08 junho 2023

A AMEAÇA da Inteligência Artificial | Os primeiros goleiros | Mais mulher do que você | A origem do papel higiênico

 




A impiedade do mundo é abominável.

Georg Fischer
______________


tecnologia | A ameaça 
da Inteligência Artificial

No último dia 30, um grupo de especialistas em tecnologia do mundo inteiro alertou para a ameaça que representa o uso da Inteligência Artificial para os destinos da humanidade, que foi comparada a uma pandemia ou a uma guerra nuclear. Para isso, valeram-se de uma declaração que foi assinada por executivos e acadêmicos. Segundo ela, sem uma séria regulamentação, a tecnologia em desenvolvimento "afetará de forma significativa os mercados de trabalho, prejudicará a saúde de milhões de seres humanos e transformará em armas a desinformação, a discriminação e a falsificação de identidades". 

fonte CartaCapital de 07/jun/23



esportes | Os primeiros goleiros

Em 1863 foram criadas na Inglaterra as primeiras regras do futebol moderno. Havia regras sobre o uso das mãos, mas nenhuma referência ao goleiro. Na verdade qualquer jogador poderia atuar em tal posição. Em 1872, mudança nas regras: agora apenas um único jogador poderia usar as mãos. Surgia o goleiro. Em 1878 criou-se um semicírculo de proteção ao goleiro. Nesse espaço, o goleiro não poderia ser tocado mais por nenhum jogador adversário. Fim às trombadas e encontrões que recebia. Outras regras surgiriam com o tempo.


diversas | Secos & Molhados

Enquete no Face: "Qual a frase dita por sua mãe na sua infância que você jamais esqueceu?" Respondi: "Seca bem os ouvidos!" *** O primeiro livro impresso conhecido é uma cópia do Diamond Sutra (discursos de Buda), de 868, feito na China. Cada letra foi entalhada em bloquinhos de madeira para se fazer a impressão. (Guia das Invenções, suplemento da revista Galileu) *** Acaso o distinto leitor ou a estimada leitora sabe a origem do papel higiênico? Pelo sim, pelo não, vamos a ela. Esse produto de primeira necessidade foi criado por Joseph Gayetty (1857) em folhas separadas. Não caiu no gosto do público. As pessoas continuaram a usar folhas de jornal, o que, convenhamos davam a elas uma utilidade indiscutível. Até que em 1879, um tal de Walter-Alcock, britânico, inventou o rolo de folhas, que caiu no agrado do consumidor. (Guia das Invenções)

literárias | Mais mulher do que você

"Só falta dizer que a culpa de você ter se tornado isso aí é minha", disse, levantando o queixo, com presunção sem ocultar seu desprezo. "Isso aqui não é culpa de ninguém. Se você sente culpa de alguma coisa, que não seja por mim. Eu ainda era o Carlos, o Carlinhos, e já sabia que não era um menino. Queria ser como minha mãe. Poderosa, livre." "Mulher", completou Lígia. "Pois é. Consegui ser mais mulher do que você."

> Martha Medeiros, em seu romance A claridade lá fora (L&PM)


Mais |




Um comentário: