07 dezembro 2022

RICHARLISON: "Colocar a boca no mundo." | Ameaça à biodiversidade | A França já sai ganhando | Porto-alegrês

 




Além da crise climática,
a ameaça à biodiversidade |

De 7 a 19 de dezembro, em Montreal, Canadá, com a participação de representantes de quase 200 países, está sendo realizada a COP-15, cúpula da diversidade, com vistas à preservação de animais e vegetais, tendo em vista a ameaça de extinção em massa das espécies, que seria a sexta na história do planeta. De acordo com o relatório Living Planet, da ZLS - Sociedade Zoológica de Londres - atualmente apenas 4% dos mamíferos do mundo são silvestres. Em geral, as populações de animais silvestres caíram 69% desde 1970. Aquelas de água doce sofreram mais: 83%.

"Muitos rios importantes não estão mais fluindo livremente. Eles foram represados, com impacto sobre espécies de peixes migratórios. Depois, há poluição, escoamento de fertilizantes agrícolas e pesca predatória. Para espécies como cetáceos de água doce, anfíbios tropicais e outros, foi devastador" -

afirma Louise McRae, pesquisadora da ZLS.

FONTE: Reino silenciado, matéria de Robin McKie para The Observer, reproduzida em CartaCapital de 07/dez/22.


Richarlison: "Eu vou estar aqui 
para colocar a boca no mundo" |

Não me considero um cara politizado no sentido que alguns tentam colocar, só me conscientizei do que eu posso fazer, até onde minha voz possa chegar e quem eu quero ajudar. Quando a gente fala de política também, apesar de ser errado esse pensamento, sempre vem na cabeça aquele que quer ganhar algo daquilo que faz. E sendo bastante honesto, toda vez que me posiciono por algo que acredito, vem um monte de gente xingar, um monte de gente para de me seguir e dá uma dor de cabeça danada. Só que eu não ligo pra isso. Enquanto puder fazer algo para mudar meu país para melhor, eu vou estar aqui para colocar a boca no mundo e gritar mesmo.

> Richarlison, jogador do Tottenham e da Seleção Brasileira, em entrevista a Camilla Freitas para o uol.com.br/ecoa


Deu no Twitter |

Dizem que a França já sai ganhando de 1 a 0 no hino. @RodrigoBuenoTV

Do dicionário de porto-alegrês |

Catarina = O nascido em Santa Catarina. 
Usado só para homens.
Dar uma prensa = Constranger alguém a fazer algo que se deseja. "Botar o cara na parede."
Louco de especial = Algo muito bom. Compare com "louco de bom", "louco de faceiro". 
Já "louco de sem-vergonha"...

FONTE: Dicionário de Porto-Alegrês, de Luís Augusto Fischer (L&PM)



Balaio |

Todo feminismo acaba com o primeiro pneu furado. (autor desconhecido) *** Até 13 anos eu pensava que o meu nome era "cale-se". (Joe Namath) *** Quem empresta, adeus... (Barão de Itararé) *** Quando eu era pobre, chamavam-me de louco; agora que estou rico, sou excêntrico. (Arthur Jones) *** Não entendo como alguns escolhem o crime, quando há tantas maneiras legais de ser desonesto. (Al Capone)    



Imagem Richarlison: Assembleia Legislativa do Espírito Santo, CC BY 2.0 <https://creativecommons.org/licenses/by/2.0>, através da wiki Wikimedia Commons


Mais |

Nenhum comentário:

Postar um comentário