12 setembro 2025

(12/09) A ameaça dos microplásticos | A hipocrisia do gaudério | Violência contra a mulher | Palavras de origem asteca | E mais.

 




Porto Alegre, 12 de setembro de 2025

A ameaça dos microplásticos |

Copos de plástico levam de 200 a 400 anos para se decomporem na natureza. Com o tempo, vão surdindo neles partículas muito pequenas chamadas microplásticos, que se espalham em grande quantidade pelas águas de rios e mares. São capazes de invadirem a corrente sanguínea até mesmo no cérebro das pessoas, podendo causar inflamações de células. "O risco pode ser maior em crianças com o cérebro em desenvolvimento, com o potencial de causar alterações definitivas na vida adulta", afirma Elnara Negri, livre-docente na Faculdade de Medicina da USP, em seu artigo A teoria do caos publicado em CartaCapital de 27/ago/25.
__________

A hipocrisia do gaudério |

"Os gaúchos que orgulhosamente se vinculam ao agro sãos os mesmos (...) que assassinam o pampa, que derrubam a mata atlântica, que extinguem a floresta de araucária, que matam a pastagem nativa para cultivar soja e envenenar todos os nossos rios, que arrasam com a dignidade das mulheres, dos indígenas, do povo negro, que grilam as terras do povo quilombola (...)."

> Tábata Silveira em seu artigo A hipocrisia do gaudério inventado exposta em cena: uma nota sobre La Vaca, publicado no saite Sul21 em  25/ago/25.
_____________
Violência contra a mulher | 

De acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança pública, em 2024 foram registrados no País 1.492 casos de feminicídios, 3.870 tentativas a respeito, 95.026 casos de perseguição obsessiva, 51.866 casos de violência psicológica, 747.883 ameaças. 63,6% das vítimas eram negras. Segundo dados, o Brasil é o quinto país do mundo em que mais se mata mulheres.

Fonte | CartaCapital de 20/ago/24

_____________

Não é a paz que lhes interessam. Eles se preocupam é com a ordem, o regime desse mundo. (...) O problema deles é manter a ordem que lhes faz serem patrões. Essa ordem é uma doença em nossa história. > Mia Couto
_____________

Histórias... 

Conta-se uma história sobre a origem da Basílica de Nossa Senhora das Dores, no Centro Histórico de Porto Alegre. Com base numa lenda, dizem que sua construção durou cem anos em função de uma maldição atribuída a um escravizado que viu-se acusado injustamente, segundo ele, de ter roubado a coroa da santa e acabou sendo enforcado. Antes de enfrentar a forca, rogou uma praga segundo a qual a construção da igreja jamais seria concluída. A quem diga que até hoje a finalização da obra não se deu por inteiro. Sempre há uma reforma para se fazer...
__________




Umas & Outras |


E o século 21 começa a mostrar a que veio. ***
16 milhões de brasileiros acreditam que a Terra é plana, segundo o Datafolha. *** Os primeiros municípios do Rio Grande do Sul eram estes, em ordem alfabética: Alegrete, Cachoeira do Sul, Caçapava do Sul, Cruz Alta, Jaguarão, Pelotas, Piratini, Porto Alegre, Rio Grande, Rio Pardo, Santo Antônio da Patrulha, São José do NorteSão Luiz Gonzaga e Triumfo. *** Percentual de crentes numa vida após a morte: Portugal: 32,9%, Espanha: 38,1%, Inglaterra: 41,7%, França: 41,2%, Alemanha: 39,4%, Itália: 49,4%. > Fonte: The World Maps. *** Palavras do português de origem asteca: abacate (ahuacatl), chiclete (chiclet) chocolate (xocoatl), cochilo (cochini-liztli), coiote (coyotl), tomate (tomatl). *** "Jesus" é o termo grego para "Josué". Fonte: A História da Humanidade, de Hendrik Willem van Loon *** A Via Láctea é apenas 1 das 2 trilhões de galáxias do universo observável. 


Postagem anterior |

(05/09) Algozes da Ditadura: sadismo sexual às mulheres | Big techs e fiscalização | Veríssimo: "Ser de esquerda é uma decorrência". E mais.




Um comentário: