30 janeiro 2023

NATURISMO ameaçado | Erro de português | O livrinho de Harry | Secos & Molhados | Porto-alegrês

 





Eu sou eu e minhas circunstâncias.
Ortega y Gasset
________________




LAZER | Naturismo ameaçado

A Praia do Pinho, em Balneário Camboriú (SC), a 80 km de Florianópolis, foi a primeira praia de nudismo - ou naturismo, como queiram - do Brasil (1983). Contudo um projeto de lei, de autoria de um vereador do Podemos, ameaça a continuação da prática no local, sob a alegação de "promiscuidade exacerbada, sexo explícito, uso de drogas ilícitas e grande acúmulo de resíduos sólidos". Exageros ou não? O fato é que só é permitido se desvencilhar de toda roupa numa área bem delimitada, mais afastada, com 500 m de extensão e separada por um rochedo. A praia tem seu próprio código de ética, que detalha o que é falta grave e sujeita à expulsão do local, que conta com salva-vidas, bares, pousada, área para camping e estacionamento privado. Há dois anos, o uso de traje de banho passou a ser opcional. Aliás Santa Catarina conta com três praias de nudismo. As outras duas estão localizadas em Florianópolis e Palhoça.

Fonte Conheça a praia de nudismo em SC que projeto quer barrar, reportagem de Hygino Vasconcellos publicada na Folha de S. Paulo de 08/jan/23.



POESIA |
Erro de português

Quando o português chegou
Debaixo duma bruta chuva
Vestiu o índio
Que pena!
Fosse uma manhã de sol
O índio tinha despido
O português.

Neste pequeno poema, o modernista Oswald de Andrade (1925) faz uma crítica ao colonizador português, que impôs sua cultura aos povos originários do Brasil, como toda nação imperialista e colonialista.





Secos & Molhados |

A COP-28 em 2023 ocorrerá nos Emirados Árabes e terá como coordenador o chefe de uma indústria petroleira. Agora a coisa anda! *** Dia 3 viajo para Itapema, SC, a 508 km de distância de minha aldeia, acompanhado de familiares, para matar as saudades do mar depois de três anos de reclusão pandêmica. Vale dizer que trata-se de um belo balneário, com muitos patriotas e pessoas de bem. *** Dias atrás, a jornalista Flávia Oliveira, uma das comentaristas do Em Pauta (GloboNews), comparou Bolsonaro com a execrável figura do bandeirante Borba Gato (1649-1718), que ficou famoso pela truculência praticada com o objetivo de escravizar os indígenas. *** Pelo 14º ano consecutivo, o Brasil é o país onde mais se mata transsexuais. *** Brumadinho (270 mortes): 4 anos de impunidades, Boate Kiss (242 mortes): 10 anos de impunidades. *** E Brasília entrou para o rol de cidades que sofreram invasões bárbaras. *** O MST vai levar 180 médicos de várias especialidades, formados e oriundos do MST, para socorrer os ianomâmis. A grande imprensa se cala sobre isso. Ela mesma cria censura.



FOFOCAS | O livrinho do Harry

O livro do príncipe Harry está bombando. Vendeu 400 mil exemplares no primeiro dia de publicação. Não há livro bom que possa concorrer. (...) A monarquia é uma excrescência. A família real só serve para fofocas e tretas. Chego a pensar que família real inglesa seja dona dos tabloides que a perseguem ou que existe um contrato entre as partes: uma fornece a lama, a outra a divulga. Ao publicar o livro, Harry assumiu o controle das fofocas. O lucro será gigantesco.

> Juremir Machado da Silva, em sua crônica Obrinha do príncipe Harry, publicada em 20/jan/23 na revista digital Matinal.





Do dicionário 
de porto-alegrês |

Botar os cachorros = Brigar, insultar.

Careiro = Comerciante que cobra preços considerados caros demais pelos seus produtos.

Feito o carreto! = Expressão que se usa para demonstrar satisfação por tarefa concluída.

