12 outubro 2024

RS: o cultivo do tabaco mata | Eles querem o poder | Violência invisível | Umas & Outras

 



A tragédia no Sul atualizou traumas vividos também por muitas cidades brasileiras e que não se tratam de fenômenos naturais, mas de má administração pública associada à negligência de empresas ou grupos econômicos que ignoram riscos à população.

> Edma de Góis

SAÚDE | O cultivo do tabaco mata

No Rio Grande do Sul, "a exposição prolongada aos agrotóxicos agressivos da fumicultura vem sendo associada ao boom de distúrbios psiquiátricos. Não bastasse o mal químico, atribulações sociais - como a tomada de terras devido a um superendividamento com empresas tabagistas - também contribui para uma saúde mental em frangalhos", segundo Anna Virgínia Balloussier em Terra pervertida, matéria sua publicada na revista Quatro Cinco Um, nº 85, a respeito do romance A árvore mais sozinha do mundo, de Mariana Salomão Carrara. 

Aliás, em1996, a Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do estado apontou para o fato de que na cidade de Venâncio Aires*, produtora de erva-mate e tabaco, quatro em cada cinco suicídios eram cometidos por agricultores.

* Situada na região central do RS.




OPINIÃO | Umas & Outras

Antigamente, não havia coach, só cocheiro, o que era muito útil. 

*** Trágica é a economia baseada no egoísmo! 

*** "Liberdade, Igualdade, Fraternidade", mas era só para os brancos, como escreveu Isabel Allende em seu romance A Ilha sob o Mar, que estou relendo. 

*** Recentemente no Hoje, o apresentador César Tralli, ao noticiar sobre o massacre de crianças em Gaza por parte dos comandados por Netanyahu, comentou ao final: "É dureza". Não, meu caro jornalista, não é apenas uma "dureza"! Isso tem outro nome: crueldade. Digna de um Hitler!




POLÍTICA | Eles querem o poder

"Dominioistas sonham com um governo em que os autointitulados representantes de Deus na terra possam definir as regras do jogo conforme suas próprias crenças, independentemente do que diz a Constituição o que torna a corte suprema um dos seus malvados favoritos. Os que defendem o Estado laico não são considerados meros adversários políticos, mas o próprio Belzebu disfarçado."

> Cláudia Laitano, em sua coluna no jornal Zero Hora de 07/out/24



SAÚDE | Violência invisível
"Somos o segundo país das Américas em diagnósticos de problemas de saúde mental, atrás apenas dos Estados Unidos. E quando o assunto é ansiedade, lideramos o ranking mundial, com quase 9% da população afetada. Para as jovens mulheres, o cenário é ainda mais sombrio: o suicídio é a segunda maior causa de morte, superado apenas pela violência interpessoal, que vai das agressões física ao feminicídio", 

comenta Juliana Borges, escritora, em seu artigo "O impacto invisível da violência", publicado na edição de outubro da revista Quatro Cinco Um. Lembra ainda que "para a população negra, há uma violência adicional: as microagressões cotidianas", o que a psicologia chama de Dano por excesso traumático de base racial. A propósito, aumentou o número de casos de saúde mental comprometida no RS. Penso que também tem a ver também com as enchentes, nas quais muitas pessoas foram afetadas por vários motivos.


Mais |

https://cesardorneles4.blogspot.com/2024/10/passageiro-clandestino-causa-panico-em.html

Rato causa pânico em avião | Incêndios: imprensa de bico calado | Microplásticos no cérebro | Do dicionário de gauchês (3). E mais.




Nenhum comentário:

Postar um comentário