Nenhum ser humano pode ver e entender
no outro o que ele próprio não viveu.
Hermann Hesse
_______________
Adeli Sell* em artigo recente no saite Sul21 discorre sobre a escravidão contemporânea, citando alguns casos que ocorreram no Brasil recentemente, sem deixar de salientar que o fenômeno também é perceptível em outras partes do mundo, como não poderia deixar de ser. Uma empregada trabalhava há 35 anos pela comida. Um desembargador mantinha uma pessoa muda em regime de escravidão. Em Uruguaiana, "trabalho desumano na produção de sementes para uma transnacional", bolivianos submetidos a trabalho escravo em São Paulo. De passagem relembra ainda, como não poderia deixar de ser, o drama de 207 trabalhadores baianos em Caxias do Sul, que veio à tona tempos atrás. Na esfera internacional, apenas como exemplo, menciona caso ocorrido em Portugal com imigrantes do Sri Lanka, os quais viviam em situação de escravidão. "Lá vivem assim", argumentou o empregador criminoso.
* Professor, escritor e bacharel em Direito
Secos & Molhados |
Estão programadas 700 sessões de autógrafos para a 69ª Feira do Livro de Porto Alegre (27/out-15/nov/23) *** Em 2022 no Brasil morreram 47.508 pessoas por assassinato. O acumulado entre 2012 e 2022 está em 606.104 mortos. Em 2022 foram registrados 74.930 casos de estupros. 60% das vítimas tinham até 13 anos de idade *** Veterinários dos EUA criaram uma injeção que permite castrar gatas sem cirurgia. *** O inglês é falado como língua nativa por 4,7% da população mundial e 55,6% das pessoas que usam a internet. Já o português conta com 2,9% de falantes nativos e 2,3% em relação à internet. *** Os cinco saites mais visitados no mundo são pela ordem: Google, YouTube, Facebook, Twitter/X e Instagram. A Wikipédia encontra-se na 7ª colocação, o WhatsApp na 9ª e o TikTok na 15ª. Fonte: Visual Capitalist e Similar Web (mai/23). O Hinduísmo, com 1,3 bilhão de seguidores, provavelmente a religião mais antiga do mundo, tem suas particularidades: sem livro fundamental, autoridade máxima ou um líder que a tenha fundado. Suas vertentes podem ter um caráter monoteísta, politeísta e mesmo ateias, já que muitas vezes é visto apenas como um estilo de vida.
A atribuição das polícias é proteger os cidadãos. (...) A militarização de nossas polícias tem, como efeito nada secundário, o fato de produzir homens para guerrear contra... o próprio povo. O pretexto é sempre o mesmo: alega-se "resistência seguida de morte". Não importa se a pessoa assassinada estivesse desarmada. Aliás, um dos procedimentos que tentam justificar o tal "ato de resistência" consiste em colocar arma na mão do defunto para forjar um inexistente confronto.
> Maria Rita Kehl, psicanalista e escritora, em seu artigo Inimigo interno, publicado em CartaCapital de 30/ago/23.
Beberrões de café |
A Finlândia é campeã mundial em matéria de consumo de café. Anualmente cada finlandês consome em média 12,1 kg do produto, o que equivale a 8 xícaras por dia. Atribui-se o fato ao rigor do inverno. Em Helsinki, entre dezembro e janeiro, só amanhece às 9h30 da manhã. Noruega e Islândia estão em segunda e terceira posição respectivamente. Segundo se diz, beber café e não chá, como os russos, que dominaram o país de 1809 a 1917, contribuiu para distanciar-se dos hábitos do invasor e é outra explicação para a popularidade da bebida até hoje.
fonte Guia visual do café, matéria de Rafael Battaglia publicada em Superinteressante de jul/23
Mais |
Parabéns para o nosso escritor com inovação no formato de colocação de suas postagens. Cem Ideias sempre inovador e trazendo conteúdos para a reflexão.
ResponderExcluirParabéns!s Um excelente artigo.
ResponderExcluir