SAÚDE | Porto Alegre lidera
índices de depressão entre as capitais
O Ministério da Saúde divulgou em abril uma pesquisa segundo a qual Porto Alegre é proporcionalmente a capital com maior número de casos de depressão, sendo que os jovens são os mais atingidos. 17,5% dos porto-alegrenses "relataram já terem sido diagnosticados com a doença - na outra ponta, está Belém do Pará, com 7,2%" - afirma reportagem da qual recolhi as informações.
Além do mais, a cidade lidera número de casos de suicídios: 9,65% suicídios a cada 100 mil habitantes. Seguem Campo Grande (9,61) e Teresina (8,04). O Rio apresenta o menor índice: 1,02.
Influi na depressão a questão genética, as condições sociais do indivíduo e até mesmo as climáticas. Explica a psiquiatra Christiane Stracke, coordenadora do departamento de saúde mental da Secretaria Municipal de Saúde da capital gaúcha que "países com mais tempo de inverno têm índices de depressão mais altos", sem falar no fato de que boa parte da população da cidade tem ascendência europeia, o que pode afetar em termos genéticos ou culturais.
Marcelo Fleck, coordenador do laboratório de depressão do Hospital de Clínicas de Porto Alegre e professor de psiquiatria da UFRGS, pondera, porém, que talvez os índices relativos à capital gaúcha possam não ser tão altos se comparados com outras capitais levando-se em conta a excelência reconhecida nacionalmente do treinamento de seus profissionais em saúde mental, o que influi nos diagnósticos, além de contar com um dos SUS - Sistemas Únicos de Saúde mais habilitados do País.
FONTE | Um Porto nem tanto Alegre,
de Marcel Hartmann. Reportagem publicada em Zero Hora de 14-15/mai/22
HISTÓRIA | Dias finais do Império,
dias iniciais da República (2)
A Rua do Imperador em Petrópolis
No tempo do Império, a principal rua de Petrópolis ligada ao comércio chamava-se Rua do Imperador. Veio a República, e seus desejos de apagar o máximo possível as lembranças da Monarquia fizeram que mudassem sua designação para avenida Quinze de Novembro. Em 1979, por decisão da Câmara Municipal da cidade, voltou ao nome antigo. Por razões turísticas... Em Porto Alegre, a Praça Conde d'Eu, no centro da cidade, seguiu o mesmo destino: virou Praça XV de Novembro.
São Borja propõe plebiscito. Nada de príncipe estrangeiro governando o País...
São Borja: Estátua do ex-presidente João Goulart (1919-1976),
ao lado da casa em que nasceu. A cidade foi fundada em 1682 por jesuítas espanhóis. Primeira cidade dos Sete Povos das Missões.
Em 13 de janeiro de de 1888, a Câmara Municipal de São Borja, no oeste gaúcho, aprovou um requerimento em que se propunha que por ocasião do falecimento de Dom Pedro 2º, os brasileiros fossem consultados a respeito da conveniência de um terceiro reinado. Através de um plebiscito, decidiriam se convinha "a sucessão no trono brasileiro de uma senhora obcecada por uma educação religiosa e casada com um príncipe estrangeiro".
Fonte | "1889", de Laurentino Gomes
FUTEBOL | Mulheres apitando jogos
na Copa do Mundo
Pela primeira vez na Copa do Mundo de Futebol da FIFA, haverá mulheres formando parte da equipe de arbitragem. "Eu esperaria que, no futuro, a seleção de mulheres como árbitras para os torneios de elite masculinos seja percebida como normal e deixe de causar sensação. Elas merecem estar na Copa do Mundo porque desempenham constantemente em alto nível", afirmou o presidente da Comissão de Arbitragem da Fifa.
Fonte | Folha de S. Paulo de 22/mai/2022
PALEONTOLOGIA | Ovo de dinossauro
brasileiro
O primeiro ovo de dinossauro descoberto no Brasil, de acordo com uma história popular que rola entre os paleontólogos brasileiros, foi encontrado em 1940 no interior do município de Uberaba, por ocasião de uma reforma de um dos trechos da ferrovia que liga Campinas a Goiânia. Por desconhecimento do que se tratava, os funcionários da ferrovia o utilizaram incialmente para o jogo de bocha, já que são bastante esféricos por natureza.
Fonte | Ovos de gigantes, de Bernado Esteves. Matéria publicada em Piauí nº 188 de mai/2022.
Imagem |
Estátua de João Goulart: Parzeus, CC BY-SA 4.0 <https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0>, através da wiki Wikimedia Commons