Fonte Dicionário de Porto-Alegrês, de Luís Augusto Fischer. (L@PM)



26 janeiro 2023

ÁGUA do mar para beber | Centenário da Revolução de 1923 | Valorize-se o meio-campista | Andanças literárias. E mais.



Governo Bolsonaro cometeu crime 
de lesa-pátria, com propósito genocida.

Marina Silva
__________________________



Andanças literárias |

Em minhas andanças literárias, encontro-me atualmente em Paris, em meio às páginas de 
A elegância do ouriço, de Muriel Barbery (Companhia Brasileiras de Letras). A trama reúne uma zeladora de condomínio residencial em um bairro elegante de Paris, uma adolescente que já planejou o dia de aniversário de 13 anos para dar cabo de sua vida e um japonês idoso "misterioso e sorridente", sem falar em outras figuras moradoras no prédio.

 Anteriormente, pobre de mim, encontrava-me na Londres da primeira metade dos anos 40, em meio às páginas de A Última Livraria de Londres, de Madeleine Martin (Ed. Arqueiro), numa cidade às voltas com os bombardeios aéreos da Alemanha Nazista vomitando bombas sobre ela e seus efeitos terríveis sobre a população e prédios diversos. Grace, a protagonista, é uma jovem funcionária de uma livraria, que aprende amar os livros e se ocupa em ler histórias para as pessoas alojadas em abrigos noturnos, enquanto lá fora o mundo parece que vai acabar.


HISTÓRIA | Cem anos 
da Revolução de 1923

"Somos um Estado de muitas guerras civis: tivemos a Revolução Farroupilha (1835-1845), que perdemos, fingimos que empatamos e comemoramos como vitória; a Revolução Federalista (1893-1895), em que 10% dos combatentes, de ambos os lados, foram degolados, um método limpo de não gastar pólvora com chimango nem com maragato; a Revolução de 1930, comandada por Getúlio Vargas, também ensaiou uma guerra civil, que não foi longe: essa nós ganhamos, mas não comemoramos" -

lembra o jornalista e escritor Juremir Machado da Silva em uma de suas últimas crônicas na revista digital Matinal, que também faz alusão ao nosso último conflito bélico de caráter regional: a Revolução de 1923 entre borgistas (chimangos), liderados por Borges de Medeiros, "eterno" presidente da província, e assisistas (maragatos), sob o comando de Assis Brasil, líder da oposição. Nesta semana, é lembrado seu centenário de ocorrência, pois teve início em 25 de janeiro de 1823, dia da posse de Borges para mais um mandato. Porto Alegre reverencia a memória dos dois líderes, que dão nome a importantes artérias da cidade: av. Borges de Medeiros (Centro Histórico) e av. Assis Brasil (Zona Norte). E mais: o lenço vermelho dos maragatos faz parte da indumentária típica do gaúcho.


IDEIAS | Reagindo à pequenez - Quanto mais fraco, inculto, solitário e desesperado for o sujeito, como já percebia Freud, maior será o desejo de integrar movimentos autoritários que prometem redimi-lo de sua insignificância, pequenez e frustrações cotidianas.

> Rubens R. R. Casara, juiz de direito do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro



TECNOLOGIA | Água do mar
para beber

Segundo estudo publicado na revista Nature, cientistas norte-americanos criaram um sistema de captação da umidade oceânica com o objetivo de transformá-la em água potável. "Em vez de se perder na atmosfera, o ar saturado de água seria capturado por estruturas de extração, situadas nos litorais, para depois de ser condensado e transportado em dutos para depósitos adequados", explica matéria publicada na Folha de S. Paulo de 08/jan. E com a vantagem de o líquido perder quase que por inteiro seu sal natural.



FUTEBOL | Pela valorização
do meio-campista

Os técnicos brasileiros adoram a contratação de atletas hábeis, dribladores, velozes, atacantes, especialmente os que jogam pelos lados, mas raramente procuram ótimos meio-campistas, organizadores, que jogam de uma intermediária à outra. Os dois são importantes. Os jovens, desde a categoria de base, sabem que quem joga no ataque é mais valorizado e procuram se adaptar àquela posição. O futebol brasileiro corre muito, mas pensa pouco e possui pouca lucidez nas decisões técnicas.

