14 junho 2023

ERASTÓTENES calculou a circunferência da Terra | Menosprezo pela menstruação | Analfabetismo geográfico. E mais.

 



Bárbaros! Ideias não se matam.
Francisco Sarmiento
___________________




ciência | O grego Erastótenes
calculou a circunferência da Terra

Erastótenes de Cirene, nascido em 276 a.C e morto em Alexandria em194 a.C., foi um matemático, gramático, poeta, geógrafo e bibliotecário grego. É considerado o fundador da disciplina de geografia, sendo que os termos geografia e geógrafo são de sua autoria. Tendo conhecimento de que em 21 de junho (solstício de verão no hemisfério norte), o sol encontrava-se "diretamente acima de Siene [na Líbia] fazendo com que não houvesse sombras ao meio-dia" e que em Alexandria, no Egito, o sol achava-se a um ângulo de 7,2 graus, formando sombras, percebeu que essa diferença era uma fração da circunferência do planeta, já que admitia a ideia de que a Terra fosse redonda. 

Isso explicaria a ausência de sombra num lugar e não no outro. Levando em conta a distância entre as duas cidades e o fato de que localizavam-se praticamente no mesmo meridiano, calculou, com base em conhecimentos matemáticos que já havia na época, que a Terra deveria ter uma circunferência correspondente hoje a 39.700 km, uma medida bastante próxima da realidade. 


O mundo segundo mapa feito por Erastótenes 
em reconstrução do séc.19

fonte https://www.pensarcontemporaneo.com/como-um-sabio-calculou-a-circunferencia-da-terra/ *** https://pt.wikipedia.org/wiki/Erastótenes

mapa  Edward Bunbury, Public domain, através da wiki Wikimedia Commons


preconceitos | Menosprezo 
pela menstruação

Em muitas culturas e religiões, a menstruação é ligada à ideia de impureza. Segundo o Velho Testamento, a mulher permanecer sete dias impura; para os muçulmanos, ela não pode jejuar; em certas regiões do Nepal e da China, as meninas ao menstruar devem ser mantidas num cômodo de pau-a-pique fora de casa. (...) Em meu curso de medicina não havia uma aula sequer sobre menstruação. Cinquenta anos mais tarde, o descaso é o mesmo.

> Drauzio Varella, em seu artigo Agruras menstruais, reproduzido em Zero Hora de 10-11/jun/23


diversas | Secos & Molhados

mais antigo dicionário de que se tem conhecimento é o de Hou Chin, publicado na China em 150 a.C. No Brasil, o primeiro amansa-burro surgiu em 1789: o Dicionário da Língua Portuguesa, de Antônio Morais Silva. *** O clipe foi patenteado em 1900 pelo norueguês Johann Waaler. *** Santos Dumont queria ter um relógio para conferir seu tempo de voo, mas sem a necessidade de ter que tirá-lo do bolso. A seu pedido, o francês Joseph Cartier (1907) inventou o relógio de bolso.



ignorância | Analfabetismo geográfico

O desconhecimento dos norte-americanos por geografia mundial chega às raias do absurdo a ponto de em 1970 ter surgido no o país a expressão "analfabetismo geográfico" para designar o grande desconhecimento da população em relação a outros países, em termos de localização geográfica, idioma ou nome da capital de até mesmo de países de maior destaque, como é o caso do Brasil. Para muitos, a capital do país é Buenos Aires e o idioma que o brasileiro fala é o espanhol. Exemplo recente no que toca a pessoas mais conhecidas: dezembro passado, Joey Ramone, da banda Ramones, se no Rio de Janeiro também estava frio como em Nova York. 

Figuras de destaque do futebol brasileiro também deram suas gafes a respeito ao longo do tempo. Claudiomiro, ex-jogador do Internacional, ídolo da torcida, certa vez quando a delegação do clube chegou a Belém do Pará para uma partida de futebol, declarou: "Tenho o maior orgulho de jogar na terra onde Jesus Cristo nasceu." Denílson, quando jogava no São Paulo, diante da sugestão de seus colegas de clube para passarem as férias em Cancún, no México, exclamou: "Pô, fazer o quê em Cancún? Eu quero praia." Amaral, ex-jogador da Seleção, numa entrevista ao vivo para o Jornal Nacional, respondeu sobre o que achava do apartheid na África do Sul: "Se ele [o Apartheid] é um jogador perigoso, vou fazer a marcação dele."

fonte O analfabetismo geográfico, artigo de Francisco Fernandes Ladeira, doutorando em geografia pela Unicamp, em artigo publicado em 10/jun/23 no saite www.aterraeredonda.com.br.


Mais |

Nenhum comentário:

Postar um comentário