29 maio 2023

VINICIUS JR. não se cala | Trabalho infantil nos EUA | A colheita do trigo | "Bárbaro", "fofoca", "obelisco"




O desejo é metade da vida;
a indiferença, metade da morte.

Kalil Gibran
____________




literárias | A colheita do trigo

Os peões e os escravos da estância eram engrossados pelos homens contratados, aquela gente perdida, todos alegres e faceiros com a novidade, que não paravam de falar, dando risadas e fingindo brigas que eram logo contidas pelo capataz. Além destes, haviam o índios fugidios das Missões dos padres, sérios, reunidos ao fundo, e comandados por um maioral que usava uma grande cruz ao pescoço. (...) Estes não vinham por dinheiro, contentavam-se com a comida e a paga de um poncho.

> Luiz Antonio de Assis Brasil, em seu livro As Virtudes da Casa (Mercado Aberto)




racismo | Vini não se cala

O enorme talento de Vinicius Júnior parece enfurecer ainda mais os racistas. É como se dissessem que não podem tolerar tanto brilho e competência num corpo negro. A Europa colonialista, que introduziu a escravidão negra na América, continua a secretar ódio aos pretos, como se quisesse retomar a sua idade de ouro, quando traficava escravos, explorava seus corpos e suas almas, torturava e matava sem o menor arrependimento. Vini não se cala.

> Juremir Machado da Silva, jornalista e escritor, em sua crônica Vini Junior e o racismo na Espanha, publicada no saite Matinal Jornalismo em 24/mai.23


neoliberalismo | Cresce o trabalho 
infantil nos EUA

Reportagem da Folha de São Paulo de 21/mai/23 aponta para o crescimento do trabalho infantil nos Estados Unidos, no qual crianças filhas de imigrantes são as mais atingidas. Numa loja do McDonald's de Louisville, a título de exemplo, pois afinal de contas outras empresas estão envolvidas, duas crianças de dez anos de idade ficavam à disposição dos clientes até as 2h da manhã. Além disso limpavam o salão, atendiam os clientes pela janela do drive-thru, cuidavam do caixa e uma delas encarregava-se de frituras. Sequer ganhavam algum salário. Provavelmente trabalhavam pela comida, creio eu.

No início do mês, uma batida do Departamento de Trabalho do país, "flagrou 305 crianças e adolescentes trabalhando em violações às leis americanas em 62 lojas do McDonalds". Segundo estatísticas do próprio departamento, no ano fiscal de 2022 foram registrados 3.876 casos de menores envolvidos nessa situação. E o número cresce de ano para ano. No mesmo período, dados levantados pelo departamento registram a entrada ilegal no país de 153 mil menores de idade desacompanhados de suas famílias.


língua | Etimológicas

bárbaro - Do grego barbaro, com o significado de estrangeiroestranhoignorante. Provavelmente o termo teria surgido da onopatopeia bar bar, referência às pessoas que não falavam grego.

fofoca - De possível origem banta, referente a um determinado grupo de línguas africanas. Em quimbundo, fuka tem o sentido de revolver, remexer.

obelisco - Do grego obeliskos = espetinho. Segundo se diz, o termo era usado para referir-se com desdém aos colossais monumentos egípcios. Esses gregos...

fonte https://www.dicionarioetimologico.com.br


Mais |

OS DEUSES dos outros | Algo de errado no modo de vida dominante | Maravilhas do português | O pior dos livros

https://cesardorneles4.blogspot.com/2023/05/lingua-etimologicas-barbaro-do-grego.html


25 maio 2023

OS DEUSES dos outros | Algo de errado no modo de vida dominante | Maravilhas do português | O pior dos livros




Na gestão pública, a roda é quadrada.

Afonso Romano
_______________




Thoth, deus egípcio da Sabedoria

história | Os deuses dos outros

Quando um pagão descobria que um povo longínquo adorava deuses que lhe eram desconhecidos, não se preocupava com a questão de saber se esses deuses eram verdadeiros ou falsos: contentava-se com essa informação "objetiva". Para ele os deuses dos outros eram deuses desconhecidos dele que talvez fosse bom importar, assim como se aclimatavam em seu país úteis plantas exóticas; ou até achavam que os deuses eram por toda a parte os mesmos sob nomes diferentes.

> Paul Veyne, em seu livro Quando nosso mundo se tornou cristão (Civilização Brasileira)

sociedade | Algo de errado 
no modo de vida dominante

A maior evidência  de que há algo profundamente errado com o modo de vida dominante é um dado dos Estados Unidos. Para um jovem de 18 anos, do sexo masculino, a possibilidade de morrer antes dos 50 anos é maior nos Estados Unidos do que em Bangladesh. A causa disso é caracterizada pelos pesquisadores como "morte pelo desespero". Ou seja, está ligada ao abuso de opioides e outras drogas, doenças do fígado provocadas pelo álcool e suicídio.
 
> Eduardo Giannetti, economista, em entrevista para o caderno Revista Fronteiras do Pensamento, em Zero Hora de 20-21/mai/23




diversas | Secos & Molhados

Manchete de capa do Marca, o principal jornal esportivo da Espanha, após a abominável manifestação racista sofrida pelo jogador brasileiro Vinícius Jr. recentemente: Não é suficiente não ser racistas, há que ser antirracistas.

*** "Continue gazeteando a escola para jogar bola o dia inteiro e você vai ver onde a sua vida vai acabar", disse certa vez a mãe do ex-jogador Romário para ele. 

*** Em São Paulo, ano passado, houve uma queda de 80,2% no número de adolescentes mortos em confronto com a polícia graças ao uso de câmeras nos uniformes, segundo levantamento feito pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, em parceria com o Unicef. (fonte: CartaCapital) 

*** "Uma das maravilhas do português falado é já = agora e já-já = daqui a pouco. Por outro lado, agora = agora, mas agorinha = há pouco tempo." (Guilherme Kroll)




espirituosidades | O que eles disseram

Até o pior dos livros tem uma página boa. A última. (John James Osborne) >>> Um pessimista é alguém que olha dos dois lados antes de atravessar uma rua de mão única. (Laurence J. Peter) >>> Chato: uma pessoa que fala enquanto você quer que ela ouça. (Abrose Bierce) >>> O único homem que realmente não pode viver sem mulheres é o ginecologista. (Arthur Schopenhauer) >>> "Pai, é verdade que em alguns países orientais o homem não conhece sua esposa até se casar com ela?" "É... aqui também é assim, filho!!!"



21 maio 2023

NOVA CARTEIRA de identidade | Comunismo x Ego | Meio-ambiente: bem coletivo | "Quedê-le ele?"


Alguma coisa tem que ser feita 

pela humanidade sem visar lucro.


Albert Sabin

_____________


documentos | A nova carteira de identidade

A nova carteira de identidade apresentará as seguintes mudanças:

1. Não haverá mais distinção entre nome social e nome do registro civil. O primeiro refere-se àquele nome com o qual deseja ser identificado e tratado na sociedade.

2. Será impressa sem o campo referente ao sexo da pessoa.

3. Na nova Carteira de Identidade Nacional, o CPF será o único número válido no território nacional. A mudança já está apta a ser efetuada em 12 estados, dentre eles o Rio Grande do Sul.

4. Contará com um QR Code, o que permitirá identificar a autenticidade do documento, bem como saber por meio de smarphones se foi furtado ou extraviado.

5. Terá ainda um código chamado MRZ, o mesmo usado em passaportes, que a tornará ainda um documento de viagem.

fonte Nova carteira de identidade será emitida sem informação sobre sexo, matéria publicada no saite Sul21 em 19/mai/23.


espiritualidade | Comunismo x ego

A história do comunismo, inspirada originalmente por ideais nobres, ilustra com clareza o que acontece quando as pessoas tentam alterar a realidade externa - no caso, criar um novo mundo - sem realizar nenhuma modificação prévia essencial na sua realidade interior, no seu estado de consciência. Elas fazem planos sem levar em conta o "modelo" de distúrbio que todo ser humano traz dentro de si: o ego.

> Eckhart Tolle, escritor e conferencista alemão, em seu livro Um Novo Mundo: o despertar de uma nova consciência (Sextante)




meio-ambiente | Um bem de todos

O meio-ambiente é um bem coletivo, patrimônio de toda a humanidade. Aquele que possui uma parte dele é somente para administrá-la em benefício de todos. Se não o fazemos, carregamos na consciência o peso de negarmos a existência dos outros. 

> Papa Francisco, em sua encíclica Laudato si' (Louvado seja) (2015).

língua | Do dicionário de porto-alegrês

Molhaçada = Água esparramada em local não habitual.

Quedê-le? = Na língua falada pelo povo, o mesmo que quedê, cadê. Apenas se acrescenta um -le por influência do espanhol platino. Quedê-le ele? também é de uso.

Que tal? = Expressão de saudação. Como vão as coisas?

                                                                                        

18 maio 2023

ECONOMIA baseada no egoísmo | Eleições em Águaclara | O sonho de Borges | O horário de Brasília

 




Um bom começo
é a metade.

Aristóteles
__________



literárias
 | Eleições em Águaclara

Relendo Bacia das Almas, do escritor gaúcho Luiz Antônio de Assis Brasil (1981), meu preferido, em mais um de seus romances históricos, este ambientado em uma cidadezinha fictícia nas primeiras décadas do séc. 20, em plena época entre os mandos e desmandos da geração castilhista e borgista no poder, o Integralismo de Plínio Salgado e o Estado Novo de Getúlio Vargas. Eis um pequeno fragmento da obra a título de ilustração:

"Anda logo, vai buscar um auto de praça", Trajano gritava, "temos que impedir que os assisistas* cheguem na urna pra votar, temos que ir escorar eles na ponte do Piri-piri rápido." A votação naquele dia estava ferrenha, se duelavam nas esquinas; os borgistas**, donos da situação. Trajano, de intendente, mandou que os correligionários votassem uma, duas, três vezes para valorizar bem o voto, mas não podia deixar que um grupo grande de assisistas do Laranjal cruzasse a ponte, porque se botavam o pé na comarca não dava pra impedir mais."

* assisistas - Partidários de Joaquim Francisco de Assis Brasil (1857-1938). Fundador do Partido Republicano Democrático (1908) e o Partido Libertador (1928), apoiou Getúlio Vargas em sua ascensão ao poder. Também conhecidos como maragatos.

** borgistas - Partidários de Antônio Augusto Borges de Medeiros (1863-1961). Político gaúcho, líder do Partido Republicano Rio-grandense, governou o estado por 25 anos e foi fiel aos ideais positivistas, como seu antecessor Júlio de Castilhos. Conhecidos como chimangos.



neoliberalismo | Uma economia 
baseada no egoísmo

A mundialização do capitalismo, como modo de produção e sua expressão política, o neoliberalismo mostrou as consequências perversas da ética capitalista: seus eixos estruturantes são o lucro ilimitado, (...) a concorrência desenfreada, o assalto aos bens e serviços da natureza, a flexibilização das leis e a redução mínima do Estado em sua função de garantir uma sociedade equilibrada. Tal ética é altamente conflitiva porque não conhece a solidariedade, mas a concorrência que faz de todos adversários, senão inimigos a serem vencidos.



diversas | Secos & Molhados

Conta-se que certa vez Jorge Luis Borges teria dito que havia sonhado com Franz Kafka e este em sonho tinha lhe passado um poema chamado Ein Traum (Um sonho). Para Borges, o escritor da antiga Boêmia (na atual República Tcheca), era seu verdadeiro autor. *** Para os mandarins da grande imprensa, a autonomia do Banco Central merece mais atenção do que a tragédia do 8 de janeiro, dia infame na história do País. *** Estudo realizado por pesquisadores britânicos em 2009 apontaram o basco como a língua mais difícil de aprender, em função de sua estrutura e do complicado sistema de prefixos e sufixos.




espirituosidades | O que eles disseram

Quanto mais conheço os homens, mais gosto das mulheres. (Barão de Itararé) 

*** Se o horário oficial do Brasil é o de Brasília, por que a gente tem que trabalhar na segunda e na sexta? (Millôr Fernandes) 

*** Alegria de poste é estar no mato sem cachorro! (Fraga) 

*** Em ano eleitoral o ar está cheio de discursos e vice-versa. (Joseph Nolau)



14 maio 2023

RITA LEE: Irreverência e talento | A moda na hipermodernidade | Anistia e impunidade | Etimologias de "gari" e "Omo"

 



[Quando morrer] quem sabe deem
meu nome para uma rua sem saída.

Rita Lee
_________




personalidade | Rita Lee: 
Irreverência e talento

Impossível não escrever sobre Rita Lee ainda que seja para exprimir o que muitos outros já fizeram. Todos nós, da minha geração, fomos Rita Lee em algum momento. Ou quisemos nos sentir como ela. Rita Lee era a liberdade, a autonomia, a irreverência, o talento e o mérito. Andava com quem queria e não se importava com as reprimendas. Cantava o que a gente sentia com uma simplicidade que parecia impossível.

