23 outubro 2024

(23/10) A freirinha colorada | Indígenas: doenças e fome | Últimos tempos dos combustíveis fósseis

 




AMAZÔNIA | Indígenas: doenças e fome

"Os indígenas se queixam repetidamente da sujeira ou do lixo resultante das presença dos garimpeiros, jogado nos rios ou nas matas. Falam do mercúrio que infecta a água, e daí a cadeia que depende dela. Abordam o efeito dos desvios dos rios, a falta de água potável, a floresta infestada por carapanãs* com malária, as doenças de pele, ouvido, pulmão, intestino. Lastimam o estado dos peixes, cegos pela toxina, que agora são incapazes de fisgar a linha de pesca. Falam da fome." 

> Camila de Caux, antropóloga, em seu artigo A cicatriz da terra, publicado em Quatro Cinco Um de set/24.
*carapanã: povo indígena que habita região no alto do rio Negro (AM).



VIVÊNCIAS
 | A freirinha colorada

Fabrício Carpinejar, poeta e escritor gaúcho, em sua coluna recente de jornal* contou a história da freira Inah Canabarro Lucas, considerada a pessoa mais idosa da América Latina e a segunda mais idosa do mundo, natural de São Francisco de Paula, no Rio Grande do Sul. Nascida em 1908, é uma grande torcedora do Sport Club Internacional, de Porto Alegre. Como professora, deu aulas para o ex-presidente João Figueiredo, segundo ela, "um guri levado". 

Irmã Inah, hoje com 116 anos, deu aulas de português, matemática, ciências, história, artes e religião em três cidades diferentes: Rio de Janeiro, Itaqui e Santana do Livramento**, as duas últimas no Rio Grande do Sul. Conta-se que seu presente preferido de aniversário é a camiseta mais recente do Internacional, tamanha é sua devoção pelo Colorado e sempre carrega em seu hábito religioso bottons alusivos ao clube, ao lado de um crucifixo de madeira. Enfim, uma torcedora e tanto! Mora na casa da Congregação Irmãs Teresianas no Brasil, em Porto Alegre.

* Publicada no jornal Zero Hora de Porto Alegre em 21/out/24.
** Em Santana do Livramento, situada na fronteira entre Brasil e Uruguai, foi madre superiora no Colégio Santa Tereza de Jesus.




ENERGIA
 | Últimos tempos
dos combustíveis fósseis

"Em 2021, a organização CarbonTracker publicou um relatório mostrando que a tecnologia existente permitiria produzir cem vezes mais energia solar e eólica do que a atual demanda global. O relatório conclui: 'As barreiras técnicas e econômicas foram superadas; o único empecilho para a mudança é de ordem política' - conclui o documento."

> Rebecca Solnit, escritora e ativista norte-americana, em matéria reproduzida em Quatro Cinco Um de set/24 sob o título Precisamos de novas histórias sobre o clima.


| Próxima postagem, 26/out, sábado |

Postagem anterior |

"A pior tragédia da história do Brasil" | À beira de um colapso? | Esquerda uruguaia voltará ao poder? | A primeira escola de Porto Alegre




4 comentários:

  1. A Casa das Irmãs Teresianas se localiza em Porto Alegre, na av. João Pessoa, 547.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo16:24

    La maljunulino estas mirindulino! Dankon! (PSViana)

    ResponderExcluir
  3. Carapanã também são chamados um tipo de mosquito da região amazônica.

    ResponderExcluir