Faltam 10 dias para o trem
voltar aos trilhos.
Capitalismo e crise climática |
A civilização capitalista contemporânea está em crise. A acumulação ilimitada de capital, a mercantilização de tudo, a exploração implacável do trabalho e da natureza e a catástrofe ecológica daí resultante comprometem as bases de um futuro sustentável, pondo em perigo assim a própria existência da espécie humana. O sistema capitalista, uma máquina de crescimento econômico movida por combustíveis fósseis desde a Revolução Industrial, é responsável pelas mudanças climáticas e pela mais ampla crise ecológica do planeta. Sua lógica irracional de expansão e acumulação sem fim leva o planeta à beira do abismo.
> Michal Löwy, diretor de pesquisa do Centre Nationale de la Recherche Scientifique, em artigo publicado no saite https://aterraeredonda.com.br/
Secos & Molhados | Ouvido na TV: Pelé fez uma guerra parar, Maradona fez italianos torcerem contra a Itália e Messi, brasileiros torcerem pela Argentina. *** Minha mais antiga lembrança da Copa do Mundo tem a ver com a de 1962, quando contava com quase oito anos de idade. Acompanhavam-se os jogos pelo rádio. O nosso encontrava-se em cima do armário da cozinha. Lembro-me de uma partida do Brasil em que subi num banco para ouvir melhor, já que as transmissões radiofônicas à época careciam de uma sonoridade mais nítida. *** Às leitoras e leitores do blogue, meus votos de um Feliz Natal, junto a seus familiares e amigos!
Choro no dia da posse | Só sei que vou chorar muito no dia da posse [de Lula]. Será um choro de alegria, mas também a condensação de todo o tormento dos últimos quatro anos. Aposto que muitos de vocês vão chorar lágrimas de esperança, de vitórias, lágrimas de uma sociedade que passou por um calvário político e que conseguiu sobreviver, porque essas lágrimas também serão derramadas por todas as vítimas deste governo fascista e genocida que não estarão conosco para chorar ao ver Lula subir a rampa do Planalto.
> Esther Solano, doutora em Ciências Sociais, em sua coluna em CartaCapital de 21/dez/22
Do dicionário de porto-alegrês |
Esquentado = Cara irascível, "de pavio-curto".
Fruteira = Estabelecimento comercial onde se vendem frutas. Em outras regiões do país, frutaria, nas quais fruteira é o recipiente para guardar frutas.
Não deixar barato = Levar tudo "a ponta de faca".
FONTE: Dicionário de Porto-Alegrês, de Luís Augusto Fischer. Ed. L@PM
No país da impunidade | Na Argentina, 43 militares da mais alta patente e que atuaram no período da ditadura foram condenados à prisão perpétua. No Brasil, são nomes de ruas!
> Sérgio Malta, compositor, ator e jornalista
Deu no Twitter | Nem outro esporte é capaz de, numa mesma jornada, exibir suas duas faces de uma maneira tão descarada. O futebol sabe ser cruel, mas também construir uma história com final feliz. > Carlos Eduardo Mansur, jornalista esportivo
Por falar em, depois que o bilionário sul-africano Elion Musk comprou o Twitter e ter demitido a metade de seus funcionários, diga-se de passagem, alastraram-se pela plataforma mensagens antissemitas, que tiveram um aumento de 61%, ataques contra a comunidade LGBTQ+ (58%) e ofensas raciais (mais de 300%), segundo o Centro para Comunicação Estratégica da Montclair State University. É mole? (Fonte: CartaCapital de 21/fev/22)
Nenhum comentário:
Postar um comentário