03 agosto 2023

RENNER: o time de fábrica campeão gaúcho de 1954 | Aprendemos com os erros? | Que dó, que dó! | A fome do menino



 

A arte é o espelho da pátria.

O país que não preserva seus valores culturais
jamais verá a imagem de sua própria alma.

Frédéric Chopin
__________________




Foto: Reprodução Renner Vive

futebol | Renner, o time de funcionários
de fábrica que foi campeão gaúcho

Em 1931 foi criado o time dos funcionários da fábrica A.J. Renner em Porto Alegre: o Grêmio Esportivo Renner. Durou até 1959, desativado em circunstâncias até hoje não muito bem esclarecidas. O fato é que como equipe profissional deixou sua marca na história do futebol gaúcho. Heroica foi sua façanha ao vencer o campeonato estadual em 1954, num desempenho espetacular: dezoito vitórias, quatro empates, 60 gols a favor e apenas 11 contra.

"Uma máquina de jogar futebol. Nunca houve nada parecido fora da hegemonia Gre-Nal em um Gauchão. Grêmio e Inter foram esmagados pelo talento e força física do escrete das camisetas listradas em vermelho e branco, calções pretos e meias cinzas."

escreveu o jornalista esportivo Diogo Olivier em sua coluna de jornal. O Renner chegou a ganhar outros títulos, como o Campeonato Citadino de Porto Alegre (1978 e 1954). Seu estádio Tiradentes, na av. Sertório, em Porto Alegre, com capacidade para 12 mil pessoas, lotava em dias de jogos. Dentre seus jogadores, destaca-se a figura de Ênio Andrade, que mais tarde como treinador viria a ser campeão brasileiro por três clubes diferentes: Coritiba, Grêmio e Internacional. Em novembro, pelo editora Libretos, será lançado um livro, ainda sem título, de autoria de Luís Carlos Macchi, que contará a história do time.

fonte O cometa eterno, artigo de Diogo Olivier,
publicado em sua coluna em Zero Hora de 29-30/jul/23

https://pt.wikipedia.org/wiki/Gr%C3%AAmio_Esportivo_Renner



ideias | Cabeças Pensantes

Aprendemos com os erros? | Toda vida é composta por erros e acertos, por dores e delícias. A maioria das pessoas acredita piamente que aprende com os erros. Cautela com isso. Na minha opinião, aprendemos é com a correção dos erros; se aprendêssemos com os erros, o melhor método pedagógico seria errar bastante.

> Mario Sergio Cortella, em O melhor de Cortella: Trilhas do pensar ideias, frases e inspirações (Planeta)


Que dó, que dó! | Ora, ora... Então o grande economista e ex-superministro do inelegível perdeu quase 5 milhões com a queda do dólar? Comprovando a teoria em relação às motivações de Paulo Guedes para manter o dólar nas alturas durante o governo anterior. Ele lucrou em cima da fome do povo.

> Leonel Radde, deputado estadual gaúcho (PT)




literárias | Fome

Eles acharam que você passava fome, porque era magro demais. Então a supervisora da escola te trouxe umas bolachas Maria e um copo de leite com alguma coisa que lembrava sabor de morango. Pessoas brancas nunca pensam que um menino negro e pobre possa ter outros problemas além da fome e das drogas.

> Jeferson Tenório, em seu livro O Avesso da Pele (p. 83) (Companhia das Letras)


Mais |

BARBIE | Suicídios em nome da Salvação | A primeira eleição no Brasil | Porto-alegrês: frigider da "Frigidaire"





3 comentários:

  1. Anônimo16:52

    Muito bom

    ResponderExcluir
  2. Anônimo17:05

    Parabéns , conteúdos super interessante e de aprendizado. Pois nem imaginava que um time de loja pudesse ir tão longe e ser campeão gaúcho.

    ResponderExcluir
  3. Errar bastante!! levaria ao acerto??

    ResponderExcluir