Poderes da república", conforme matéria publicada na Folha de São Paulo e reproduzida no "Microsoft Start", de onde recolhi a informação.


literatura
O lado "bom" da guerra...

Refletindo sobre o assunto enquanto fumava seu charuto matinal, Fitz percebeu que a perspectiva de uma guerra não deixava horrorizado. Havia falado em tragédia de forma um tanto automática, mas a guerra não seria de todo ruim. Um conflito uniria a nação contra o inimigo comum e apaziguaria as chamas da rebelião. Não haveria mais greve, e qualquer referência ao republicanismo seria vista como antipatriota. Quem sabe até as mulheres parassem de reivindicarem o direito ao voto.

> Ken Follett, em Queda de Gigantes, 
romance ambientado na 1ª Grande Guerra



história | O cacique diante da morte

Diante da iminência de ser queimado vivo pelos invasores espanhóis, estes perguntaram ao cacique Hatuay se não gostaria de aceitar Jesus e ir para o Céu diante da morte iminente. Indagou como resposta se tal destino também seria o mesmo dos espanhóis. Tendo recebido uma resposta afirmativa por parte de um padre, respondeu que preferiria ir para o Inferno, onde não haveria pessoas tão cruéis. "Eu gosto do seu Cristo; o que eu não gosto é dos seus cristãos", disse Gandhi.

Mais |





2 comentários:

  1. Como fã do Cem Ideias digo que essa edição está um arraso imperdível. Parabéns 👏👏👏

    ResponderExcluir