25 setembro 2023

MÁRIO Quintana, o espirituoso | Reflexões de Eduardo Galeano | VAR desmoralizado | Café & Ideias

 


Espanha | Alhambra, Granada. Complexo palaciano e fortaleza 
de origem árabe (1354)


A cura não vem do esquecer, 
vem do lembrar sem sentir dor. É um processo.
> Sigmund Freud






Café & Ideias |

Perguntar não ofende: quando será que a turma do sertanejo universitário vai se formar na faculdade?

A questão não me parece que seja a de extrair ou modificar trechos de obras literárias de autores do passado com um viés racista, como Monteiro Lobato por exemplo. Basta criar uma nota de rodapé chamando atenção para o fato.

A Civilização precisa ser reinventada. Seus paradigmas atuais já não nos servem mais, aliás a rigor nunca serviram. Apenas como exemplo: os dez maiores bilionários do planeta possuem um equivalente à renda de 40% da população mundial.

Banheiro unissex: projeção mental de maníacos.

Está na hora de o governo federal agir contra a importação de agrotóxicos proibidos em outros países!

Bem que a Globo poderia ter sido mais discreta 
em sua torcida pelo Fluminense.


Desmoralização do VAR |

O que aconteceu no jogo entre Grêmio e Corinthians é um verdadeiro desserviço para o futebol brasileiro. O instituto do VAR chegou para minimizar os erros de arbitragem no futebol, mas aqui no Brasil o que está acontecendo faz com que aumentem as desconfianças quanto ao uso desta ferramenta para benefício ou prejuízo de clubes, de acordo com interesses que transcendem os limites das quatro linhas. > Nando Gross, em seu artigo O Brasil está desmoralizando o VAR, publicado no saite Matinal News em 19/set/23.




Mário Quintana, o espirituoso (1)

O jornalista Juarez Fonseca em sua obra Ora bolas: o humor de Mário Quintana (L&PM) compilou 130 historinhas relacionadas com o poeta nas quais ele manifesta sua espirituosidade nata. Quando foi pela primeira vez ao Rio e a São Paulo, perguntavam-lhe porque nunca tinha saído de seu estado natal, ao que ele respondia "Não saio de lá pelo mesmo motivo que vocês não saem daqui." Anteriormente a isso, em Porto Alegre, já tinham lhe perguntado por que trocara Alegrete, sua cidade natal, no oeste do RS, pela capital, e ele respondeu: "Lá quem não é estancieiro é boi" acrescentando que como não tinha vocação nem para uma coisa nem para outra, optou por Porto Alegre.



5 reflexões de Eduardo Galeno |

Se eu caí, é porque estava andando. E caminhar vale a pena, mesmo se você cair.

Se a natureza fosse um banco, eles já a teriam salvado.

Existe a comunidade internacional? É mais do que apenas um clube de comerciantes, banqueiros e guerreiros? É mais do que o nome artístico de que os Estados Unidos usam quando fazem teatro?

Violência gera violência, como se sabe; mas também gera lucros para a indústria da violência, que a vende como espetáculo e a transforma em objeto de consumo.

As crianças pobres são as que mais sofrem com a contradição de uma cultura que obriga o consumo e uma realidade que o proíbe. 

Imagem Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil), CC BY 3.0 BR <https://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/deed.en>, através da wiki Wikimedia Commons



ULTRADIREITA ameaça a Argentina | Nu parou o Campeonato Gaúcho | O Rio Grande do Norte se deu mal | Etimologias


 Argentina | Mendoza

Eu sou uma pessoa preta, inteligente, bem-sucedida, com consciência de classe e que não esqueceu de onde veio. Emicida


Ultradireita 
ameaça a Argentina |

O jornalista gaúcho Moisés Mendes, em seu saite, chama a atenção, em artigo recente, sobre a ameaça que sofre a Argentina diante da possibilidade nada desprezível do candidato de ultradireita Javier Milei vencer as eleições para presidente em outubro, no primeiro turno. Citando uma reportagem do jornal Página 12, Mendes refere-se ao depoimento de um empresário, dono de uma fábrica de papel, como 140 empregados, que está temeroso com a possibilidade de Milei, se eleito, abrir totalmente a economia e prejudicar seriamente os empregos de empresas nacionais, algo sobre o qual o empresário alertou seus empregados, em determinada reunião, já que metade deles, principalmente jovens, votaram em favor do ultradireitista nas prévias realizadas em agosto. Victoria Villarruel, sua companheira de chapa, representa os interesses da extrema direita militar e prega a anistia a militares presos por crimes durante a ditadura.


