Perseguição religiosa ocorre quando você é impedido de exercer suas crenças, não quando você é impedido de impor suas crenças.
> Autor não indicado
Na Coreia do Sul | Em matéria publicada na Piauí de janeiro, a escritora brasileira Martha Batalha contou muitas coisas curiosas sobre sua viagem a Seul, capital da Coreia do Sul, a convite do Festival de Internacional de Escritores de Seul, com 14 escritores coreanos e 10 estrangeiros. Como não poderia deixar de ser, aproveitou o tempo disponível para conhecer a cidade e muitos costumes dos coreanos. Contou um fato curioso do ponto de vista linguístico: até a metade do séc.14, eles usavam o hanja, um alfabeto com 80 mil caracteres chineses, um conhecimento somente possível à elite. Em 1443, o rei Sejong houve por bem criar um sistema de escrita com apenas 24 caracteres, o hangul, o que estimulou a alfabetização de boa parte do povo. Em meados o séc. 20 hangul virou o alfabeto oficial do idioma. Combinações criam longas palavras como gyeongbokbung, que em língua de cristão significa "palácio grandemente abençoado pelo céu" ou gamsahamnida, de difícil pronúncia segundo Martha e quer dizer "obrigada".
Num dado momento da viagem, a escritora perguntou à sua tradutora e guia Elena, uma jovem que atende pelo seu nome ocidentalizado, quais eram os principais problemas dos coreanos e ela lhe respondeu que eram os suicídios e a misoginia. Afirmou que não gosta de se dizer feminista porque em seu país o termo tem um sentido pejorativo. Martha concluiu que os sul-coreanos combinaram conservadorismo com desenvolvimento econômico e não veem por que dar atenção aos direitos das mulheres.
Cabeças Pensantes | As imagens dos soldados de Israel metralhando civis palestinos enquanto recebiam comida (por estarem morrendo de fome) é uma das mais nojentas e desumanas. Um genocídio claro. (Felipe Neto)
>>> O branco acha que ambiente é "recurso natural" como almoxarifado onde você vai e tira as coisas. Para o indígena, é um lugar onde você deve pisar suavemente, porque está cheio de outras presenças. (Ailton Krenak)
Fonte | Adão Iturrusgarai, humorista e cartunista, em cartuns publicados na Piauí de jan/24.
Da entrevista com Conan, o cachorro do Milei | Na Piauí de janeiro, na a coluna Piauí Herald, uma entrevista exclusiva com Conan, o novo presidente da Argentina, também conhecido como eterno amigo canino do Milei. Vejamos uma das perguntas:
Herald - Mas e o peso? Precisava ser tão desvalorizado?
Conan - Sabe o que é desvalorização? É você ser considerado o melhor amigo do homem, mas a humanidade só postar vídeos de gatos nas redes sociais.
Maravilha o Cem Ideias voltou das férias e com textos incríveis como sempre. Bom retorno e sucesso.
ResponderExcluirObrigado pelo incentivo!
Excluir