> Tostão, em seu artigo Os limites humanos, publicado na Folha de S. Paulo de 08/jan.23.



23 janeiro 2023

O VALOR de um batom | Militar: apenas um funcionário público | O fracasso de "Travessia" | 100 anos de sigilo | Etimologias

 




No meio do inverno,
descobri que havia dentro de mim
um verão invencível.
Albert Camus
_______________________


REHUMANIZAÇÃO | O valor de um batom

Em seu livro Banging Your Head Against a Brick, que poderia ser traduzido para o português como Dar murro em ponta de facaBanksy, um artista de rua e ativista político inglês, conta uma história real ocorrida no campo de concentração de Bergen-Belsen, na Alemanha, em 1945, e que foi registrada em um dos diários do tenente-coronel britânico Mervyn  Willet Gonin. Ao chegar ao campo, este presenciou uma situação horripilante, como não poderia deixar de ser: cadáveres pelo chão, moribundos e pessoas famintas, sendo que uma média de 500 pessoas diariamente deixavam a vida. 
Certo dia, o campo recebeu uma doação inusitada: uma grande quantidade de batons, que acabaram sendo distribuídos entre as mulheres. Não era um item de primeira necessidade, mas fez um grande bem a elas, tanto que Gonin escreve em seu diário: "As mulheres ficavam deitadas nas camas sem lençóis e sem camisolas, mas com lábios de vermelho escarlate." Por meio de um simples batom, "reestabelecia-se a humanidade daquelas pessoas", como escreveu Damian Platt em sua reportagem Façanhas de Banksy, publicada na Piauí deste mês, da qual extraí o relato acima.



Secos & Molhados |

Até hoje não entendi por que os jornais pegam uma parte da crônica policial e colocam nas páginas de crônica política! 

*** Fico sabendo através do Facebook que levando-se em conta a tecnologia atual, são necessários 3 dias para se atingir a Lua. A Marte seriam 7 meses, à Próxima Centauri, 81.000 anos, a Kepler 452b, 26 milhões de anos e ao centro da Via Láctea, 450 milhões de anos. Quanto a mim, diga-se de passagem, a viagem mais longa que já fiz foi ir ali em Praga. 

*** Confesso que estou deveras decepcionado com as primeiras divulgações a respeito de coisas que deveriam ficar em sigilo por 100 anos. Imaginei algo do tipo sigilos da Nasa em relação à existência de vidas inteligentes em outros planetas ou relacionados com questões mal explicadas relativas ao 11 de Setembro. Por aí. De qualquer forma, fiquei muito estarrecido ao constatar, por exemplo, que quando o ex-presidente veio a Porto Alegre nos honrar com sua visita teve que desembolsar 8 mil reais do cartão corporativo só numa ida a uma sorveteria da capital gaúcha! Se eu fosse Sua Excelência, daria queixa no Procon.


TELEVISÃO | O retumbante
fracasso de "Travessia"

"Travessia", de Glória Perez, bateu o recorde de pior audiência da história para uma novela das nove da Globo na noite de 31 de dezembro do ano passado, com 14,48 pontos. (...) "Travessia" enfrenta dificuldades de adesão do público. Com enredo inspirado em cancelamento e fake-news, a novela estava mergulhada em escândalos - da participação de Cássia Kiss, atriz fervorosa apoiadora do ex-presidente Jair Bolsonaro na campanha presidencial, até a escalação da ex-BBB Jade Picon para um dos papéis principais.

> Folha de S. Paulo, de 08/jan.22, caderno Ilustríssima



CONSTITUIÇÃO | Militar é apenas
um funcionário público

No Brasil, é preciso se alertar para o óbvio muitas vezes. Em entrevista à última edição da CartaCapital, o historiador Francisco Teixeira refere-se ao papel dos militares. "O fato de a República", disse ele, "ter sido proclamada quase sobre a forma de um golpe de Estado contra o imperador fez com que os militares se imaginassem tutores da República, proclamada com pouca adesão popular, quase ação palaciana. (...) Querem continuar a exercer esse direito de intervir na vida republicana. Ora, os militares não são poder, são funcionários públicos. E devem sujeitar-se à lei, e a lei maior é a Constituição." Aliás, sempre é bom salientar que não existe na Constituição a propalada figura de um "poder moderador".


Etimológicas |

Banquete - Do francês banquet, que por usa vez veio do italiano banquetto, banquinho. Em eras remotas, por ocasião de refeições comemorativas, com muitos convidados, costumava-se usar enormes bancos de madeira colocados ao redor de mesas improvisadas. Daí...

Capeta - Provavelmente a palavra vem do latim cappa, no seu diminutivo. Vale lembrar que na tradicional iconografia cristã, o belzebu aparece vestindo uma pequena capa.

Isqueiro - Possível redução de faisqueiro, de faísca, do germânico falaviska.

Fonte De onde vêm as palavras II, de Deonísio da Silva (Ed. Mandarim)



19 janeiro 2023

"BRASIL": nada a ver com "pau-brasil"? | A Igreja da Pampulha | Devia ir pro Guinnes Book | "Vazio Coração"

 




ETIMOLOGIA |
O nome Brasil
nada a ver com pau-brasil?

Pois fiquem sabendo o distinto leitor e a estimada leitora de que há controvérsias em relação à origem do nome Brasil. Aprendemos na escola que o nome do país provém de brasa, uma alusão à tintura avermelhada da árvore que acabou sendo designada como pau-brasil. Será? Já na década de 1930, Gustavo Barroso e Pedro Calmon afirmavam que essa ideia era equivocada. Considera-se atualmente que há bons indícios de que tinham razão. 

Por um motivo muito simples: já na Idade Média, acreditava-se na existência de ilhas ao longo do Atlântico. A ilha Brasil, por exemplo, aparece num mapa de 1324, a oeste da Irlanda e o tal se sucedeu em mapas posteriores. As grafias variavam: Ho Brasile, O'Brasil, Hy Brasil, sendo que o termo é de origem celta e aparece em idiomas não só da Irlanda, mas do País de Gales. O sentido seria Terra dos Bem-Afortunados, Ilha da Felicidade ou Terra Prometida, sendo que a raiz bres em irlandês significa nobre, sortudo, feliz, encantado. Mapas portugueses do séc. 14 dão conta da existência de tal ilha, que a situam mais ao sul, ao lado da península Ibérica e dos Açores. É importante salientar que "o pau-brasil deriva seu nome, em plena Idade Média, da ilha Brasil da cartografia medieval, sendo, portanto, anterior à chegada em nossa costa em 1500".

Fonte "Brasil", um nome celta que habitava o imaginário medieval, matéria de Pedro Paulo A. Funari, no caderno Turismo, da Folha de S. Paulo de 28/abr/97 e reproduzida em seu saite.


FILME | Vazio Coração

Desde 1º de janeiro, passei a visitar a TV Brasil, agora sob nova direção... Domingo passado, às 16h, assisti ao filme Vazio Coração (2013), de Alberto Araújo, com Murilo Rosa, Othon Bastos, Oscar Magrini e Bete Mendes, entre outros. A história de um conflito entre um cantor famoso (Murilo Rosa) e seu pai (Othon Bastos). Este acusa o filho de ter sido o responsável indireto pela morte trágica de sua esposa, mãe do cantor. O enredo se desenvolve basicamente em Araxá (MG), sendo que um dos cenários é seu encantador Grande Hotel. Recomendo.



PATRIMÔNIO HISTÓRICO |
A Igreja da Pampulha

Também domingo passado, assisti ao programa Meu Pedaço de Brasil (TV Brasil,18h), em cujo episódio Bruno Barros leva o expectador a um passeio pelas atrações turísticas de BH, entre elas a Igreja da Pampulha (1943), projeto arquitetônico da Oscar Niemeyer que também atende pelo nome de Santuário Arquidiocesano de São Francisco de Assis. Fiquei sabendo que foi consagrada pela Igreja apenas 14 anos depois, em função de sua arquitetura "moderninha" demais para os padrões arquitetônicos da época em matéria de templo religioso. A arte se impôs.
Imagem 1 da Igreja da Pampulha | Prandrade, CC BY-SA 4.0 <https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0>, através da wiki Wikimedia Commons







Comeu 22 mil pães
em 24 horas. Deveria estar no Guinnes Book, justiça seja feita!





