O que o rebanho mais odeia é aquele que pensa de forma diferente, não é tanto a própria opinião, mas a audácia de querer pensar por sim mesmo, algo que eles não sabem fazer.
> Arthur Schopenhauer
__________
O que o rebanho mais odeia é aquele que pensa de forma diferente, não é tanto a própria opinião, mas a audácia de querer pensar por sim mesmo, algo que eles não sabem fazer.
> Arthur Schopenhauer
__________
Porto Alegre, 19 de setembro de 2025
Fonte | Porto Alegre Sitiada, de Sérgio da Costa Franco (Ed. da Cidade, Letra & Vida, 2011)
__________
2. O massacre de Porongos | "O Massacre de Porongos marcou um dos últimos capítulos da Guerra dos Farrapos (1835-1845). Mais de cem soldados negros, que lutavam ao lado dos rebeldes, foram assassinados em uma emboscada das tropas imperiais. Embora haja divergências sobre as circunstâncias, documentos históricos apontam que a traição aos Lanceiros Negros foi o resultado de um acordo prévio entre chefes farroupilhas e o Império, abrindo o caminho para o massacre daqueles que haviam confiado na promessa de liberdade." > Marihá Maria em Porongos: filme dá protagonismo aos Lanceiros Negros e revisita massacre, artigo publicado em sul21.com.br datado de 14/set.
______
Sua vida me pertence, transmitida pela antiga TV Tupi entre 21 de dezembro de 1951 e 8 de fevereiro de 1952, foi a primeira telenovela brasileira e também do mundo. Contou com 15 capítulos apenas e era transmitida ao vivo, duas vezes por semana, às 20h, tendo Walter Forster como diretor além de atuar como o protagonista ao lado de Vida Alves. Tinha apenas dois cenários: o de um quarto e o de um jardim numa praça. Nela, ocorreu o primeiro beijo da TV brasileira, muito discreto, com um leve encostar de lábios. Só foi possível a cena sob a autorização do marido da artista protagonista. Lima Duarte fez parte do elenco.
> Fonte | pt.wikipedia.org
Do dicionário de gauchês (1) |
Cusco - Cão de raça ordinária. O mesmo que guaipeca.
Embarrigar - Engravidar.
Fazer uma vaquinha - Contribuir com determinada quantia de dinheiro.
Ficar buzina - Irritar-se, zangar-se.
Oigatê! - Expressão de admiração, espanto, alegria.
Fonte | Dicionário de Regionalismo do Rio Grande do Sul, de Zeno Cardoso Nunes e Rui Cardoso Nunes (Martins Livreiro Ed.)
A Revolução Farroupilha (1835-45) |
https://www.youtube.com/watch?v=8anEdKGSqls
Fonte | CartaCapital de 20/ago/24