> Juremir Machado da Silva, jornalista e escritor, em sua crônica Rita Lee, primeira e única publicada no saite Matinal Jornalismo 
em 11/mai/23

foto Alexandre Cardoso, CC BY-SA2.0 <https://creativecommons.org/licenses/by-sa/2.0>através da wiki Wikipedia Commons





costumes | A moda 
na hipermodernidade

A moda por definição é o que não dura, o que passa, o efêmero. Há, porém, uma nova sensibilidade no ar, que valoriza a permanência, a sustentabilidade, o durável. A moda, contudo, desde a Idade Média, tem a ver com o frívolo, com o passageiro, com detalhes que podem ser alterados a qualquer momento. Na hipermodernidade, a própria indústria da moda deixa espaço para a customização. Cada um pode acrescentar algo ao que adquire de modo a se sentir diferente, singular, único. Não vejo como a moda possa continuar a ser moda se ela se tornar o oposto da lógica de mudança.

> Gilles Lipovetsky, filósofo francês, teórico da Hipermodernidade, em entrevista a Juremir Machado da Silva e publicada no saite Matinal News em 12/mai/23.


justiça | Anistia e impunidade

"Chile e Argentina, quando derrubaram suas ditaduras", comenta Luigi Mazza na reportagem A fila da reparação, publicada na Piauí de maio, "criaram comissões para investigar e punir militares que participaram direta e indiretamente de violações e direitos humanos. Nesses países, falava-se mais em justiça do que em reparação. O Brasil tomou o caminho oposto." O famoso jeitinho brasileiro, diria eu. Para Paulo Abrão, professor de direito, especialista em direitos humanos, que presidiu a Comissão de Anistia, citado na matéria, foi uma opção nem pior nem melhor. 

A Lei de Anistia (1979) optou pelo sentido de reparação, mas ao mesmo tempo garantiu a impunidade dos militares envolvidos. Em 2011, graças à Comissão Nacional da Verdade, houve uma tentativa de "esclarecer os crimes da ditadura e apontar os culpados, mas seu relatório final "resultou em poucos desdobramentos práticos" - observa Luigi Mazza.


língua | Etimológicas

Gari = Em 1876, o imperador Pedro 2º, preocupado com lixo que o Rio de Janeiro produzia, contratou o francês Aleixo Gary para cuidar da limpeza pública da então capital do país. Adivinhe de onde veio a palavra gari.

Omo = Como marca registrada, Omo surgiu em 1908, como amaciante de roupas da empresa Lever Brothers. A origem da marca tem a ver com o acrônimo Old Mother Owl (velha mãe coruja, símbolo de desvelo e dedicação maternos). Lançado no Brasil em 1957.

fonte A Casa da Mãe Joana, de Reinaldo Pimenta (Ed. Campus)





Mais |




11 maio 2023

1967: MARCHA contra a guitarra elétrica | Coachers & ilusões | Pseudopatriotas: horror à modernidade | Invenção do salto alto

 



O homem começa a morrer
quando perde o entusiasmo.

Balzac
_______



história | 1967: Marcha contra 
a guitarra elétrica

Olhar para o passado é perceber muitas vezes o quanto a mentalidade se transformou. Em 17 de julho de 1967, no centro de São Paulo, em plena ditadura militar, uma marcha contra a guitarra elétrica foi capitaneada por Elis Regina e contava ainda com o apoio de Jair Rodrigues, Edu Lobo, Geraldo Vandré e MPB-4. O objetivo era defender a música brasileira contra o perigo de uma "americanização"... "Defender o que é nosso" foi o slogan usado e o evento contou com um número razoável de pessoas presentes. 

Três meses depois, ocorreu o III Festival de Música Popular Brasileira da TV Record, vencido pela música Ponteio, de Edu Lobo. Além de outros artistas, contou com a participação de Caetano Veloso (com Alegria, Alegria), Chico Buarque (Roda Viva) e Gilberto Gil (Domingo no Parque), este se apresentando com Os Mutantes, todos novos na carreira e que acabaram influindo nos novos rumos da música brasileira. Quanto à guitarra, bem, esta se impôs. 
fonte  
https://pt.wikipedia.org/wiki/Marcha_contra_a_Guitarra_El%C3%A9trica *** https://novabrasilfm.com.br/especiais/mpb/conheca-a-historia-por-tras-da-marcha-contra-a-guitarra-eletrica-liderada-por-elis-regina/

ocupações | Coaches & ilusões 

Com tantos coaches prometendo sucesso e fortuna para seus seguidores, a maioria deles vendendo cursos e apostilas que ensinam qualquer um a ficar rico, era para o Brasil ser um país de milionários, numa hora dessas. As fórmulas são sempre parecidas, comece com um real e acumule um milhão rapidinho. Basta investir na bolsa ou em bitcoins ou o que estiver na moda - não raro a péssima pirâmide que já raspou as economias de muita gente.

> Claudia Tajes, escritora, em sua crônica Vencendo pelo fracasso, publicada em Zero Hora de 6-7/mai/23.



obscurantismo | Os pseudopatriotas 
e seu horror à modernidade

Os pseudopatriotas desfilam o antimodernismo, apoiados em um anticientificismo e em um anti-intelectualismo, vista à desqualificação do Estado e das religiões civis, tipo o Instituto Butantan e a Fundação Fiofruz, cujos templos são os laboratórios de pesquisa. O desconforto com a modernidade deve-se ao reconhecimento da igualdade de gênero, de raça e da homoafetividade. Daí a corrida aos braços de um regime medieval. A metafísica de hospício, porém, não convence.

> Luiz Marques, docente de Ciência Política na UFRGS, ex-Secretário de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul, em seu artigo O ciclo da insanidade à barbárie, publicado no saite Sul21 em 05/mai/23



espirituosidades | O que eles disseram

No Brasil, a política se resume a não deixar a onça com fome, nem o cabrito morrer. (Stanislaw Ponte Preta) *** Política é esperar o cavalo passar. (Getúlio Vargas) *** Nunca fui pornográfica. Talvez seja pornofônica. (Dercy Gonçalves) *** Está morto. Podemos elogiá-lo à vontade. (Machado de Assis) *** O salto alto foi inventado por uma mulher que só tinha sido beijada na testa. (Christopher Morley)


Mais |





08 maio 2023

SUICÍDIOS de policiais na Brigada Militar do RS | "NUNCA se mentiu tanto" | Desinteresse pelas Eliminatórias | Do dicionário de porto-alegrês




É impossível um homem aprender
o que pensa que já sabe.

Epicteto (? - 135 d.C)
____________________


polícia | Brigada Militar do RS: 
alto índice de suicídios de servidores - Graças à Lei de Acesso à Informação, a deputada estadual gaúcha Luciana Genro (PSOL) colheu dados que indicam que de 2018 a fevereiro de 2023 registrou-se 45 suicídios de policiais militares que trabalham para a Brigada Militar do Rio Grande do Sul, responsável pela força de segurança pública responsável pelo policiamento ostensivo. O índice é três vezes maior do que o número de servidores da instituição mortos em conflito no mesmo período. Ao mesmo tempo, registra-se um aumento no número de afastamentos por problemas psicológicos e psiquiátricos, apenas em menor número do que problemas cardíacos e pressão alta. 

A deputada, ouvida pela reportagem do saite Sul21 (vide fonte) acrescentou ainda que em depoimentos de mais de 300 policiais para a Comissão de Cidadania e Direitos Humanos, os policiais apontaram para o fato de que sofrem com "problemas de ascensão de carreira; longas jornadas de trabalho sem direito a intervalo, sem direito a tempo para se alimentar; ordens para que os praças fiquem em condições desumanas de trabalho, como ficar em pé durante 6 horas, sob chuva ao lado de uma viatura, sem poder se abrigar".

fonte "A BM está doente": Suícidios chegam ao triplo das mortes em confronto, matéria de Luís Gomes publicada no saite Sul21 em 29/abr/23



internet | "Nunca se mentiu tanto" - Plataformas, evangélicos e extrema direita unidos contra a regulação das redes sociais. Uma mistura dessas produz o que mesmo? Crocodilo? Urso polar? Tecnologia de ponta a serviço do atraso. As Big Tech não querem perder o filão brasileiro. O bolsonarismo quer liberdade para continuar mentindo. Nunca se mentiu tanto. Mente-se até sobre a mentira.

> Juremir Machado da Silva, jornalista e escritor, em sua crônica Notícias do Brasil de sempre, publicado no Matinal Jornalismo em 04/mai/23



variedades | Secos & Molhados

No Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde até a semana passada, havia morrido 701.494 pessoas pela covid-19, de um total de 37.449.418 casos identificados. No RS, 42.113 óbitos em 3.030.129 casos. *** Com o aumento de 32 para 48 seleções que participação da Copa do Mundo a partir de 2026, a ser jogada nos EUA, Canadá e México, as eliminatórias para o certamente serão mais desinteressantes ainda para o torcedor brasileiro em geral. Para a América do Sul, 7 vagas para 10 países. O Brasil conseguiria a proeza de não se classificar?

fonte Zero Hora de 6-7/mai/23


língua
| Do dicionário de porto-alegrês

Moço = Garçom. Como no espanhol mozo.

Moído = Cansado, exausto. Moído de pancada: o cara que levou uma surra, uma "sumanta de laço", uma "tunda de laço".

Ralador = O professor durão, que rala os pobres alunos na prova, com questões mais difíceis.

Rapa do tacho = O filho tardio.

fonte Do Dicionário de Porto-Alegrês, de Luís Augusto Fischer 
(L&PM)


Mais |






04 maio 2023

PLATAFORMAS e suas responsabilidades | Dormir nu é bom para a saúde | "Mamãe, posso ir?" | Do PT para outras línguas

 



O homem deseja tantas coisas,
mas precisa de tão pouco.

Goethe
_______




internet | Plataformas digitais
devem assumir responsabilidades

Plataformas como o Google se valem da produção de conteúdos não produzidas por elas e ganham dinheiro em cima disso. Há alto de errado nisso tudo. Enquanto isso, quem cria produtos, como jornais e revistas, estão perdendo dinheiro que advinha da publicidade. A Europa deu o passo inicial para enfrentar a questão de frente. Como lembrou Juremir Machado da Silva recentemente, em artigo no saite Matinal Jornalismo a respeito da questão, com base nas ideias de Pierre Lévy, filósofo francês: "não existe posição entre real e virtual. É tudo mundo. O que vale num, ora, pois, vale no outro, para bem e para mal". Aliás, o parlamento brasileiro, em boa hora, resolveu encarar uma outra questão: a disseminação de notícias falsas, que também atendem pelo nome de fake news, sem que as redes sociais assumam a responsabilidade sobre essa prática asquerosa e extremamente danosa para a própria democracia.




saúde | Dormir nu é bom para a saúde

1. Dormir sem roupa auxilia na queima do excesso de calorias, pois obriga o corpo a gerar calor.
2. Mantém a temperatura do corpo mais baixa, o que ajuda o cérebro a cumprir suas funções de regeneração vital.
3. Facilita a circulação sanguinea, prejudicada muitas vezes por um pijama mais apertado ou meias.
4. Segundo estudos, aumenta a fertilidade masculina, já que os testículos ficam numa temperatura mais baixa, o que estimula a produção de esperma.
5. O contato pele a pele com o parceiro estimula a produção de ocitocina, que ajuda a melhorar a libido e o desejo sexual. 

fonte  https://www.tena.pt, https://extra.globo.com, 
https://www.tuasaude.com




espirituosidades | O que eles disseram

Um júri é um grupo de pessoas escolhidas para decidir quem tem o melhor advogado. (Robert Frost) *** Não deixe o computador notar que você está com pressa. (Theresa Emilia Arantes) *** Acho o pênalti um lance covarde. Tenho a impressão que sou um pelotão de fuzilamento. (Pelé) *** As pessoas não param de confundir com notícias o que leem nos jornais. (A. J. Liebling) *** Nunca entendi por que razão "Mamãe, posso ir?" não se transformou num esporte popular, já que é muito mais empolgante do que o beisebol. (L.F. Verissimo)


língua
| Do português 
para outras línguas

Assim como há empréstimos de outros idiomas no português, há por outro lado o contrário: termos de origem na língua de Camões que acabaram sendo assimiladas por outras. Vejamos alguns dos exemplos existentes em algumas línguas: Para o inglês: zebra, mosquito, auto-da-fé, embarrass, verandah. Espanhol: caramelo, jangada, lancha, mimoso. Francês: bambou, baroque, fétiche. Japonês: igirusi (inglês), biidoro (vidro), furasuko (frasco), arukoro (álcool). Diga-se de passagem, que fétiche em francês quer dizer feitiço, origem de fetiche em PT, com outro sentido.

fonte https://hridiomas.com.br

Mais |