O que eles disseram |

Como é mesmo que Stefan Zweig disse: 
"País do futuro" ou "País do faturo?"
Millôr Fernandes

Falam da dignidade do trabalho.
A dignidade está no lazer.
Herman Melville

Não tenhamos pressa, mas não percamos tempo.
José Saramago

Faça de seu corpo um lugar melhor para viver.
Sylvia Duailibi




16 janeiro 2023

O QUE sou | O plástico afeta a placenta | A primeira-dama | Dicionário de porto-alegrês | Deu no Twitter

 


Alpes


eu sou os picos em neve
os vales profundos
as cidades de mil anos
___________________




ECOLOGIA |
Planeta Plástico (2)

Efeitos na saúde - "Em setembro, um estudo publicado por cientistas chineses detectou, pela primeira vez, a presença de microplásticos (partículas com menos de 5 milímetros) na placenta humana. Eles analisaram a placenta de 17 gestantes, e todas continham continham quantidades 'muito abundantes' de microplásticos" - 

 afirma a reportagem da qual extraí dados a respeito do assunto. Eram de 11 tipos, entre eles o polipropileno, encontrado em canudinhos e potes de margarina. Acabam afetando o bebê, pois estão presentes inclusive no leite materno. Meses antes, pesquisadores da Universidade de Manchester, na Inglaterra, concluíram que o Bisphenol A (BPA), presente em vários tipos de plástico, como garrafas plásticas e potes para guardas comida, em contato com o feto tem a capacidade de inibir determinado gene que controla o crescimento do feto. Estudo realizado pela Universidade de Newcastle 

"analisou a quantidade presente em alguns alimentos, como peixes, mariscos, sal, cerveja, água, mel e açúcar - e concluiu que cada adulto ingere em média 20 gramas de microplásticos, o equivalente a uma pecinha de Lego por mês."

Ainda não se sabe ao certo de que forma influi em nossa saúde, mas pesquisas feitas com animais sugerem que a ingestão pode provocar disfunções metabólicas e reprodutivas.

Busca de soluções - Em março de 2022, a ONU aprovou o primeiro tratado internacional de combate aos resíduos plásticos, mas por enquanto nada de concreto foi definido. Em novembro último a União Europeia "propôs uma série de novas leis, que tornam obrigatória a reciclagem de garrafas e limitam o uso de plásticos em embalagens. A legislação falta ser aprovada ainda. Seria um começo. Paralelamente a isso, novos estudos e pesquisas buscam uma solução para o problema, como a empresa holandesa Ioniqa, que inventou uma técnica que permite reciclar as garrafas PET de maneira infinita, tal como as latinhas de alumínio. Mas enfim, há um longo caminho a percorrer.

Fonte O futuro do plástico, reportagem de Bruno Garattoni e Tiago Cordeiro publicada em Superinteressante de dez/22


GOVERNO |
Qual a função da primeira-dama?

A rigor, nenhuma. Existe no Brasil uma tradição de estarem às voltas, de forma voluntária, com programas sociais e ações beneficentes desde a época do Estado Novo, quando Darcy Vargas, esposa de Getúlio, criou a LBA - Legião Brasileira de Assistência, com o intuito inicial de socorrer as famílias de soldados brasileiros enviados para o front na Segunda Guerra. Finalizado o conflito, voltou-se para a assistência de famílias carentes. Em 1991, sob a direção de Rosane Collor, a LBA foi denunciada por desvios de verba. Acabou sendo extinta por FHC em seu primeiro mandato.
 
Fonte Superinteressante de dez/22



Do dicionário de porto-alegrês |

Borracho = Bêbado, gambá.

Capotar = Cair no sono imediatamente, geralmente por estar muito cansado.

Fazer uma boquinha = Comer alguma coisa, mesmo que não satisfaça inteiramente a fome.

Fonte Dicionário de Porto-Alegrês, de Luís Augusto Fischer. 
(Ed. L&PM, 2022)



Deu no Twitter |

Antigamente EU escolhia quem seguir e quem aparecia no meu feed. Agora o Elon Musk mete todos os idiotas de direita na minha página.

> Fernando Horta @FerbandoHortaOf



11 janeiro 2023

PLANETA Plástico | Que patriotismo é esse? | Acabaram com a Teologia da Libertação. Aí... | O que eles disseram

 



ECOLOGIA | 
Planeta Plástico (1)

Na edição de dezembro último da revista Superinteressante, a matéria de capa diz respeito ao plástico e seu alto grau de malefícios do ponto de vista ecológico e até em termos de saúde das pessoas. Segundo o lide da reportagem, que tem como título O futuro do plástico

"a humanidade já produziu 9 bilhões de toneladas dele. 80% vão parar em lixões e nos oceanos, onde levam séculos para se decompor e contaminam o planeta: cada pessoa ingere 20g de microfragmentos de plástico, o equivalente a uma pecinha de lego por mês. Mas novas leis, tecnologias e avanços científicos podem mudar esse cenário."

Reciclagem - A humanidade fabrica a cada ano 400 milhões de toneladas de plástico, sendo quer segundo a ONU apenas 10% dele é reciclado. 14% são incinerados com a finalidade de geração de energia, que acaba liberando CO2 e substâncias químicas. A reciclagem do plástico deve ser aprimorada. 

Vale lembrar que nem todo plástico pode ser reciclado. O prolipropileno de canudos e potes, por exemplo, fica fraco demais quando passa por um processo de reciclagem. Há uma inviabilidade de reaproveitamento do poliestireno (isopor). Por ser muito leve, 1 kg dele ocupa muito espaço e em função disso o transporte é bem mais caro.  Como se não bastasse, o plástico retirado dos oceanos encontra-se em situação de decomposição, o que acaba inviabilizando seu reúso.

Para Luísa Santiago, diretora da Fundação MacArthur, uma medida a ser tomada seria o redesenhamento dos produtos a fim de os plásticos deixem de ser descartáveis, mas reaproveitados.

Na continuação: problemas com a saúde/ novas leis e tecnologias
podem trazer soluções



TERRORISMO | 
Que patriotismo é esse? 

Fico me perguntando afinal que patriotismo fajuto é esse demonstrado pelos patriotas de plantão, que saem às ruas empunhando a bandeira nacional ou mesmo enrolado nela para se protegerem da chuva, a qual, diga-se de passagem, mereceria mais respeito? O que dizer de uma massa de pessoas desequilibradas, obsediadas por uma ideia fixa, tamanha é a lavagem cerebral a que foram docilmente submetidas? 

Que patriotismo é esse que faz com que invadam o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e a sede da Supremo Tribunal Federal, em desrespeito absoluto àquilo que representam, num vandalismo sem precedentes, ignorando inclusive o valor histórico e/ou artístico de muitos objetos e móveis, muitos deles representativos da arte nacional, que foram danificados ou destruídos? 

Em última análise, um verdadeiro atentado à República - da qual, pelo visto, são inimigos, porque seu intuito maior, ao que parece, é a barbárie pura e simplesmente. Ah, sim! Talvez sejam todos partidários daquilo que se ostentou numa faixa tempos atrás: "Por uma ditadura democrática." Mas enfim, até mesmo uma ameba, como diria o jornalista Mino Carta, sabe quem efetivamente está por detrás disso tudo: um pobre coitado que poderá escapar da falha justiça dos homens, mas não daquela, ao meu ver, que rege o Universo.



RELIGIÕES |
Da Teologia da Libertação
ao neopentecostalismo

A Teologia da Libertação na América Latina foi dizimada e os resultados estão aí. Apartada dos humildes e necessitados, concentrada na liturgia e nos dogmas, ao gosto do intelecto do então cardeal [Bento 16], a Igreja latino-americana perdeu progressivamente terreno para o neopentecostalismo. O Brasil, outrora "maior país católico do mundo", tornou-se terreno propício à expansão evangélica.

> Sergio Lirio, jornalista, em reportagem publicada em CartaCapital de 11/jan/22



O que eles disseram |

Existe um assunto sério por detrás de toda comédia.
Jack Nicholson

O melhor molho é o apetite.
Ditado francês

Mulher grávida vive reclamando de barriga cheia.
Anônimo

O brasileiro gosta de uma fila. 
É só ver uma que já encosta.
Rubens Bagatella

Não existem mulheres frígidas.
Apenas mal-aquecidas.
Albertina Duarte Takiuti



05 janeiro 2023

TERRORISMO: omissão e cumplicidade | Por que existem pobres | Alteração da lei nos sobrenomes | Prisão para Bolsonaro

 




Continuará o Brasil
sendo o país da impunidade e da anistia?
_______________________________

TERRORISMO | Cadê?

Cadê a ABIN (Agência Brasileira de Inteligência) e GSi (Grupo de Segurança Institucional? Cadê os serviços reservados (P2) das polícias militares (PMs) e os serviços secretos das Forças Armadas e da Polícia Federal? Quantos muitos bilhões de reais custam por mês esses serviços especializados de inteligência do Estado brasileiro? Omissão de autoridade pública é cumplicidade, em situação de extrema gravidade como a da gigantesca ação realizada pelos terroristas bolsonaristas em Brasília, na tarde de 8 de janeiro, invadindo e depredando os prédios do Congresso Nacional, Supremo Tribunal Federal e Palácio do Planalto.

> Milton Pomar, geógrafo e mestre em Políticas Públicas, em seu artigo no saite do Sul21



LITERÁRIAS | 
Por  que existem pobres?

Leitão Leiria socorre o hóspede de honra:
- Existem pobres porque Deus, na sua infinita sabedoria, quis experimentar os homens. Deu dinheiro aos ricos para ver se eles no meio da opulência não esquecem os desgraçados. Deu miséria aos pobres para ver se eles na sua desolação sabem guardar os seus santos mandamentos. Aí está.

> Erico Verissimo, em Caminhos Cruzados (1935)




Deu no Twitter

Ordem de prisão de Bolsonaro ganha força com atos terroristas deste domingo, avalia núcleo duro do PL. (Rodrigo Rangel, @rodrigorangel)




Cabeças Pensantes |

Quando a estupidez é considerada patriotismo, é perigoso ser inteligente. (Isaac Azimov) *** Eles não são loucos. Eles são treinados para acreditar, não par saber. A crença pode ser manipulada. Só o conhecimento é perigoso. (Frank Herbert) *** Do fanatismo à barbárie não há mais do que um passo. (Denis Diderot ) *** O heroico num ser humano é não pertencer a um rebanho. (José Saramago)

Etimológicas |

Educar - Do latim educare, educere, com o sentido de por para fora, direcionar para fora. Era usado "no sentido de preparar as pessoas para o mundo e viver em sociedade".

Trabalho - Vem do latim tripalium, termo formado pela junção de tri (três) + palum (pau), e que dava nome a um instrumento de tortura formado por três : estacas de madeira. Mais tarde, deu origem ao francês travailler, com o significado de sentir dor, sofrer. Com o tempo passou a significar "fazer uma atividade exaustiva". Daí...





LEIS
Sobrenomes

Uma alteração na lei, em 2022, permite que você dê ao seu filho só o sobrenome dos avós ou dos bisavós (precisa mostrar documentação provando essa ascendência). Também dá para incluir no RG sobrenomes de outros ascendentes, mesmo que eles não constem no nome completo dos seus pais. Nos [casamentos] heteroafetivos o homem pode quebrar a tradição e adotar o sobrenome da esposa. (...) Desde  junho de 2022, aliás, qualquer pessoa com mais de 18 anos pode trocar de prenome - inclusive substituindo-o por um apelido. (Superinteressante de dez/22)