17 abril 2023

O CRESCIMENTO da extrema direita | RÁDIO sem pluralismo | SANTO protetor | DO DICIONÁRIO de porto-alegrês

 



Todos somos marionetes. A diferença é que alguns enxergam as cordas.

Cora Coralina
______________



O crescimento
da extrema direita |

Para Luiz Marques o crescimento da extrema direita no mundo dito civilizado (rir) pode ser explicado por dois fatores: 

1. O fracasso da democracia, que melhor seria se fosse escrita entre aspas, em suas promessas de igualitarismo, já que o neoliberalismo, ao contrário, está justamente aprofundando as desigualdades em escala mundial. 

2. O sentimento de frustração provocado pelo mito da meritocracia, gerador da divisão entre "vencedores" e "perdedores", bem ao gosto da cultura norte-americana, acrescentaria eu, os primeiros marcados pela arrogância, os segundos, pelo ressentimento, segundo o acima citado em seu artigo Como a política fracassou, publicado em Zero Hora de 8-9/abr/23.



Sem pluralismo no rádio |

Aldeia global: há um curioso espaço, em Porto Alegre, ao menos, onde o pluralismo ainda não reina, deixando ao relento uma fatia de mercado que anda por volta de 30% da população: o rádio. Nas emissoras gaúchas, em geral, só se exprimem os "neutros" e os conservadores. (...) O rádio no Rio Grande do Sul é regido pela lei da Damares: menino veste azul, menina veste rosa. O que explica isso? O circuito de emissoras, patrocinadores, público? Quando o mercado vai perceber que está perdendo audiência e dinheiro com essa postura?

> Juremir Machado da Silva, em sua crônica Era do Pluralismo, publicada em matinaljornalismo.com,br em 13/abr/23.



Secos & Molhados |

Professor foi ameaçado por mãe de aluno de ser denunciado na delegacia (?) e na Superintendência do Ensino em função de sua abordagem em aula da Teoria de Evolução das Espécies. Como disse a fonte original da notícia, bem-vindos ao Evangelistão!

>>> "Quem disse que num futuro remoto,
este nosso período histórico não será incorporado à Idade da Pedra Lascada?" - escreveu Millôr Fernandes. Eu chamaria de Era das Trevas, levando-se em conta minha visão de futuro. 

>>> Em 2022 crimes de intolerância aumentaram em 22% em Porto Alegre, segundo dados. 

>>> Como as cidades gregas que possuíam um deus protetor, as cidades da Cristandade possuem um santo protetor: Notre Dame de Paris, São Benedito de Palermo,  capital da Cecília [sic], Santiago de Compostela, São Sebastião do Rio de Janeiro e Nossa Senhora Madre de Deus de Porto Alegre. (Moacyr Flores) 

>>> 130 mil é a quantidade aproximada de nomes diferentes que existem no Brasil (grafias distintas, como Isabel e Izabel, valem como um nome só). (Superinteressante)


Do dicionário de porto-alegrês |

Cosquinha = cócegas, em tratamento familiar. 
De cravar = Situação ou pessoa ruim, desagradável. 
Esquentado = Sujeito que se irrita facilmente. "Não esquenta!", ou seja, não se irrite, 
não leve a sério.
Gambá = bêbado, bebum.

fonte Dicionário de Porto-Alegrês, de Luís Antônio Fischer (L&PM)



3 comentários:

  1. Não se iluda, o rádio no RJ é a mesma coisa: todas as emissoras AM são evangélicas (de diferentes igrejas) ou abertamente conservadoras (como a rádio Rio de Janeiro, a única espírita do dial). Já no FM é praticamente a mesma coisa, porém visando a um público mais "xovem" e "descolado" que o usual das rádios AM. Ou seja, só tocam funk, axé, pagode e sertanojo...

    ResponderExcluir
  2. O Cem Ideias trouxe muitas reflexões para hoje. Muitos aspectos a serem pensados e com vc falou em outra edição,a união e a harmonia entre as nações é necessária.
    Nossas escolhas devem ser muito bem pensadas.
    Parabéns para o autor do Cem Ideias.

    ResponderExcluir