22 setembro 2025

(26/09) Educação na Grécia Antiga | Economia de exclusão | Vítimas da crueldade | No futebol de hoje | Marieta Severo sentindo-se desafiada




Porto Alegre, 26 de setembro de 2025


A educação na Grécia Antiga | Na companhia de um escravo (paidagogos ou pedagogo), os meninos iam à escola para aprender a ler, escrever e calcular. As meninas eram educadas geralmente em casa. O grammata era o professor que ensinava seus pupilos até os 12 ou 14 anos e recebiam um salário modesto, naturalmente... Os alunos empregavam uma tabuinha de madeira impregnada de cera, cujas letras eram traçadas e apagadas. Também se usava o papiro, um material mais caro, e aí se escrevia com tinta. As palavras não eram separadas e não havia nenhuma pontuação. Aprendiam a tocar flauta, canções tradicionais e poemas. Não havia fim-de-semana para que os pupilos e o professor gozassem de uma pausa, o que ocorria apenas em dias de festa. Entre os 14 e 18 anos, estudavam com um grammatikos, com o qual se ocupavam com a formação literária baseada na leitura de obras de poetas, dramaturgos e oradores. Os alunos se ocupavam ainda com matemática, geografia, música e astronomia. O paidotribos era o professor de educação física, com o qual exercitavam-se com o pentatlo: luta, corrida, salto, lançamento de disco e dardo, além de uma espécie de luta livre. 

Fonte | Edição especial em português da National Geographic - Vida Quotidiana na Antiguidade (2023) editada na Espanha.


Desafios | "Me sinto desafiada. Fatalmente as bancadas evangélicas, muito retrógradas, têm crescido no Brasil. É um retrocesso para uma geração como a minha, que lutou muito pela liberdade e pela democracia. Cada um tem o direito de exercer sua religiosidade e sua crença, mas que fiquem nos templos. Eu não quero ser legislada por evangélicos, nem por religião nenhuma." 

> Marieta Severo
_______________

A ONU tem que mudar logo. Uma ONU diferente, humana, deve antes de mais nada deter o genocídio em Gaza. 

> Gustavo Petro, presidente da Colômbia
______________




Não a uma economia de exclusão | "O capitalismo impôs a lógica dos lucros a qualquer custo, sem pensar na exclusão social ou na destruição da natureza. A primeira tarefa é colocar a economia a serviços dos pobres. Os seres humanos e a natureza não devem servir ao "Deus do dinheiro". Precisamos dizer "não" a uma economia de exclusão e desigualdade, na qual o dinheiro domina, em vez de servir." 

> Papa Francisco, em discurso proferido em Santa Cruz 
de la Sierra, Bolívia.

_______________

O que o rebanho mais odeia é aquele que pensa de forma diferente, não é tanto a própria opinião, mas a audácia de querer pensar por sim mesmo, algo que eles não sabem fazer.

> Arthur Schopenhauer

__________


Vítimas da crueldade | Nas ditaduras do Cone Sul, "no Chile mais de 2 mil opositores políticos foram assassinados, cerca de 40 mil sofreram medidas repressivas e, aproximadamente, 200 mil foram forçados ao exílio. Na Argentina, a repressão foi ainda mais brutal: os militares assassinaram cerca de 30 mil indivíduos." Quanto ao Brasil, de acordo com a Comissão Nacional da Verdade, tem-se os dados de 434 mortos e cerca de 50 mil cidadãos que sofreram perseguições políticas em maior ou menor grau.

Fonte | Fim da Impunidade, artigo de Aldo Fornazieri, cientista político, publicado em CartaCapital de 10/set/25.

__________


Postagem anterior |

(12/09) A ameaça dos microplásticos | A hipocrisia do gaudério | Violência contra a mulher | Palavras de origem asteca | E mais.




19 setembro 2025

(19/09) Porto Alegre sitiada (1836-40) | A primeira telenovela brasileira | O massacre de Porongos | Do dicionário de gauchês | E mais.

 


Porto Alegre, 19 de setembro de 2025

Duas questões 
sobre a Revolução Farroupilha |

1. Porto Alegre sitiada (1836-40)Isso não se aprende nas escolas: Porto Alegre nunca aderiu à Revolução Farroupilha (também chamada de Guerra dos Farrapos), pois tinha boas relações comerciais com o Sudeste, notadamente com o Rio de Janeiro. Não é por acaso que seu brasão ostenta o título de "leal e valorosa" dado pelo governo imperial (1841). A briga dos revolucionários eclodiu em função das altas taxas que o charque gaúcho sofria por parte do governo central, maior do que aquela aplicada aos uruguaios, p. ex., ou seja, uma briga da agropecuária interiorana. Neste contexto, por quatro anos 1836-40), com algumas interrupções, a cidade foi sitiada pelas tropas de Bento Gonçalves e seus comandados. Disso resultou, entre outras dificuldades, o fato de os porto-alegrenses terem vividos até mesmo situações de fome. As lideranças citadinas que se empenharam em sanar, tanto quanto possível, as dificuldades vividas pela população foram simplesmente esquecidas pela historiografia tradicional...

Fonte | Porto Alegre Sitiada, de Sérgio da Costa Franco (Ed. da Cidade, Letra & Vida, 2011)

__________

2. O massacre de Porongos | "O Massacre de Porongos marcou um dos últimos capítulos da Guerra dos Farrapos (1835-1845). Mais de cem soldados negros, que lutavam ao lado dos rebeldes, foram assassinados em uma emboscada das tropas imperiais. Embora haja divergências sobre as circunstâncias, documentos históricos apontam que a traição aos Lanceiros Negros foi o resultado de um acordo prévio entre chefes farroupilhas e o Império, abrindo o caminho para o massacre daqueles que haviam confiado na promessa de liberdade." > Marihá Maria em Porongos: filme dá protagonismo aos Lanceiros Negros e revisita massacre, artigo publicado em sul21.com.br datado de 14/set.

______

O Bolsonarismo é uma seita extremista que hospeda o pior do ser humano: o fanático religioso, o militar miliciano, o rico racista e o pobre ignorante. > Emir Sader
_____________



"Sua vida me pertence":
a primeira telenovela brasileira |

Sua vida me pertence, transmitida pela antiga TV Tupi entre 21 de dezembro de 1951 e 8 de fevereiro de 1952, foi a primeira telenovela brasileira e também do mundo. Contou com 15 capítulos apenas e era transmitida ao vivo, duas vezes por semana, às 20h, tendo Walter Forster como diretor além de atuar como o protagonista ao lado de Vida Alves. Tinha apenas dois cenários: o de um quarto e o de um jardim numa praça. Nela, ocorreu o primeiro beijo da TV brasileira, muito discreto, com um leve encostar de lábios. Só foi possível a cena sob a autorização do marido da artista protagonista. Lima Duarte fez parte do elenco.

> Fonte | pt.wikipedia.org





Umas & Outras |

Um real está cotado em 271 pesos argentinos. ***
"Um colega é alguém que lê (legere) com você; um companheiro é alguém que divide o pão (panem); um cônjuge é alguém que está sob o mesmo jugo (!)" Fonte: Na ponta da língua, o nosso português da cabeça aos pés, de Caetano W. Garlindo (Companhia das Letras) *** O primeiro dicionário polonês (1746) incluía definições como: "Cavalo: todos sabem o que é um cavalo." *** Num concurso sobre o melhor palíndromo sobre as primeiras palavras ditas por Adão a Eva, ganhou este: "Madam, I'm Adam." ("Madame, sou Adão" em inglês). Moedas brasileiras: Real Português (1568-1833), Real Brasileiro (1833-42), Cruzeiro (1942-67), Cruzeiro Novo (1967-70), Cruzeiro (1970-86), Cruzado (1986-89), Cruzado Novo (1989-90), Cruzeiro (1990-93), Cruzeiro Real (1993-94) e Real (1994 em diante). *** Quanta energia gasta neste país para lidar com a malignidade de uma só pessoa! *** Nunca se queixe de um dia ventoso. Em Netuno, os ventos podem atingir mais de 2.000 km/h.


 

Do dicionário de gauchês (1) | 


Cusco - Cão de raça ordinária. O mesmo que guaipeca.

Embarrigar - Engravidar.

Fazer uma vaquinha - Contribuir com determinada quantia de dinheiro.

Ficar buzina - Irritar-se, zangar-se.

Oigatê! - Expressão de admiração, espanto, alegria.

Fonte | Dicionário de Regionalismo do Rio Grande do Sul, de Zeno Cardoso Nunes e Rui Cardoso Nunes (Martins Livreiro Ed.)


A Revolução Farroupilha (1835-45) |

https://www.youtube.com/watch?v=8anEdKGSqls



12 setembro 2025

(12/09) A ameaça dos microplásticos | A hipocrisia do gaudério | Violência contra a mulher | Palavras de origem asteca | E mais.

 




Porto Alegre, 12 de setembro de 2025
A ameaça dos microplásticos |

Copos de plástico levam de 200 a 400 anos para se decomporem na natureza. Com o tempo, vão surdindo neles partículas muito pequenas chamadas microplásticos, que se espalham em grande quantidade pelas águas de rios e mares. São capazes de invadirem a corrente sanguínea até mesmo no cérebro das pessoas, podendo causar inflamações de células. "O risco pode ser maior em crianças com o cérebro em desenvolvimento, com o potencial de causar alterações definitivas na vida adulta", afirma Elnara Negri, livre-docente na Faculdade de Medicina da USP, em seu artigo A teoria do caos publicado em CartaCapital de 27/ago/25.
__________

A hipocrisia do gaudério |

"Os gaúchos que orgulhosamente se vinculam ao agro sãos os mesmos (...) que assassinam o pampa, que derrubam a mata atlântica, que extinguem a floresta de araucária, que matam a pastagem nativa para cultivar soja e envenenar todos os nossos rios, que arrasam com a dignidade das mulheres, dos indígenas, do povo negro, que grilam as terras do povo quilombola (...)."

> Tábata Silveira em seu artigo A hipocrisia do gaudério inventado exposta em cena: uma nota sobre La Vaca, publicado no saite Sul21 em  25/ago/25.
_____________
Violência contra a mulher | 

De acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança pública, em 2024 foram registrados no País 1.492 casos de feminicídios, 3.870 tentativas a respeito, 95.026 casos de perseguição obsessiva, 51.866 casos de violência psicológica, 747.883 ameaças. 63,6% das vítimas eram negras. Segundo dados, o Brasil é o quinto país do mundo em que mais se mata mulheres.

Fonte | CartaCapital de 20/ago/24

_____________

Não é a paz que lhes interessam. Eles se preocupam é com a ordem, o regime desse mundo. (...) O problema deles é manter a ordem que lhes faz serem patrões. Essa ordem é uma doença em nossa história. > Mia Couto
_____________

Histórias... 

Conta-se uma história sobre a origem da Basílica de Nossa Senhora das Dores, no Centro Histórico de Porto Alegre. Com base numa lenda, dizem que sua construção durou cem anos em função de uma maldição atribuída a um escravizado que viu-se acusado injustamente, segundo ele, de ter roubado a coroa da santa e acabou sendo enforcado. Antes de enfrentar a forca, rogou uma praga segundo a qual a construção da igreja jamais seria concluída. A quem diga que até hoje a finalização da obra não se deu por inteiro. Sempre há uma reforma para se fazer...
__________




Umas & Outras |


E o século 21 começa a mostrar a que veio. ***
16 milhões de brasileiros acreditam que a Terra é plana, segundo o Datafolha. *** Os primeiros municípios do Rio Grande do Sul eram estes, em ordem alfabética: Alegrete, Cachoeira do Sul, Caçapava do Sul, Cruz Alta, Jaguarão, Pelotas, Piratini, Porto Alegre, Rio Grande, Rio Pardo, Santo Antônio da Patrulha, São José do NorteSão Luiz Gonzaga e Triumfo. *** Percentual de crentes numa vida após a morte: Portugal: 32,9%, Espanha: 38,1%, Inglaterra: 41,7%, França: 41,2%, Alemanha: 39,4%, Itália: 49,4%. > Fonte: The World Maps. *** Palavras do português de origem asteca: abacate (ahuacatl), chiclete (chiclet) chocolate (xocoatl), cochilo (cochini-liztli), coiote (coyotl), tomate (tomatl). *** "Jesus" é o termo grego para "Josué". Fonte: A História da Humanidade, de Hendrik Willem van Loon *** A Via Láctea é apenas 1 das 2 trilhões de galáxias do universo observável. 


Postagem anterior |

(05/09) Algozes da Ditadura: sadismo sexual às mulheres | Big techs e fiscalização | Veríssimo: "Ser de esquerda é uma decorrência". E mais.