Eles têm medo do amor, porque o amor cria um mundo que eles não podem controlar.
> George Orwell
1968: crianças "inimigas" no massacre de My Lai, Vietnã |
O massacre de My Lai, no Vietnã, em 16 de março de 1968, por soldados e oficiais dos EUA, teria resultado na morte de cerca de 500 pessoas desarmadas, muitas delas crianças - inclusive bebês -, suas mães e pessoas idosas. No total, a ocupação militar norte-americana no Vietnã teria causado a morte de 82 mil crianças vietnamitas, quantidade maior do que a de soldados dos EUA que morreram (58 mil). Não se sabe quantas milhares de crianças ficaram mutiladas por minas, granadas, tiros e queimaduras por napalm e bombas incendiárias.
> Milton Pomar, soldado em 1978, geógrafo, no artigo A vida dos soldados que matam e mutilam crianças "inimigas", publicado no saite sul21.com.br em 02/abr/24.
Sem essa de "poder moderador"! |
O artigo 2º da Constituição dispõe que são poderes independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário. Portanto seria um contrassenso nossa Constituição, que se inspirou no movimento constitucionalista antifascista, outorgar qualquer função moderadora às Forças Armadas, em detrimento dos poderes constituídos e do próprio Estado democrático e de Direito.
> Pedro Serrano, advogado e professor de Direito Constitucional da PUC de São Paulo, em seu artigo "Constituição e Forças Armadas" publicado em CartaCapital de 10/abr/24.
O golpe de 64 precisa ser
mais conhecido |
Sem dúvida, o conhecimento sobre o golpe [de 1964] ainda precisa ser ampliado, não apenas para que as novas gerações tenham a exata noção do que ele representou em termos de retrocessos para o país, como também para pôr fim às mentiras e falsificações remanescentes da chamada "história oficial", elaborada pelo golpismo com o objetivo de impugnar o ciclo de transformações em curso até 1964. Sessenta anos depois, certas ressonâncias deletérias da ditadura militar ainda podem ser identificadas em práticas autoritárias, medidas antissociais e ameaças à ordem democrática.
> Dênis de Moraes, escritor, jornalista e professor da UFF (Universidade Federal Fluminense), em entrevista ao saite https://www.extraclasse.org.br/ em 15/mar/24.
Língua |
E t i m o l o g i a s
Cacetinho = Pãozinho pequeno originariamente para fazer cachorro-quente. Sua origem remonta à Rue Cassete, em Paris, que no séc. 19 era famosa por suas padarias. Termo de origem portuguesa ainda muito usado no Rio Grande do Sul e na região de Salvador, Bahia. Por aqui o uso encontra-se em fase de extinção, sabe-se lá por quê...
Fonte | Por que o pão francês é chamado de cacetinho no Rio Grande do Sul? Matéria publicada em https://gauchazh.clicrbs.com.br em 18/set/20.
Porto-alegrês |
Goleira = O que no resto do país se chama de gol, meta, arco, baliza, cidadela.
Guaipeca = Cachorro de raça indefinida.
Veranear = Passar o verão. Veraneio = temporada de verão. "Veranear na praia."
Fonte | Dicionário de Porto-Alegrês, de Luís Augusto Fischer (L&PM, 2022)
Mais |
Assassinato de pessoas LGBTQUIA+ | Adivinhas de mineiro | Da costela de Adão | Miss Universo? Marmelada...
https://cesardorneles4.blogspot.com/2024/04/assassinatos-de-pessoas-lgbtquia.html
Ótimos artigos, principalmente sobre o Golpe de 64
ResponderExcluir