05 junho 2023

A CHINA e as big techs | "Macaco pedófilo" | Vida: dádiva e fardo | "facada", "figuraça", "gritedo", "índio"

 



Nenhuma ordem opressiva
poderia permitir os oprimidos
fazer a pergunta: Por quê?

Paulo Freire
____________




internet | A China e as big techs

No mundo inteiro há restrição à internet, não só na China. Nós, aqui, trabalhamos 24 horas por dia para o Twitter, para o Google, a Meta. E todos sabem no Ocidente que as big techs se transformaram em instrumento de desestabilização de sociedades. Eu coloco a pergunta: por que a China tem de se dar o direito de ser desestabilizada como foi o Brasil, o Irã, por conta de uma liberdade de acesso à internet? A restrição da China não é à internet. É às big techs, que não são chinesas. (...) E Mark Zuckerberg (dona da Meta) já confessou que trabalha para o governo americano.

> Elias Khalil Jobbour, professor e escritor, em entrevista ao jornal Zero Hora de 03-04/jun. Designado por Dilma Roussef para ser diretor do Banco do Brics. Autor do livro China: o Socialismo do séc. XXI.



justiça | "Macaco pedófilo"

Farmacologista que chamou Caetanos Veloso nas redes sociais de macaco pedófilo foi condenada a pagar 38 mil reais por danos morais ao cantor e compositor. O juiz, da 39ª Vara Cível do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, estipulou um prazo de 15 dias o pagamento da indenização. A alegação da ré foi a de que não pretendia ofendê-lo. Sei.

fonte Mulher que chamou Caetano Veloso de "macaco pedófilo" é condenada a pagar R$ 38 mil, matéria publicada no saite Brasil 247 em 03/jun/23.


ideias | Vida: dádiva e fardo

Às vezes me sinto esmagado pelo amor à vida. Que beleza, que harmonia, que unidade profunda, que complementariedade e solidariedade entre os seres vivos! Às vezes me sinto esmagado pela crueldade da vida, pela necessidade de matar para viver, por sua energia destruidora, seus conflitos, sempre com o triunfo da morte. Depois consigo reunir, manter, ligar indissoluvelmente as duas verdades contrárias. A vida é dádiva e fardo, a vida é maravilhosa e terrível.

> Edgar Morin, no livro Lições de um século de vida. (Bertrand Russel)


língua | Do dicionário de porto-alegrês

facada = pedido de dinheiro emprestado, muitas vezes de natureza extorsiva.

figuraça = Termo para elogiar alguém, homem ou mulher.

gritedo = gritaria

índio = Na cultura gauchesca, tem o sentido de homem, sujeito em geral. Muitas vezes, acompanhado por velho: "E aí, como é que vai, índio velho?"

fonte Dicionário de Porto-Alegrês, de Luís Augusto Fischer (L&PM)


Mais |

REDES SOCIAIS: crianças e jovens viciados | Uber e retrocesso | EUA: A métrica do sucesso na vida | Espirituosidades

https://cesardorneles4.blogspot.com/2023/06/redes-sociais-criancas-e-jovens.html



Nenhum comentário:

Postar um comentário