E o Rio Grande do Norte
se deu mal |

O Rio Grande do Norte tinha gasolina e diesel produzidos pela Petrobras, seguindo a política de preços da Petrobras. Com a chegada da 3L Petroleum, o estado que produz petróleo virou um importador de gasolina e diesel dos EUA e Europa. Isso mesmo. Sob Bolsonaro, a Petrobras vendeu os ativos no RN para uma empresa importar combustíveis. > Bruno Barreto



Nu parou o campeonato 
gaúcho de futebol |

Em abril de 1973, a Federação Gaúcha de Futebol, à época dirigida por Rubens Hoffmeister, houve por bem suspender a rodada de fim de semana do Campeonato Gaúcho de futebol em sinal de protesto por um episódio de grande impacto e de grande repercussão até mesmo internacional. Na coluna diária do chargista Marco Aurélio foi publicada uma foto em que aparecia o jogador Elias Figueroa, à época o grande ídolo da torcida colorada, inteiramente nu, de costas, com as nádegas à vista, se pesando numa balança no vestiário. 

A direção do clube, através de nota, condenou com veemência a publicação da foto no jornal e a Loteria Federal não gostou nem um pouco do cancelamento, já que Internacional x Aimoré constava na Loteca e excluiu os clubes gaúchos de apareceram nas apostas seguintes. O chargista foi até entrevistado pela Veja. A foto indiretamente reportava a uma outra, com Jaqueline Kennedy tomando sol numa ilha grega inteiramente despida e de grande impacto. Segundo consta, Figueroa era amigo do chargista e acabaram entendendo-se a respeito.

Há 50 anos atrás...

Fonte https://patomacho.blogspot.com/2011/03/o-homerm-nu.html




Etimológicas |

Matemática - Do grego matemathike.  Mathema tem o sentido de comprensão, explicação, ciência, conhecimento, aprendizagem. Thike = arte.

Medicina - Do latim mederi: saber o melhor caminho, tratar, curar.

Samba - Proveniente do quimbundo semba = umbigada. Dava nome a uma dança de caráter religioso devido à maneira como era praticada.

Fonte https://www.dicionarioetimologico.com.br/



21 setembro 2023

NOVE tópicos da fala de Lula na ONU | Belas orelhas | O gaúcho original

 


A elite brasileira convive muito bem 
com a corrupção. O que ela não suporta mesmo 
é a justiça social. 

Sílvia Mergulhão
________________



Literárias |

"Era verdade, as orelhas dela tinha uma beleza em comum, mas o mesmo podia ser dito a respeito do pescoço, dos lábios, das mãos, estreitas e pálidas, e dos olhos. Fazer elogio às orelhas era uma loucura. Senti um rubor profundo tomar conta do meu rosto. "(...) Sei que pode ter soado meio esquisito. Mas é verdade. Você tem orelhas bonitas!" A explicação deixou tudo ainda pior."

Fonte A descoberta da escrita: Minha luta 5, de Karl Ove Knausgard (Companhia das Letras)



Nove tópicos da fala 
de Lula na ONU |

"O mundo está cada vez mais desigual. Os dez maiores bilionários possuem mais riquezas que os 40% mais pobres da humanidade. (...) Para vencer a desigualdade, falta vontade política daqueles que governam o mundo."

"O Brasil está se reencontrando consigo mesmo, com nossa região, com o mundo e com o multilateralismo."

"O racismo, a intolerância e a xenofobia se alastraram, incentivadas por novas tecnologias criadas supostamente para nos aproximar."

"O imperativo moral e político de erradicar a pobreza e acabar com a fome parece anestesiado."

"Os 10% dos mais ricos da população mundial são responsáveis por quase a metade de todo o carbono lançado na atmosfera. Nós, países em desenvolvimento, não queremos repetir esse modelo."

"No ano passado, o FMI disponibilizou 160 bilhões de dólares em direitos especiais de saque para países europeus, e apenas 34 bilhões para países africanos. (...) O BRICS surgiu na esteira desse imobilismo."

