29 maio 2023

VINICIUS JR. não se cala | Trabalho infantil nos EUA | A colheita do trigo | "Bárbaro", "fofoca", "obelisco"




O desejo é metade da vida;
a indiferença, metade da morte.

Kalil Gibran
____________




literárias | A colheita do trigo

Os peões e os escravos da estância eram engrossados pelos homens contratados, aquela gente perdida, todos alegres e faceiros com a novidade, que não paravam de falar, dando risadas e fingindo brigas que eram logo contidas pelo capataz. Além destes, haviam o índios fugidios das Missões dos padres, sérios, reunidos ao fundo, e comandados por um maioral que usava uma grande cruz ao pescoço. (...) Estes não vinham por dinheiro, contentavam-se com a comida e a paga de um poncho.

> Luiz Antonio de Assis Brasil, em seu livro As Virtudes da Casa (Mercado Aberto)




racismo | Vini não se cala

O enorme talento de Vinicius Júnior parece enfurecer ainda mais os racistas. É como se dissessem que não podem tolerar tanto brilho e competência num corpo negro. A Europa colonialista, que introduziu a escravidão negra na América, continua a secretar ódio aos pretos, como se quisesse retomar a sua idade de ouro, quando traficava escravos, explorava seus corpos e suas almas, torturava e matava sem o menor arrependimento. Vini não se cala.

> Juremir Machado da Silva, jornalista e escritor, em sua crônica Vini Junior e o racismo na Espanha, publicada no saite Matinal Jornalismo em 24/mai.23


neoliberalismo | Cresce o trabalho 
infantil nos EUA

Reportagem da Folha de São Paulo de 21/mai/23 aponta para o crescimento do trabalho infantil nos Estados Unidos, no qual crianças filhas de imigrantes são as mais atingidas. Numa loja do McDonald's de Louisville, a título de exemplo, pois afinal de contas outras empresas estão envolvidas, duas crianças de dez anos de idade ficavam à disposição dos clientes até as 2h da manhã. Além disso limpavam o salão, atendiam os clientes pela janela do drive-thru, cuidavam do caixa e uma delas encarregava-se de frituras. Sequer ganhavam algum salário. Provavelmente trabalhavam pela comida, creio eu.

No início do mês, uma batida do Departamento de Trabalho do país, "flagrou 305 crianças e adolescentes trabalhando em violações às leis americanas em 62 lojas do McDonalds". Segundo estatísticas do próprio departamento, no ano fiscal de 2022 foram registrados 3.876 casos de menores envolvidos nessa situação. E o número cresce de ano para ano. No mesmo período, dados levantados pelo departamento registram a entrada ilegal no país de 153 mil menores de idade desacompanhados de suas famílias.


língua | Etimológicas

bárbaro - Do grego barbaro, com o significado de estrangeiroestranhoignorante. Provavelmente o termo teria surgido da onopatopeia bar bar, referência às pessoas que não falavam grego.

fofoca - De possível origem banta, referente a um determinado grupo de línguas africanas. Em quimbundo, fuka tem o sentido de revolver, remexer.

obelisco - Do grego obeliskos = espetinho. Segundo se diz, o termo era usado para referir-se com desdém aos colossais monumentos egípcios. Esses gregos...

fonte https://www.dicionarioetimologico.com.br


Mais |

OS DEUSES dos outros | Algo de errado no modo de vida dominante | Maravilhas do português | O pior dos livros

https://cesardorneles4.blogspot.com/2023/05/lingua-etimologicas-barbaro-do-grego.html


Um comentário:

  1. Cem Ideias sempre polêmico com temas importantes para a reflexão. Parabéns por seu belo trabalho .

    ResponderExcluir