07 setembro 2023

EMERGÊNCIA climática: prioridade para o poder público | A segurança dos homens | Ditaduras & idiotia | Etimológicas



O Brasil tem um enorme passado
pela frente.

Millôr Fernandes
________________



 

| Greenpeace alerta 

sobre fenômenos climáticos extremos |


As enchentes causadas por chuvas torrenciais (...) não podem mais ser consideradas fenômenos inesperados no contexto das mudanças climáticas. Especialistas alertam há anos para os fenômenos climáticos extremos, cada vez mais frequentes, cada vez mais fortes. (...)

 

"O enfrentamento à emergência climática deve ser prioridade para o poder público. As fortes chuvas que resultaram em dezenas de mortes e milhares de desabrigados e desalojados nestes últimos dias são resultados da falta de políticas efetivas de prevenção, adaptação às mudanças climáticas e resposta aos eventos extremos", afirma Igor Travassos, coordenador de Justiça Climática do Greenpeace Brasil."

> Luciano Veleeda, em seu artigo "Quantos mais precisarão morrer?": Greenpeace questiona governantes após tragédia no RS, publicado no saite Sul21 em 6/set/23

| Literárias |

"Tive o privilégio de nascer magra e ser magra até hoje, o que é uma bênção. (...) Sempre quis ser bonita de rosto, coisa que nunca fui, então tentei valorizar o que tinha de apresentável. Eu não sei como os homens conseguem ser tão seguros, sendo tão carecas, tão barrigudos, tão baixinhos. Vocês são um exemplo de autoestima e amor-próprio. Uma unha quebra e a gente se ferra."

> Mercedes, protagonista de Divã, de Martha Medeiros, 
falando ao seu psicanalista.



| Cabeças Pensantes |

As ditaduras fomentam a opressão, as ditaduras fomentam o servilismo, as ditaduras fomentam a crueldade; mas o mais abominável é que elas fomentam a idiotia. > Jorge Luis Borges

Os fascistas do futuro não vão ter aquele estereótipo de Hitler ou Mussolini. Vão ter homens falando tudo aquilo que a maioria quer ouvir. Sobre bondade, família, bons costumes, religião e ética. Nessa hora vai surgir o novo demônio, e tão poucos vão perceber. > José Saramago




| Etimológicas |

Dinheiro - Vem do latim denarius, que era uma moeda de prata. Com o passar do tempo, passou a significar qualquer moeda. Espanhol dinero, francês denier (mais comum argent) e italiano denaro (comumente, soldo). O árabe, em contato com os povos da Península Ibérica, adotou a forma dinar. Quando no Novo Testamento, em suas versões mais antigas, se diz que Judas traiu Jesus por trinta dinheiros, a referência tem a ver com trinta moedas de prata.

Salário -  Do latim salarium = pagamento com sal. Essa iguaria era tão rara que servia como pagamento para vestimentas, armas, alimentos etc.

fonte www.dicionarioetimologico.com.br/





2 comentários:

  1. Anônimo12:43

    Muito bom 👏👏

    ResponderExcluir
  2. Parabéns para o blogueiro do Cem Ideias , sempre com ótimo conteúdo.

    ResponderExcluir