"O neoliberalismo agravou a desigualdade econômica e política que hoje assola as democracias. Seu legado é uma massa de deserdados e excluídos. Em meio aos seus escombros surgem aventureiros de extrema direita que negam a política e vendem soluções tão fáceis quanto equivocadas."

"Investem-se muito em armamentos e pouco em desenvolvimento. No ano passado os gastos militares somaram mais de 2 trilhões de dólares. As despesas com armas nucleares chegaram a 83 bilhões de dólares, valor vinte vezes superior ao orçamento regular da ONU. (...) A ONU precisa cumprir seu papel de construtora de um mundo mais justo, solidário e fraterno."



O gaúcho original | 

Em seu livro Viagem ao Rio Grande do Sul, escreveu Saint-Hilaire em 1820 que os gaúchos não passavam de "homens sem religião nem moral". Gaúcho era o nome dado aos bandoleiros, arruaceiros, ladrões de gado. Segundo Luiz Alberto Grijó (UFRGS), "só no início do século 20 a palavra passaria a designar todos os rio-grandenses". A bombacha ainda não fazia parte do vestuário dos homens em geral, que além dos "gaúchos", incluíam ainda boiadeiros, estancieiros, militares e escravos. Vestiam o chiripá, uma espécie de fraldão usado sem roupa de baixo. Foram os tropeiros paulistas que introduziram no Rio Grande do Sul o poncho, à época uma peça bastante comum em São Paulo a ponto de ser chamada de "paulista", que depois caiu em desuso com o desaparecimento das tropas.

Fonte Que país era aquele?, matéria de Laurentino Gomes e Marcos Nogueira publicada em Superinteressnte de jun/2018.



17 setembro 2023

MARTA: do sertão de Alagoas para o Mundo | CHEGA de egoísmo! | NÃO vale o feijão que come | NEM esquenta!

 



Si te pones a pensar en el tiempo que perdiste,
lo estás perdiendo de nuevo.

Acción Poética Bolivia
____________________


| Marta: do sertão de Alagoas
para o Mundo |




Foi em Dois Riachos, uma cidadezinha de 10 mil habitantes no sertão alagoano, que nasceu em fevereiro de 1986 aquela que se tornaria a maior jogadora de futebol feminino do Brasil: Marta Vieira da Silva. Teve uma família bastante pobre, constituída pela mãe, ela e três irmãos. Não contavam com o pai, que os abandonou. Moravam numa pequena casa em condições precárias de apenas 10 m2. Viviam não só do que a mãe podia auferir de seu trabalho, o que não deveria ser muito, mas de pequenos biscates feitos pelos filhos. Marta, por exemplo, ganhava algum dinheirinho carregando mercadorias em um carrinho de mão pelas ruas da cidade. Carroçava, como se diz na região.

Desde cedo, gostava de jogar futebol com os meninos da vizinhança num campinho de areia. Algumas pessoas não gostavam de ver uma menina jogando bola com meninos. Ela, porém, acabou participando de um campeonato infantil de futsal promovido em Santana do Ipanema, uma cidade vizinha. O técnico da equipe, conhecedor de suas habilidades no trato com a bola, colocou-a no time masculino. Ainda não havia equipes femininas. Não durou muito. Marta metia a bola no meio das pernas dos companheiros, que vinham nisso um desrespeito à sua masculinidade. Foi até ameaçada de levar uma surra deles. O técnico houve por bem afastá-la da equipe.

De qualquer forma, por intermédio do treinador, que lhe arranjou um teste no time feminino do Vasco da Gama, no Rio, Marta, então com 14 anos, juntou uma quantia suficiente de dinheiro para a viagem e saiu-se bem: ficou três anos atuando no clube carioca. Após esse tempo, foi emprestada para o Santa Cruz, de Minas Gerais e depois vendida para o Umea IK, uma equipe sueca. Como atacante, viveu cinco temporadas exitosas, até que foi contratada pelo Los Angeles Sol em 2009. Começava sua participação na Liga Nacional de Futebol Feminino norte-americana. Atualmente joga no Orlando Pride. Na sua atuação como jogadora, foi campeã da Copa Libertadores da América em 2009, quando jogou por um tempo curto no Santos, medalha de prata nas olimpíadas de Atenas (2004) e Pequim (2008). Na Seleção Brasileira, em que atuou durante 21 anos, jogou em 183 partidas e marcou 119 jogos, o que fez dela a maior artilheira entre homens e mulheres. Nem Pelé conseguiu isso.

Fonte A revolucionária do sertão, matéria de Milly Lacombe publicada em Piauí de set/23.

Imagens Amerpear, CC BY-SA 4.0 <https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0>, através da wiki Wikimedia Commons/ Dilma Rousseff from Brasil, CC BY-SA 2.0 <https://creativecommons.org/licenses/by-sa/2.0>, através da wiki Wikimedia Commons



| Café & Ideias |

Pelo fim da concentração de renda nas mãos de poucos! Chega de egoísmo. O mundo precisa mudar. E vai mudar. Creio no amanhã.*** Comecei a me desfazer de parte das inúmeras páginas que sigo no Face. Perdi o interesse por elas. O saite abriu uma janelinha e sugeriu, entre outras duas, que deixasse de acompanhar uma que se intitula "Pensadores contra o sistema". Sei. *** Alerta do Estadão: "Preço do filé mignon cai e seu bolso pode sofrer mais com isso." 😱 *** Perguntar não ofende: mitologia é o estudo do legado do Mito? *** Sabiam? A região de Porto Alegre já era habitada pelos povos originários há 11.000 anos atrás. 

| Do dicionário de porto-alegrês |


Conheço o meu eleitorado. = Frase para expressar que sabe o que está afirmando. "Conheço meu eleitorado. Eles certamente chegarão atrasados."

Não vale o feijão que come. = Referência a uma pessoa imprestável, que não vale nada.

Nem esquenta! = Por extenso, "nem esquenta a cabeça com isso." Não se preocupe com isso.

fonte Dicionário de Porto-Alegrês, de Luís Augusto Fischer. (L&PM)


14 setembro 2023

ISRAEL: Cresce movimento contra a ultradireita | A CULPA não é só da natureza | BRASIL campeão de concentração de renda


 

Começa a fazer o que é necessário; depois faz o que é possível; e de repente estás a fazer o impossível.

Francisco de Assis
____________



Jerusalém | Cúpula da Rocha, santuário islâmico do séc. 7
Patrimônio Histórico da Humanidade


| Cresce em Israel 
movimento contra a ultradireita |

"Atualmente vivemos um momento de raiva. Há uma impressionante revolta por parte de diversos elementos da sociedade israelense - médicos e cientistas, artistas e soldados, empresários, feministas e membros da comunidade LGBTQUIA+, opositores à ocupação da Cisjordânia e ativistas de direitos humanos. Todos eles estão convergindo em um movimento de centenas de milhares de pessoas, algo nunca visto em Israel." Palavras do cineasta israelense Amos Gitaï em seu artigo Ao Lado do Vulcão, reproduzido na revista Piauí de setembro. Segundo eles, as pessoas estão com medo de o país virar uma ditadura: há intervenções cada vez maiores em setores como a justiça, cultura e educação, sendo que a liberdade de expressão está em risco. Uma nova lei proíbe, por exemplo, que a Suprema Corte revise decisões do governo. É mole?

Benjamin Netanyahu, para se manter no poder como primeiro-ministro, precisa contar com o apoio de seus aliados ultranacionalistas, racistas e ultraortodoxos. Neste contexto, 10% da classe médica anunciou a vontade de deixar o país, estudantes de medicina no exterior tendem a não voltar para Israel depois de formados. Na Força Aérea, 1000 pilotos já anunciaram que não pretendem arriscar suas vidas por um ditador.



| A culpa não é só da Natureza |

A transferência atribuída exclusivamente à natureza (...), de estar causando fenômenos antiambientais, está esquecendo responsabilidades que não são dela e sim do nosso sistema socioeconômico e político capitalista de vida, o modo predatório e poluidor como explora a terra e o meio ambiente, envenena o solo, os rios, o mar, desmata sem piedade, transformando o que pode em mercadoria, objeto de lucro e a produção desses bens de vida para todos privatizada em commodities.

