A guerra de Israel em Gaza e a inabilidade
do mundo em cessá-la é uma tragédia
para a humanidade e uma desgraça
para a civilização.
Xi Jinping, presidente da China
"O futuro da educação básica está ameaçado pela falta de professores. Ao menos 58% dos alunos de cursos de licenciatura, destinados à formação docente, abandonaram a universidade antes de receber o diploma, revela o Censo de Educação Superior de 2022, o mais recente levantamento sobre o tema divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, o Inep, vinculado ao Ministério da Educação", conforme matéria publicada na revista CartaCapital em janeiro (vide fonte).
As causas é do conhecimento de todos: desvalorização profissional, más condições de trabalho, muitas vezes extenuante, desrespeito. Em São Paulo, por exemplo, "as principais causas de afastamento de professores atualmente estão ligadas à estafa, burnout, síndrome do pânico, depressão e ansiedade". É mole? De acordo com a Constituição, os professores devem ser selecionados através de concursos públicos. Na realidade, mais de 60% deles no país exercem as atividades docentes por meio de contratos temporários, submetendo-se à situação de remunerações menores, menos direitos do que os concursados, sem plano de carreira.
Mas enfim, as novas gerações não estão a fim de se submeterem a serem explorados dessa forma. Vale lembrar um fato histórico: na América Espanhola, as primeiras universidades foram criadas no séc. 17. No Brasil? A primeira surgiu apenas em 1920: a Universidade do Rio de Janeiro, e mesmo assim porque um mandatário europeu iria visitar a cidade e ficaria mal se ele soubesse que não havia nenhuma universidade no Brasil. Isso diz algo, não é mesmo?
Fonte | Apagão de professores, reportagem de Mariana Serafina publicada em CartaCapital de 31/jan/24.
Rompimento com antigos
padrões de consciência |
Uma parte significativa da população do planeta logo entenderá, se isso é que já não aconteceu, que nossa espécie está diante de uma escolha radical: evoluir ou morrer. Uma porcentagem ainda relativamente pequena da humanidade - mas que cresce com rapidez - já está vivenciando o rompimento com os antigos padrões mentais egoicos e a emergência de uma nova dimensão de consciência.
> Eckhart Tolle, em Um mundo novo: o despertar de uma nova consciência (Sextante, 2007)
Vivemos, ao meu ver, uma era na qual temos supervalorização do técnico, com os jogadores [de futebol] a figurar apenas como cumpridores de ordens, isolados em sua individualidade, seguindo esquemas táticos rígidos que, de maneira geral, não lhes permite utilizar suas capacidades de criar.
> Afonsinho, em seu artigo O coletivo em crise, publicado em CartaCapital de 06/mar/24.
Língua |
E t i m o l o g i a s
Bíblia - Do grego biblíon, livro. O termo em sua origem tem a ver com Byblos, porto fenício no atual Líbano do qual saíam exportações de papiro, com o qual se faziam "livros", que nada mais eram do que rolos de papiros. Em grego, o plural de biblíon é biblía. Ora, que é a Bíblia? Um conjunto de livros escritos ao longo do tempo.
Fonte | A Casa da Mãe Joana, de Reinaldo Pimenta (Campus, 2002)
P o r t o - a l e g r ê s
Dormir com as galinhas - Ter o costume de dormir muito cedo.
Entrar na faca - submeter-se a uma cirurgia.
Enrolar - Enganar, protelar demasiadamente. "Ele tá me enrolando com essa história que vai me pagar até o fim do mês."
Fonte | Dicionário de Porto-Alegrês, de Luís Augusto Fischer (L&PM, 2022)
Não existe interesse por parte dos governos que o povo se eduque é uma vergonha o tratamento que os governos dão aos professores
ResponderExcluirGrande parte da sociedade só vai se dar conta do valor do professor quando esses já não existirem mais.
ResponderExcluirUma grande pena é não vermos outras pessoas defendendo os professores que largam suas carreiras ou procuram outras formações pois ninguém parece se preocupar com o que está a acontecer com as escolas e com a educação. Já é esperado que os políticos não façam nada pela educação pois é muito mais fácil de manipular o povo sem conhecimento.
Uma profissão tão bela(se não a mais bela),condenada pelos percalços das mais variadas ordens... Muito triste...
ResponderExcluir