11 março 2024

IDADE MÉDIA: 18 meses sem sol | "O avesso da pele": proibida a censura | Netanyahu relembra a Bíblia | "Ficar buzina"?


A consciência é o melhor livro de moral e o que menos se consulta. > Blaise Pascal


Idade Média: 18 meses sem sol | "Por volta do ano 536 d.C., no início dos tempos medievais, começou um misterioso período de escuridão que durou pelo menos 18 meses. Durante essa época, em muitas partes da Europa e Ásia, o sol brilhava apenas por 4 ou 5 horas diárias, com uma intensidade mal comparável à da Lua. Os historiadores chineses falam de um eclipse perpétuo, enquanto na Europa acreditavam que o mundo estava chegando ao fim." Assim deu início a matéria sobre o assunto (vide fonte) da qual retirei dados sobre o inusitado acontecimento que certamente deixou as populações bastante apreensivas.

A causa foi uma espécie de camada na atmosfera que não permitia que a luz do sol iluminasse normalmente a região atingida. Isso teve sérias consequências, como a fome em função de  péssimas colheitas. Acredita-se atualmente que a causa foi uma grande erupção vulcânica ocorrida na Islândia. Por outro lado, cinco anos depois eclodiu a primeira pandemia de peste de peste bubônica na Europa. A coisa toda só se normalizou por volta de 575.

Fonte | Os dias mais sombrios da Terra: 18 meses sem sol na Idade Média, matéria publicada em 08/jan/24 em https://www.canalhistory.com.br


Quando o racismo preocupa menos... |

Dias depois de a 6ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) ter solicitado que o romance O avesso da Pele, do escritor Jeferson Tenório não fosse distribuído em bibliotecas e nem aos estudantes das escolas da região de Santa Cruz do Sul (RS), a Secretaria Estadual de Educação ignorou o pedido e confirmou a distribuição da obra na rede pública estadual de escolas, incluindo-se a 6ª CRE.

Sobre o episódio, o autor esclarece o seguinte: "Meu livro é sobre racismo e não sobre sexo". O autor "questionou o fato de as palavras de "baixo calão" e os atos sexuais do livro causarem mais incômodo do que o racismo, a violência policial e a morte de pessoas negras, que formam o tema principal da obra", afirma a matéria. "Não vamos aceitar qualquer tipo de censura ou movimento autoritário que prejudiquem estudantes de ler e refletir sobre a sociedade em que vivemos", acrescenta Jeferson em matéria a respeito (vide fonte).

Fonte | Seduc frustra censura a livro de Jeferson Tenório em Santa Cruz do Sul, matéria de César Fraga publicada em 04/mar/23 em https://www.extraclasse.org.br/educacao/2024/03/seduc-frustra-censura-a-livro-de-jeferson-tenorio-em-santa-cruz-do-sul/.


  Lições de porto-alegrês |

Bugre = No Sul, termo usado para referir-se aos índios de maneira preconceituosa. Originário de "búlgaro", termo que os cristãos usavam para pessoas consideradas selvagens, não convertidas à fé cristã.

Buzina = Pê da vida, irado. "Fiquei buzina com ele!"

Parada = O ponto de ônibus. Provável influência do espanhol platino. 

Fonte | Dicionário de Porto-Alegrês, de Luís Augusto Fischer (L&PM, 2022)




Café & Ideias | Os mitos gregos eram mais reais do que o mito da imprensa imparcial. *** Até onde eu sei, o Big Brother, originado na Holanda, durou uns dez anos na TV europeia. Quanto à versão global, sou otimista: não passa deste século. *** Quando eu era criança, o chinelo era um grande influenciador... *** No YouTube, um canal que ensina uma poderosa oração para ganhar-se muito dinheiro... Sei. *** Até quando teremos que conviver como o monopólio da música sertanojo nos meios de comunicação? *** Enquanto o mundo enfrentava a pandemia, o Brasil também se via às voltas com o pandemônio. *** No país do jeitinho, apela-se para anistia.


Carnificina | O  primeiro-ministro Benjamin Netanyahu chegou a pedir aos israelenses que lembrassem do relato do Antigo Testamento sobre a carnificina de Amaleque: "Não poupem ninguém, mas matem igualmente homens, mulheres e crianças."

> Reginaldo Nasser, em sua matéria Algo de novo no ar, publicada em CartaCapital de 24/jan/24.


Mais |

  

2 comentários:

  1. Parabéns para o colega e blogueiro César que trouxe para o nosso querido Cem Ideias a reflexão sobre o livro "O Avesso da Pele ".Proibir foi a primeira tentativa que começaram a fazer para que os adolescentes não lessem essa obra. Mas só para acrescentar se o livro já tinha sido premiado e hoje quase esgotado em vendas essa negatividade se deu por razão dessa polêmica toda. Parabéns para Jefferson Tenório que escreve para um público que pensa e tem um cérebro muito legal para lidar com tudo que o livro se propõe a narrar.
    Ameiii .

    ResponderExcluir
  2. Anônimo15:12

    Parabéns pelo conteúdo

    ResponderExcluir