fonte Jacques Távola Alfonsin, procurador aposentado do Estado do Rio Grande do Sul e membro fundador da ONG Acesso, Cidadania e Direitos Humanos, em seu artigo As responsabilidades humanas pelos ciclones. Eles não são "naturais", publicado no saite Sul21 em 10/set/23.



| Café & Ideias |

O distinto leitor ou a estimada leitora acredita em milagres? Pois a Globo quer ressuscitar Aécio Neves. *** Pelo visto, rezar pra pneu não adianta muito. *** Segundo dados Global Wealth Repor 2023, o Brasil é o país com a maior concentração de renda do mundo:1% dos mais ricos concentram 48, 4% da riqueza gerada no país. A Índia fica em segundo lugar, com 41% e os EUA, em terceiro: 34,3 %. *** Nem a maior tragédia climática da história do RS escapou de ser usada pela indústria de fake news*** Na educação do futuro, creio eu, a escola irá se ocupar seriamente em seu currículo com questões de ética, desde as séries iniciais. Pelo o que sei, isso já acontece no Butão de alguma forma. *** O "jornalista" Alexandre Garcia, em vídeo, espalhou a fake news segundo a qual o PT abriu comportas para inundar cidades do RS. A Advocacia Geral da União vai abrir processo contra o pilantra. *** Começaram ontem, quarta, o julgamento pelo STF dos líderes do ataque terrorista de 8 de janeiro. Pena que não haja pena perpétua neste país. Seria o caso. *** "Perguntar não ofende." Afinal, em que século os responsáveis pelo incêndio na Boate Kiss serão jugados e condenados? 10 anos se passaram! Vou repetir: 10 anos!!!


Mais |

COMÉRCIO com os incas no Brasil anterior a Cabral | LEITE e o ciclone | VITÓRIA da liberdade a la Reagan | Pensando Bem

11 setembro 2023

COMÉRCIO com os incas no Brasil anterior a Cabral | LEITE e o ciclone | VITÓRIA da liberdade a la Reagan | Pensando Bem

 


Sábio é aquele que conhece
os limites da própria ignorância.

Sócrates
________



| Comércio com os incas
no Brasil anterior a Cabral |

Pesquisas recentes dão conta de que antes da chegada de Pedro Álvares Cabral ao Brasil, os índios da faixa litorânea tinham uma relação comercial com aqueles que habitavam o sertão, sob a forma de escambo entre eles, no qual os do litoral disponibilizavam sal, conchas ornamentais e até mesmo mandioca e os do sertão contribuíam com feijão, milho além de penas de grandes aves, como o tucano, de grande valor como enfeites. 

E mais: através de uma rede de caminhos, os produtos chegavam até mesmo ao Império Inca, que fornecia em troca objetos de cobre, bronze, prata e ouro. Além de outros achados, em Cananeia (SP), por exemplo, foi encontrado um machado pré-colombiano feito com cobre proveniente dos Andes.

Uma espécie de "rota da seda" atravessava a América do Sul com vistas ao intercâmbio comercial. Acredita-se hoje na existência de um caminho que atravessa os estados de São Paulo e Paraná, seguia pelo Paraguai até perpassar pela Cordilheira dos Andes.

"Os caminhos dos índios se tornaram as trilhas dos descobridores, depois as rotas dos bandeirantes. Trechos originais ainda sobrevivem no norte do Paraná, mas muitos foram cobertos de asfalto e hoje são vias como as paulistas Rebouças e Consolação" 

 

- segundo Emiliano Urbim, em sua matéria 1499 publicada na edição especial de Superinteressante em jun/2018, da qual extraí informações para escrever a respeito.



| Não sabia de nada... |

Diante do caos [provocado pelo ciclone], o governador Eduardo Leite tem insistido no discurso de que as autoridades foram surpreendidas pela magnitude da tragédia. Primeiro, Leite jogou a responsabilidade para os modelos matemáticos de previsão dos institutos meteorológicos, que não teriam indicado o volume de chuva que atingiu o Estado. A Metsul Meteorologia não deixou por menos, divulgou uma nota dura, com links para notícias anteriores às chuvas, advertindo para a possibilidade de volumes acima de 300 mm na metade norte gaúcha.

