Palácio de São Cristóvão/ Museu Nacional, Rio de Janeiro
A competição é a lei da selva,
mas a cooperação é a lei da civilização.
Peter Kropotkin
________________
Museu Nacional:
destruição e reconstrução
No festival de tragédias que assolou o país nos últimos quatro anos, sobrou até para o Museu Nacional, no Rio de Janeiro, atingido por um incêndio em 2 de setembro de 2018, que destruiu parte do prédio central, o Palácio de São Cristóvão, sendo que 85% de seu acervo foi perdido. Começado a ser construído em 1808, situa-se na Quinta da Boa Vista e no passado serviu como residência oficial tanto da Família Real Portuguesa bem como da Família Imperial Brasileira. Coube a Pedro 2º diversas reformas, incluindo embelezamentos do jardim. Durante décadas, foi mantido pela UFRJ em péssimas condições, o que foi alvo de denúncias na imprensa. Deu no que deu.
"Já pegou fogo. Quer que eu faça o quê?". Assim reagiu o Inominável, então candidato à Presidência, indagado sobre o incêndio. Em seu desgoverno, sua relação com o IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) não foi das melhoras. Acabou demitindo diretores do órgão, que determinaram a interrupção da construção de uma filial da Havan em função de descoberta arqueológica. O empresário Antonio Shrader, ligado ao movimento monarquista, acabou assumindo tempos depois a superintendência do órgão no estado fluminense e seria responsável pela restauração do museu. Sua ideia era a de transformá-lo num centro turístico dedicado à família imperial... A ideia não foi adiante. Paralelamente a isso, rolou na internet uma fake news segundo a qual a UFRJ tinha planos de transformar o Palácio de São Cristóvão num shopping em homenagem a Marielle Franco.
O tempo passou, o Brasil voltou, e o sociólogo e gestor cultural Leandro Grass (PV) assumiu a presidência do IPHAN. Além da criação de um comitê de apoio à reconstrução, conta com a captação de recursos pela Lei Rouanet e espera o apoio de empresas. A reabertura do Museu está prevista para 2027.
fonte Escombros e promessas, reportagem de Bernardo Esteves publicada em Piauí de mar/23 ||| https://pt.wikipedia.org/wiki/
Paço de São Cristóvão
Imagem Museu Nacional | Estela Neto, CC BY-SA 4.0 <https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0>, através da wiki Wikimedia Commons
como estratégia de dominação (1) |
Na Revista Prosa, Verso e Arte (digital), a reprodução de interessante artigo de Fernando Navarro sobre os mecanismos de idiotização da sociedade como estratégia de dominação das massas. "As pessoas estão tão comprometidas com o sistema estabelecido, que são incapazes de pensarem em alternativas contrárias aos critérios impostos pelo poder", diz o articulista logo de início. Para isso ele usa o entretenimento vazio como arma a fim de que as pessoas se acostumem com a vulgaridade e estupidez (tipo BBB...) como algo normal, comprometendo assim uma "consciência crítica da realidade". "No entretenimento vazio tudo é projetado para que o indivíduo suporte estoicamente o sistema estabelecido sem questionar". Assim, livros de autoajuda, que o autor classifica como "autêntica porcaria psicológica" e obras do tipo "como se tornar milionário sem esforço" também servem para criar ilusões. Continua
Água potável para lavar carro. Algo está errado. *** Perguntar não ofende: pode-se enfrentar a crise climática, com seriedade, mantendo uma economia baseada no consumismo desenfreado? Ora, bolas! Não me venham com essas cúpulas do clima pra inglês ver!
Etimológicas |
Aluno - Do latim alumnus, que por sua vez teve origem no verbo alere = criar, alimentar. as crianças necessitam ser nutridas e cuidadas, não só do ponto de vista físico, mas no sentido de alimento do espírito. Aliás, deve-se ter muito cuidado com pretensas "etimologias" que existem por aí: "aluno" etimologicamente falando não tem nada a ver com "ausência de luz".
Açúcar, arroz, algodão... - Na língua de Camões, temos muitas palavras que vieram do árabe: alfândega, almôndega, arroz, azeite, aldeia, alface, algema e por aí vai. Nossos antepassados lusos não perceberam que esse "a" inicial tinha a ver com o artigo definido "al" do árabe. Compare açúcar, arroz e algodão com o francês o inglês respectivamente: sucre, rice e cotton/ sugar, rice e cotton.
fonte O prazer das palavras, de Cláudio Moreno (L&PM)
Mais |
Nenhum comentário:
Postar um comentário