18 março 2024

Chomsky: a Inteligência Artificial é um plágio | Prenda-se o autor subversivo! | No dia da Abolição | Saramago e a História



Sou gaúcho, mas não sou fanático. 
> Mário Quintana




Chomsky: a Inteligência Artificial
é um plágio |

Para Noam Chomsky, em artigo publicado no The New York Times, em 08/mar/23, a Inteligência Artificial não passa de um "sofware de plágio" porque "não cria nada, mas copia obras existentes, de artistas existentes, modificando-os o suficiente para escapar das leis de direitos autorais. Este é o maior roubo de propriedade intelectual desde que os colonos europeus chegaram à terras nativas americanas."




Prenda-se o autor subversivo!

Depois de 1964, há uma nova cartilha do governo que não é só política e inclui a família, Deus e a pátria. É uma direita mais completa, que integra o conservadorismo moral. Aconteciam coisas como [a polícia] invadir o palco em que estava sendo encenada a peça Antígona [de Sófocles] para prender o autor subversivo.

> Adriana Ferreira Silva, ensaísta e crítica literária, em entrevista à revista Quatro Cinco Um de mar/24.



Café & Ideias | 

Em uma banca de frutas perto de casa, um aviso: "Vendo jornais para seus pets". Como os leitores podem ver, a grande imprensa ainda tem alguma utilidade. *** O YouTube é muito útil. Tem um canal que todos os dias dá dicas de como ficar milionário. *** E ainda fazem pesquisas para descobrirem os restos de uma imaginária Arca de Noé... *** Dizer a verdade num mundo dominado pela mentira pode causar problemas. Aliás, o que seria do neofascismo sem a mentira? *** Ética tem a ver com valores universais. Moral, com valores culturais de cada país. *** Às leitoras do blogue: quando eventualmente forem a Portugal, ao pensarem em comprar uma calcinha, peçam uma "cueca", porque cueca por lá é "boxer". Se perguntarem no hotel eventualmente pelo seu "apelido", não se assustem. Trata-se do sobrenome.

 

No dia da Abolição | 

"No dia da abolição os pobres foram para frente do engenho, doidos de alegria. Teve medo. O feitor ganhara a catinga, e Lula trouxera para a sala os clavinotes armados. Os negros cantavam no pátio, com uma fogueira acesa. Ninguém dormiu naquela noite. A negra germana chorava como menina. A cantoria era de coco, era de reza, era dança, e ao mesmo tempo parecia um bendito de igreja."

> José Lins do Rego, em Fogo Morto.


Saramago e a História | 

A História é escrita sob um prisma masculino. Se fosse feita pelas mulheres seria diferente. Enfim, há uma História dos que têm voz e outra, não contada, dos que não a têm. *** O historiador, muitas vezes, é alguém que está a transmitir uma ideologia. Se fosse possível reunir numa só História todas as histórias - além da História escrita e oficial - começaríamos a ter uma ideia sobre o que aconteceu na realidade.

Fonte | As Palavras de Saramago: organização e seleção de Fernando Gómez Aguilera (Companhia das Letras, 2010)


Mais |

Idade Média: 18 meses sem sol | "O avesso da pele": proibida a censura | Netanyahu relembra a Bíblia | "Ficar buzina"?

https://cesardorneles4.blogspot.com/2024/02/idade-media-18-meses-sem-sol.html




Um comentário: