05 outubro 2024

RATO causa pânico em avião | Incêndios: imprensa de bico calado | Microplásticos no cérebro | Do dicionário de gauchês (3). E mais.

 




Fecha a porta da direita,
com muito cuidado.

> Noel Rosa


Passageiro clandestino
causa pânico em avião |

"Um voo da companhia aérea Scandinavian Arlines precisou fazer um pouso de emergência após um rato 'pular' para fora de uma embalagem de petiscos oferecidos aos passageiros pela empresa. O caso ocorreu na quarta-feira 18/9." O avião voava proveniente de Oslo, na Noruega, com destino a Málaga, Espanha. "Acredite ou não. Uma senhora ao lado aqui abriu a comida e um rato pulou de dentro. Agora demos meia-volta e pousamos no CPH [Aeroporto de Copenhague] para trocas de voo", relatou um dos passageiros no Facebook. O povo forçado deveu-se por uma preocupação de que o rato poderia roer a fiação elétrica da aeronave. O porta-voz da companhia esclareceu que tal situação acontece raramente. Ah, bom! Mas enfim, estimados leitores e leitoras do Cem Ideias, pelo sim, pelo não, nunca peguem um avião em Oslo. Vá de trem. Fonte | Boomm do Nando, página no Facebook.

Microplásticos  no cérebro | 

"Cientistas encontraram microplástico (partículas de até 5 milímetros) no cérebro humano. Já se sabia que o material estava por todos os lados: na água, no ar, no solo, nos alimentos. Até na placenta dos bebês e no leite materno. (...) Estamos respirando essas nanopartículas e nem sequer percebemos. (...) Não por acaso, o tal estudo foi apoiado pela Plastic Soup Foundation, ONG holandesa que atua na luta contra a poluição plástica." > Juliana Bublitz, em sua coluna no jornal Zero Hora de 24/set/24.



À esquerda (detalhe)

Mercado Público Municipal
de Porto Alegre: 155 anos |

No último dia 3, o Mercado Público de Porto Alegre (1869) completou seus 155 anos de idade. Antes dos aterros históricos, ficava à beira do Guaíba. O prédio original contava apenas com um pavimento, com dois torrões nas extremidades. Um segundo pavimento só seria acrescentado em 1913. Durante a ditadura de 64, um prefeito teve a infeliz ideia de derrubar o prédio para se construir um estacionamento. A comunidade rejeitou tamanha estupidez, até porque o estabelecimento é visto como o coração da cidade.




Imprensa com bico calado |

"A grande imprensa brasileira enfrenta um dos maiores constrangimentos da história do jornalismo brasileiro, com a posição covarde adotada diante dos incendiários de matas e campos da Amazônia, do Cerrado e do Sudeste. É possível repetir mais um vez que nem na ditadura o jornalismo das corporações foi tão omisso. Não há nos jornais, até a noite desse sábado, uma reportagem que possa ser chamada de investigativa sobre as queimadas criminosas." > Moisés Mendes, em A covardia da grande imprensa diante das ações dos incendiários, artigo publicado em  blogdomoisesmendes.com.br em 21/set/24.





Do dicionário de gauchês (3) |  

A la minuta - Prato feito, prato 
de comida já montado.
Ala-putcha-tchê! - Expressão de surpresa.
Atucanado - preocupado, com a cabeça cheia de problemas. "Não me atucana, guri!"
Cusco - Cachorro
Pechada - Acidente entre dois carros.
Trovar - Ficar contando vantagem.
Fonte | www.dicionariopopular.com

Eu fui tão bom no boxe
    que eles tiveram que criar um personagem
como Rocky, um branco dos filmes,
para se opor à minha imagem no ringue.
A América precisa ser tudo em branco,
não importa onde for. Jesus, Mulher Maravilha,  Tarzan e Rocky.

> Muhammad Ali





Nenhum comentário:

Postar um comentário