19 junho 2023

ESPANHA & racismo | Delírio humano de poder | O mirandês | Mundo equilibrado e pacífico x competição

 




Eu quero seguir isso por todos aqueles jovens,
por todas aquelas pessoas que sofrem 
e não têm a voz que eu tenho.

Vinícius Jr.
___________


preconceito | Espanha & racismo

Foi na Espanha onde ocorreu o debate se os povos originários poderiam ser considerados humanos ou não. Se fosse considerados humanos, a dominação das Américas não seria legítima. A construção do arcabouço ideológico que justificou a escravização dos negros também foi feita principalmente na Espanha. E isso não se discute aqui. Isso significa que a Espanha não se propõe a estabelecer um marco político e jurídico para enfrentar de verdade as consequências do racismo.

> Yeison Garcia, cientista político e ativista do movimento negro colombiano

fonte Dedo na ferida, reportagem de Rodrigo Oliveira publicada no jornal Zero Hora de 17-18 de junho


natureza | Delírio humano de poder

Quando as forças da natureza se desencadeiam furiosamente, segundo suas leis, é de ver como a humanidade reage e tenta se proteger. Os seres humanos há muito desafiam o meio ambiente. Faz parte da ideologia moderna cartesiana pensar que o Homem é senhor da natureza, podendo se submeter aos seus desígnios. Sombria ilusão do antropoceno, o delírio humano de poder. (...) Quanta incúria dos poderes, quanto desleixo, quanta negligência, quanta falta de cuidado pelo simples fato de que interesses econômicos se sobrepõem a interesses humanitários. (fragmento)

> Juremir Machado da Sila, jornalista e escritor, em sua crônica Coração das Chuvas, publicada no saite Matinal Jornalismo em 20/jun/23.


diversas | Secos & Molhados

Levantamento feito por pesquisadores da UFRGS e Unisinos apontam a existência de 5.788 moradores de rua em Porto Alegre, índice bem maior do que aquele divulgado pela prefeitura, que estaria reduzindo o número para reduzir investimentos em assistência. >>> O mirandês é uma língua neolatina falada no nordeste de Portugal, na região de fronteira com a Espanha, e existe bem antes da formação do país. Calcula-se que possua entre 5 mil e 10 mil falantes, mas acredita-se que esteja em fase de extinção, em função de pressões por parte dos meios de comunicação, da escola e da empregabilidade em função do português.

ideias | Cabeças pensantes

Como é que qualquer pessoa no seu perfeito juízo pode pensar que um mundo equilibrado, pacífico, sustentável e produtivo alguma vez poderá sair da competição, ou seja, uma guerra aberta desde indivíduos a competir uns contra os outros para o trabalho das empresas, que lutam umas contra as outras pela quota de mercado, até os governos que competem uns contra os outros pelo domínio econômico global?

> Peter Joseph, músico, diretor de cinema, 
escritor e ativista norte-americano


Mais | 





Nenhum comentário:

Postar um comentário