24 novembro 2022

GAÚCHO da fronteira criou a camisa da Seleção | Um show de Pablo Milanés | "Filho, estou indo." | A quinta dose

 





Pablo Milanés |

A morte de Pablo Milanés, aos 79 anos, o grande compositor e intérprete da música popular cubana, me fez lembrar uma cara lembrança que tenho de viagens. Em 1988 participei de uma excursão a Cuba, a primeira em vez que cruzei a linha do Equador. Lembro-me de que já na primeira noite de estadia em Havana, para depois seguir viagem a outros locais no interior do país, tive a oportunidade, juntamente com parte de meu grupo de excursão, de assistir a um show gratuito de Pablo Milanés no Ginásio Municipal da cidade. Além de "Yolanda", seu grande sucesso até mesmo no Brasil, cantou "Cuba, qué lindo es Cuba", uma canção patriótica que encantou a mim e a todos os presentes, de maneira especial como não poderia deixar de ser.


"Filho, estou indo." |

Depois que meu pai sofreu um derrame, eu raras vezes sonhei com ele. Mas, na noite de 24 de outubro do ano passado, ele se despediu de mim em sonho. Disse: "Filho, estou indo." Eu respondi: "Está indo aonde, cara? Não vai, não." Mas ele apenas falava que "sim" e que estava tudo bem. Na manhã seguinte, quando acordei e peguei o celular, tinha várias chamadas da clínica onde meu pai estava internado. O estado dele havia piorado. Ele faleceu dois meses e meio depois.

> Homero Velho, cantor de ópera e professor de canto lírico na UFRJ, em seu texto A ópera e o hospício, publicado em Piauí de nov/22.


Um gaúcho da fronteira
criou a camisa da Seleção |

Pouca gente sabe (nem eu sabia), mas quem criou a atual camisa verde-amarela da Seleção foi o escritor e jornalista Aldyr Garcia Schlee (1934-2018), nascido em Jaguarão, RS, na fronteira entre Brasil e Uruguai. Depois do trauma de 1950, quando o Brasil perdeu a Copa jogando em casa, a antiga CBD (Confederação Brasileira de Desportos), associada ao jornal carioca Correio da Manhã, achou por bem promover um concurso para a criação de uma nova camisa para a Seleção, que envolveu mais de 300 participantes de todo o País. A camiseta proposta por Aldyr, então um jovem de 18 anos, foi a escolhida.

FONTE: Verde e amarelo, reportagem de André Constantin publicada em CartaCapital de 23/nov/22. /// https://pt.wikipedia.org/wiki/Aldyr_Schlee

A quinta dose |

É preciso inserir a quinta dose [da vacina contra a pandemia] no calendário nacional, por meio da aquisição da vacina bivalente (para cobrir BQ.1e outras variantes). Essa vacina ainda está em fase de autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), para as providências para a sua aquisição podem e devem ser tomadas desde já, evitando que se perca novamente tempo.

> Arthur Chioro, ex-ministro da Saúde, em sua coluna em CartaCapital de 23/nov/22


Deu no Twitter |

Bolsonaristas pedem intervenção alienígena 
em Porto Alegre. Intervenção Psiquiátrica Já!

> |José Simão. @jose_simao


Espirituosidades |

Ele é tão indeciso que sua cor favorita é o xadrez. *** Respeite a mulher do próximo. Principalmente se o próximo estiver muito próximo. *** (Oscar Levant) *** Hipocondria é a única doença que eu não tenho. (Idem) *** O que o mundo precisa é de mais gênios humildes. Hoje restam poucos de nós. (Ibidem) *** Se eu fosse um pouquinho mais humilde, seria perfeito. (Ted Turner)


Mais |

2 comentários:

  1. Textos ótimos sempre com muitas riqueza de conteúdo tbm não sabia muitas coisas que maravilha de leitura. Sempre esperando pela próxima edição.

    ResponderExcluir