Continuação da entrevista |
Fale-nos a respeito do Congresso da ILEI que está sendo realizado nesta semana.
De 23 a 30 de julho ocorrerá o VEKI-3 - estava programado para ser em Quebec, Canadá, o que seria o nosso 55º Congresso da ILEI, mas devido aos poucos inscritos será apenas virtual. No próximo ano, se tudo correr bem, será presencial na cidade de Massa, Itália. O tema do Congresso deste ano será: Esperanto na educação bilíngue e multilíngue. A língua oficial do evento é o Esperanto, mas nos dois últimos dias onde ocorrerá um simpósio aberto para professores de universidades interessados no tema teremos três línguas de trabalho: o Esperanto, o Francês e o Inglês, sendo que palestras nessas duas línguas nacionais serão vertidas para a língua internacional. Além das palestras e simpósio sobre o tema central, teremos outras palestras relacionadas ao ensino de línguas, debates, reunião dos representantes da Liga e concertos ao final de cada dia.
No dia 26/7 às 12h terei minha palestra sobre o ensino de Esperanto pelo Google Classroom e Google Meet onde devo mostrar como usar a plataforma baseado na minha experiência ministrando cursos online desde 2020 durante a pandemia.
As inscrições são gratuitas pelo formulário (https://forms.gle/BcFUQPyxrF8Hpnr4A) e todos poderão assistir pelo canal da UEA (https://www.youtube.com/UEAviva)
Gostaria que você comentasse sobre suas atividades como militante de cursos de esperanto pela internet.
Em 2020 quando entramos na quarentena um amigo me pediu para ministrar um curso virtual. Foi no mesmo momento em que a escola onde ensinava Química escolheu a plataforma Google Classroom e o Google Meet para ministrar aulas. Como muitos professores no Brasil, passamos a estudar e praticar a tecnologia que ainda não conhecíamos e eu aproveitei em dobro, pois tinha turmas pela escola durante 5 dias da semana e nos sábados pelo Esperanto.
Gostei tanto da experiência que já ministrei 3 turmas (do básico ao avançado) e este ano estou com nova turma básica para falantes de Português/Brasil (de abril a agosto 2022), aos sábados, pelo Google classroom. Esta última turma teve 106 inscritos. Destes 92 entraram na plataforma onde fica todo material de estudo, 63 participaram da primeira aula pelo Google Meet e atualmente permanecem nos estudos uma média de 25 pessoas de várias cidades brasileiras.
Mais |
Entrevista | Prof. Aristóphio Andrade Alves Fº, esperantista alagoano (Parte 1)
https://cesardorneles4.blogspot.com/2022/07/entrevista-prof-aristophio-andrade.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário