O branco acha que o ambiente é "recurso natural" como um almoxarifado aonde você vai e tira as coisas. Para o indígena, é um lugar onde você deve pisar suavemente, porque está cheio de outras presenças. > Ailton Krenak
POVOS | Os franceses (2)
Origens gaulesas > Os franceses consideram os antigos gauleses como seus antepassados e não é por acaso que os romanos designavam o território como sendo a Gália, que acabaram ocupando no séc. 1. "No Segundo Império, sob Napoleão III, o chefe militar gaulês Vercingetorix, que encabeçou a mais resistência à invasão da Gália pelas regiões romanas comandadas por Júlio César, foi transformado em herói nacional (...)." De qualquer forma, antes da existência dos gauleses, a região já havia sido habitada por outros povos desde o Paleolítico, segundo estudos. Em 1940, a 150 km de Bordeaux, quatro rapazes acabaram descobrindo uma caverna com notáveis pinturas pré-históricas de animais, provavelmente de 15.000 a.C. Atualmente a região conta com outros sítios arqueológicos.
Os gauleses era um dos povos celtas e falavam uma língua indo-europeia. Espalharam-se por toda a Europa, chegando até a mesmo à Irlanda. Chamava-se de "gaulês" os povos que habitavam o que atualmente é a França, Bélgica, extremo oeste da Alemanha e norte da Itália. "Uma certa propensão para a exaltação e altercação verbais dos gauleses ainda permanece viva no francês de nosso tempo". Eram grandes bebedores de cerveja, tal como o Asterix das histórias em quadrinhos. Se os franceses de hoje preferem vinho, é por influência dos antigos romanos. Graças aos gauleses, foram inventados o colete de malha de ferro, a espada longa, a invenção do barril e do sabonete, sem falar nas calças compridas - desconhecidas dos romanos, p. ex., que vestiam-se com túnicas.
Fonte | Os franceses, de Ricardo Corrêa Coelho (Contexto, 2007)
ONU | Poder de veto
em mãos eternas?
Como lembra Eduardo Galeano, em seu livro O teatro do bem e do mal: "O poder de veto significa, em última instância, todo o poder. (...) Na ONU, os Estados Unidos compartilham o poder de veto com a Grã-Bretanha, França, Rússia e China: os cinco maiores fabricantes de armas, que graças aos céus zelam pela paz mundial." Pois está na hora de uma democratização do Conselho de Segurança da entidade, né não? Torná-lo mais representativo em escala mundial. Afinal, por que razão não haja uma cadeira nele para pelo menos um país representante da América Latina e outro da África? A Segunda Guerra se encaminha para um século que aconteceu, senhores!
LÍNGUAS | Curiosidades linguísticas
Algumas línguas, como o francês, baseiam seu sistema numérico no conceito de que temos 20 dedos, o que não é o caso do inglês, que faz distinção: "fingers" = dedos da mão, "toes" = dedos dos pés. Assim, "oitenta" em francês é "quatre-vingts" (quatro vintes) e "noventa" é "quatre-vingt-dix" (quatro vintes dez), o que lembra o antigo conceito gaulês de contagem por vintes.
Fonte | As línguas do mundo, de Charles Berlitz (Nova Fronteira, 1988)
VIOLÊNCIA | Até quando?
"A violência das polícias militares brasileiras já ultrapassou o limite suportável de um estado civilizado. A truculência usual deu lugar à brutalidade letal que é aceita e às vezes estimulada por alguns governadores e desejada por parte da população que se transformará em suas vítimas prediletas." > Celso Augusto Schröder
Crianças portuguesas
empregam termos do português brasileiro |
Chi tiu blogo estas vere eduka kaj kleriga . Dankon. (PSViana)
ResponderExcluirDanke!
ExcluirMuito boa as reportagens 👏👏👏
ResponderExcluirObrigado!
Excluir