> Fragmento de Editorial: Leite está surpreso. O Sul21 não, publicado no saite Sul21 em 08/set/23.



| "Vitória da liberdade" |

Nos anos 1980, a região [da América Central] ardeu em chamas. Padres, camponeses, indígenas maias, crianças, estudantes, intelectuais e artistas foram mortos, presos ou perseguidos em nome de uma guerra global contra o comunismo. O presidente dos Estados Unidos, Ronald Reagan, dizia na TV que a causa da liberdade estava vencendo (...). Na Guatemala, em El Salvador e em Honduras, corpos eram encontrados todos os dias à beira das estradas ou nas margens dos rios. Vilarejos inteiros foram arrasados, com seus habitantes.

fonte Loucos por bananas, reportagem de Carlos Dada publicada em Piauí de ago/23.


| Pensando Bem |

Pensando Bem é um programa transmitido pela rádio FM-Cultura (Porto Alegre), 107,7, com Fernando Gross, Luís Augusto Fischer e Juremir Machado da Silva, aos sábados, às 9h, no qual entrevistam figuras do mundo cultural gaúcho, sobre literatura, história, música, ciências humanas etc. O de sábado passado, foi com o jornalista e escritor Eduardo Romulo Bueno (Peninha). O programa é retransmitido em forma de vídeo no YouTube, na plataforma da CuboPlay.



Mais |

EMERGÊNCIA climática: prioridade para o poder público | A segurança dos homens | Ditaduras & idiotia | Etimológicas






07 setembro 2023

EMERGÊNCIA climática: prioridade para o poder público | A segurança dos homens | Ditaduras & idiotia | Etimológicas



O Brasil tem um enorme passado
pela frente.

Millôr Fernandes
________________



 

| Greenpeace alerta 

sobre fenômenos climáticos extremos |


As enchentes causadas por chuvas torrenciais (...) não podem mais ser consideradas fenômenos inesperados no contexto das mudanças climáticas. Especialistas alertam há anos para os fenômenos climáticos extremos, cada vez mais frequentes, cada vez mais fortes. (...)

 

"O enfrentamento à emergência climática deve ser prioridade para o poder público. As fortes chuvas que resultaram em dezenas de mortes e milhares de desabrigados e desalojados nestes últimos dias são resultados da falta de políticas efetivas de prevenção, adaptação às mudanças climáticas e resposta aos eventos extremos", afirma Igor Travassos, coordenador de Justiça Climática do Greenpeace Brasil."

> Luciano Veleeda, em seu artigo "Quantos mais precisarão morrer?": Greenpeace questiona governantes após tragédia no RS, publicado no saite Sul21 em 6/set/23

| Literárias |

"Tive o privilégio de nascer magra e ser magra até hoje, o que é uma bênção. (...) Sempre quis ser bonita de rosto, coisa que nunca fui, então tentei valorizar o que tinha de apresentável. Eu não sei como os homens conseguem ser tão seguros, sendo tão carecas, tão barrigudos, tão baixinhos. Vocês são um exemplo de autoestima e amor-próprio. Uma unha quebra e a gente se ferra."

> Mercedes, protagonista de Divã, de Martha Medeiros, 
falando ao seu psicanalista.



| Cabeças Pensantes |

As ditaduras fomentam a opressão, as ditaduras fomentam o servilismo, as ditaduras fomentam a crueldade; mas o mais abominável é que elas fomentam a idiotia. > Jorge Luis Borges

Os fascistas do futuro não vão ter aquele estereótipo de Hitler ou Mussolini. Vão ter homens falando tudo aquilo que a maioria quer ouvir. Sobre bondade, família, bons costumes, religião e ética. Nessa hora vai surgir o novo demônio, e tão poucos vão perceber. > José Saramago




| Etimológicas |

Dinheiro - Vem do latim denarius, que era uma moeda de prata. Com o passar do tempo, passou a significar qualquer moeda. Espanhol dinero, francês denier (mais comum argent) e italiano denaro (comumente, soldo). O árabe, em contato com os povos da Península Ibérica, adotou a forma dinar. Quando no Novo Testamento, em suas versões mais antigas, se diz que Judas traiu Jesus por trinta dinheiros, a referência tem a ver com trinta moedas de prata.

Salário -  Do latim salarium = pagamento com sal. Essa iguaria era tão rara que servia como pagamento para vestimentas, armas, alimentos etc.

fonte www.dicionarioetimologico.com.br/