30 outubro 2024

(30/10) "Deus não quer ninharia." | Origem da Feira do Livro de Porto Alegre | Eleições: por que tantas abstenções?

 




Foto de C.D. (2023)


      CULTURA | A origem da Feira do Livro 
de Porto Alegre

Foi o jornalista Say Marques, então diretor-secretário do Diário de Notícias, quem teve a ideia de uma feira do livro em Porto Alegre, inspirado numa outra que conheceu na Cinelândia, no Rio. Conseguiu convencer um grupo de livreiros e editores locais em em 1955 e o local escolhido foi a Praça da Alfândega, a mais tradicional da capital gaúcha, numa época em que Porto Alegre contava com 400 mil habitantes. Os 14 expositores de então puderam contar com bancas montadas por carpinteiros da Livraria e Editora Globo. Em sua segunda edição, começaram as tradicionais sessões de autógrafos. Nos anos 70, deu-se início à programação cultural. Em 2024, ocorrerá entre 1º e 15 de novembro e será sua 70ª edição.

Fonte 
https://pt.wikipedia.org/wiki/Feira_do_Livro_de_Porto_Alegre





VARIEDADES | Umas & Outras

2º turno no RS | Partidos vencedores nas 5 maiores cidades, em tamanho decrescente: Porto Alegre (MDB), Caxias do Sul (PSDB), Canoas (PL), Pelotas (PT) e Santa Maria (PSDB). *** Até 2015, deputadas e senadoras não dispunham de um banheiro próprio nas dependências do Congresso. Eram obrigadas a usarem o banheiro feminino anexo ao restaurante. Pode? (Fonte: GloboNews) *** Perguntar não ofende: Afinal, passadas as eleições, um certo ladrão de joias (y otras cositas más) terá que enfrentar a Justiça frente à frente? *** Edir Macedo, falando do púlpito: "Dízimo e ofertas, Deus não quer ninharia, Deus quer tudo." Segundo a Forbes, a fortuna dele está avaliada em 1,8 bilhões de dólares. *** Em 12 anos, o número de lares homoafetivos no país aumentou de 60 mil para 301 mil. (GloboNews) *** A base do capitalismo é o egoísmo.



ELEIÇÕES | Por que tantas 
abstenções?

Dominique Rousseau, professor emérito de Direito Público da Faculdade de Direito da Sorbonne, Universidade de Paris 1*, em entrevista à imprensa local (vide fonte), ao ser indagado sobre os porquês de tantas abstenções, como as ocorridas nas últimas eleições municipais**, destacou as seguintes motivações: 

"Há pessoas que se abstêm porque a política não lhes interessam, há as quem o fazem porque não há partido político que lhes convenha e há, ainda, as que não consideram o voto como o único ato cidadão." 

Segundo ele, o voto "é menos considerado como o único ato cidadão." Participar das lutas sociais, a luta pelo respeito ao ambiente, por exemplo, já seriam suficientes considerar-se um cidadão engajado.

* Em Porto Alegre, deu uma palestra na Procuradoria Geral do Estado (PGE-RS) na sexta-feira 25/out.

** Vale lembrar que a capital gaúcha foi aquela com maiores abstenções tanto no 1º quanto 2º segundo turno das eleições.

Fonte | Zero Hora de 28/out/24, em entrevista reproduzida na coluna Informe Especial, do jornalista Rodrigo Lopes.


Postagem anterior |

(26/10) Devotos muito agradecidos | Nomes das crianças antigamente | Fraco, inculto, solitário e desesperado



26 outubro 2024

(26/10) Devotos muito agradecidos | Nomes das crianças antigamente | Fraco, inculto, solitário e desesperado




DEVOÇÃO
 | Devotos 
muito agradecidos

Em seu livro O Teatro do Bem e do Mal, no capítulo Notas do Além*, Eduardo Galeano registra uma série de mensagens de fiéis expostas por escrito em igrejas mexicanas por graças alcançadas. Uma delas, por parte de uma mulher, agradeceu pelo fato de que em 1914, quando a cidade de Ojinaga foi invadida por tropas de Pancho Villa, sua irmã foi violada e ela não.

Uma outra agradeceu porque tinha três irmãs, ela era a mais feia, mas casou primeiro.

Um sujeito manifestou seus agradecimentos pelo fato de no dia anterior sua mulher fugiu com seu compadre de nome Anselmo e assim iria pagar por tudo que ele lhe fez.

Uma outra mulher mostrou-se grata por ter matado seu marido e nada ter acontecido a ela. Todos devidamente identificados pelo nome.

* L&PM Pocket, 2006



COSTUMES | Nomes das crianças
antigamente

O Almanak Encyclopedico Sul-Rio-grandense, em sua edição de 1897, apresentava um a lista de nome das pessoas e seu significado. Muitos deles nos tempos de hoje são motivos de curiosidade, pois de há muito caíram em desuso, tais como Arcádio, Arsênio, Barnabé, Calixto, Crescência, Desidério, Euphemia, Felícia, Frutuoso, Hermenegilda, Modesto, Philomema, Quintino, Tibúrcio, Zeferino e por aí vai... Acredito que esteja na hora de renovar-se os nomes dados aos bebês atualmente inspirando-se naqueles do passado...

Fonte | Leandro Staudt, em sua coluna Almanaque Gaúcho publicada em Zero Hora (Porto Alegre), de 21/out/24.




IDEIAS | Cabeças Pensantes

Quanto mais fraco, inculto, solitário
e desesperado for o sujeito, como já percebia Freud, maior será o desejo de integrar movimentos autoritários que prometem 
redimi-lo de sua insignificância, 
pequenez e frustrações cotidianas.
Rubens R. R. Casara


guerra é um lugar onde jovens
que não se conhecem e não se odeiam
se matam entre si, por decisão de velhos
que se conhecem, se odeiam mas não se matam.
Erick Hartmann


Eu fui tão bem no boxe
que eles tiveram que criar um personagem como Rocky, um branco dos filmes, para contrariar
a minha imagem do ringue. A América precisa
ter tudo em branco, não importa onde for:
Jesus, Mulher Maravilha, Tarzan e Rocky.
Muhammadi Aly

*********************************************

Postagem anterior:

(23/10) A freirinha colorada | Indígenas: doenças e fome | Últimos tempos dos combustíveis fósseis


23 outubro 2024

(23/10) A freirinha colorada | Indígenas: doenças e fome | Últimos tempos dos combustíveis fósseis

 




AMAZÔNIA | Indígenas: doenças e fome

"Os indígenas se queixam repetidamente da sujeira ou do lixo resultante das presença dos garimpeiros, jogado nos rios ou nas matas. Falam do mercúrio que infecta a água, e daí a cadeia que depende dela. Abordam o efeito dos desvios dos rios, a falta de água potável, a floresta infestada por carapanãs* com malária, as doenças de pele, ouvido, pulmão, intestino. Lastimam o estado dos peixes, cegos pela toxina, que agora são incapazes de fisgar a linha de pesca. Falam da fome." 

> Camila de Caux, antropóloga, em seu artigo A cicatriz da terra, publicado em Quatro Cinco Um de set/24.
*carapanã: povo indígena que habita região no alto do rio Negro (AM).



VIVÊNCIAS
 | A freirinha colorada

Fabrício Carpinejar, poeta e escritor gaúcho, em sua coluna recente de jornal* contou a história da freira Inah Canabarro Lucas, considerada a pessoa mais idosa da América Latina e a segunda mais idosa do mundo, natural de São Francisco de Paula, no Rio Grande do Sul. Nascida em 1908, é uma grande torcedora do Sport Club Internacional, de Porto Alegre. Como professora, deu aulas para o ex-presidente João Figueiredo, segundo ela, "um guri levado". 

Irmã Inah, hoje com 116 anos, deu aulas de português, matemática, ciências, história, artes e religião em três cidades diferentes: Rio de Janeiro, Itaqui e Santana do Livramento**, as duas últimas no Rio Grande do Sul. Conta-se que seu presente preferido de aniversário é a camiseta mais recente do Internacional, tamanha é sua devoção pelo Colorado e sempre carrega em seu hábito religioso bottons alusivos ao clube, ao lado de um crucifixo de madeira. Enfim, uma torcedora e tanto! Mora na casa da Congregação Irmãs Teresianas no Brasil, em Porto Alegre.

* Publicada no jornal Zero Hora de Porto Alegre em 21/out/24.
** Em Santana do Livramento, situada na fronteira entre Brasil e Uruguai, foi madre superiora no Colégio Santa Tereza de Jesus.




ENERGIA
 | Últimos tempos
dos combustíveis fósseis

"Em 2021, a organização CarbonTracker publicou um relatório mostrando que a tecnologia existente permitiria produzir cem vezes mais energia solar e eólica do que a atual demanda global. O relatório conclui: 'As barreiras técnicas e econômicas foram superadas; o único empecilho para a mudança é de ordem política' - conclui o documento."

> Rebecca Solnit, escritora e ativista norte-americana, em matéria reproduzida em Quatro Cinco Um de set/24 sob o título Precisamos de novas histórias sobre o clima.


| Próxima postagem, 26/out, sábado |

Postagem anterior |

"A pior tragédia da história do Brasil" | À beira de um colapso? | Esquerda uruguaia voltará ao poder? | A primeira escola de Porto Alegre




19 outubro 2024

"A pior tragédia da história do Brasil" | À beira de um colapso? | Esquerda uruguaia voltará ao poder? | A primeira escola de Porto Alegre




Os homens nunca fazem o mal
tão completa e entusiasticamente
como quando fazem por convicção religiosa.

> Umberto Eco



ELEIÇÕES | Esquerda uruguaia
voltará ao poder?

No próximo dia 27, domingo, 2,5 milhões de uruguaios irão à urnas para escolherem o novo presidente da república, 99 deputados e 30 senadores. Depois de cinco anos fora do poder, a esquerda lidera as pesquisas de opinião, com uma vantagem entre 15 e 20 pontos de seu principal adversário, o Partido Nacional. De acordo com o Instituto Nacional de Estatística, "o aumento da pobreza infantil (...), da desigualdade (...) impulsiona a insatisfação popular", sem falar na sensação de insegurança diante do aumento dos casos de mortes violentas, bem como "no poder crescente do narcotráfico". Como se não bastasse, o país viveu uma grande seca recentemente, que afetou a agropecuária, elemento essencial na economia uruguaia.

Fonte | Breve intervalo, reportagem de Murilo Matias publicada em Carta Capital de 16/out último.





MUNDO | À beira de um colapso?

"Não é o Hamas que está desmoronando, mas Israel". Quem disse isso foi o general do exército israelense Yitzhak Brik, em artigo publicado no jornal Haaretz em 9/set último. Segundo o general, apesar de toda a destruição praticada por Israel em Gaza e causando a morte de milhares de pessoas, o país de Netanyahu está à beira de um colapso, ainda mais se expandir a linha de frente. O estado psicofísico dos soldados israelenses é dos piores, depois de um ano promovendo operações de extermínio de todo um povo.

A manifestação do general é citada por Franco Berardi, filósofo e escritor italiano em artigo publicado recentemente no saite italiano Il Deserto e reproduzido em português (vide fonte).    Segundo ele, 

"o ódio que se sente por Netanyahu certamente terá efeitos políticos explosivos quando mais cedo ou mais tarde, a liderança cínica do massacre for avaliada e responsabilizada".


Além disso, para Berardi, a economia israelense está em colapso. Aponta como consequência, o fato de que muitos profissionais estarem deixando o país, como por exemplo empresários e médicos. As pessoas estão cansadas de "ferocidade e fanatismo". Sentem que o país não é um lugar seguro para se viver.

Fonte | Artigo reproduzido em português no saite jornalggn.com.br em 13/out/24.


 



FUTEBOL | "A pior tragédia
da história do Brasil"

Eduardo Galeano, em seu livro Futebol ao Sol e à Sombra (L&PM), relembra a Copa do Mundo de 1950, mais particularmente sobre a grande final entre Brasil e Uruguai, no Rio de Janeiro. A cidade amanheceu com o sentimento do "já ganhou", depois de uma campanha exitosa de muitas goleadas contra os adversários ao longo do certame. Os próprios jogadores, às vésperas da partida, conta Galeano, foram presenteados com relógios de ouro com a seguinte gravação no dorso: Aos campeões do mundo. Pode? Meio milhão de camisetas alusivas à grande conquista já tinham sido vendidas. 

Só que acabou sendo o dia em que a Seleção Celeste levaria a melhor, com uma vitória de virada por 2 a 1. Os comentaristas brasileiros de futebol definiram a derrota como a pior tragédia da história do Brasil, tamanha foi a decepção. O próprio Jules Rimet, criador da Copa do Mundo, "no bolso, levava o discurso que tinha feito em homenagem ao campeão brasileiro". O 7x1 foi mais suave... Até porque são outros os tempos.




EDUCAÇÃO | A primeira escola
de Porto Alegre

O professor Antônio d'Ávila foi o fundador da primeira escola de Porto Alegre, conforme a edição do Annuario da Provincia do Rio Grande do Sul em sua edição de 1885. O estabelecimento abriu suas portas em janeiro de 1800 e estava situado na Rua da Ponte (atual Riachuelo). Em pouco tempo contava com 50 alunos, todos meninos. Oito anos depois, de acordo com o Almanak de Porto Alegre, a capital gaúcha já contava uma aula de gramática latina e duas escolas de ler e escrever. Claro, só para meninos...

Fonte | Leandro Staudt, em sua coluna Almanaque Gaúcho, do jornal Zero Hora, em 15/out/24.


Mais |

RS: o cultivo do tabaco mata | Eles querem o poder | Violência invisível | Umas & Outras







12 outubro 2024

RS: o cultivo do tabaco mata | Eles querem o poder | Violência invisível | Umas & Outras

 



A tragédia no Sul atualizou traumas vividos também por muitas cidades brasileiras e que não se tratam de fenômenos naturais, mas de má administração pública associada à negligência de empresas ou grupos econômicos que ignoram riscos à população.

> Edma de Góis

SAÚDE | O cultivo do tabaco mata

No Rio Grande do Sul, "a exposição prolongada aos agrotóxicos agressivos da fumicultura vem sendo associada ao boom de distúrbios psiquiátricos. Não bastasse o mal químico, atribulações sociais - como a tomada de terras devido a um superendividamento com empresas tabagistas - também contribui para uma saúde mental em frangalhos", segundo Anna Virgínia Balloussier em Terra pervertida, matéria sua publicada na revista Quatro Cinco Um, nº 85, a respeito do romance A árvore mais sozinha do mundo, de Mariana Salomão Carrara. 

Aliás, em1996, a Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do estado apontou para o fato de que na cidade de Venâncio Aires*, produtora de erva-mate e tabaco, quatro em cada cinco suicídios eram cometidos por agricultores.

* Situada na região central do RS.




OPINIÃO | Umas & Outras

Antigamente, não havia coach, só cocheiro, o que era muito útil. 

*** Trágica é a economia baseada no egoísmo! 

*** "Liberdade, Igualdade, Fraternidade", mas era só para os brancos, como escreveu Isabel Allende em seu romance A Ilha sob o Mar, que estou relendo. 

*** Recentemente no Hoje, o apresentador César Tralli, ao noticiar sobre o massacre de crianças em Gaza por parte dos comandados por Netanyahu, comentou ao final: "É dureza". Não, meu caro jornalista, não é apenas uma "dureza"! Isso tem outro nome: crueldade. Digna de um Hitler!




POLÍTICA | Eles querem o poder

"Dominioistas sonham com um governo em que os autointitulados representantes de Deus na terra possam definir as regras do jogo conforme suas próprias crenças, independentemente do que diz a Constituição o que torna a corte suprema um dos seus malvados favoritos. Os que defendem o Estado laico não são considerados meros adversários políticos, mas o próprio Belzebu disfarçado."

> Cláudia Laitano, em sua coluna no jornal Zero Hora de 07/out/24



SAÚDE | Violência invisível
"Somos o segundo país das Américas em diagnósticos de problemas de saúde mental, atrás apenas dos Estados Unidos. E quando o assunto é ansiedade, lideramos o ranking mundial, com quase 9% da população afetada. Para as jovens mulheres, o cenário é ainda mais sombrio: o suicídio é a segunda maior causa de morte, superado apenas pela violência interpessoal, que vai das agressões física ao feminicídio", 

comenta Juliana Borges, escritora, em seu artigo "O impacto invisível da violência", publicado na edição de outubro da revista Quatro Cinco Um. Lembra ainda que "para a população negra, há uma violência adicional: as microagressões cotidianas", o que a psicologia chama de Dano por excesso traumático de base racial. A propósito, aumentou o número de casos de saúde mental comprometida no RS. Penso que também tem a ver também com as enchentes, nas quais muitas pessoas foram afetadas por vários motivos.


Mais |

https://cesardorneles4.blogspot.com/2024/10/passageiro-clandestino-causa-panico-em.html

Rato causa pânico em avião | Incêndios: imprensa de bico calado | Microplásticos no cérebro | Do dicionário de gauchês (3). E mais.




05 outubro 2024

RATO causa pânico em avião | Incêndios: imprensa de bico calado | Microplásticos no cérebro | Do dicionário de gauchês (3). E mais.

 




Fecha a porta da direita,
com muito cuidado.

> Noel Rosa


Passageiro clandestino
causa pânico em avião |

"Um voo da companhia aérea Scandinavian Arlines precisou fazer um pouso de emergência após um rato 'pular' para fora de uma embalagem de petiscos oferecidos aos passageiros pela empresa. O caso ocorreu na quarta-feira 18/9." O avião voava proveniente de Oslo, na Noruega, com destino a Málaga, Espanha. "Acredite ou não. Uma senhora ao lado aqui abriu a comida e um rato pulou de dentro. Agora demos meia-volta e pousamos no CPH [Aeroporto de Copenhague] para trocas de voo", relatou um dos passageiros no Facebook. O povo forçado deveu-se por uma preocupação de que o rato poderia roer a fiação elétrica da aeronave. O porta-voz da companhia esclareceu que tal situação acontece raramente. Ah, bom! Mas enfim, estimados leitores e leitoras do Cem Ideias, pelo sim, pelo não, nunca peguem um avião em Oslo. Vá de trem. Fonte | Boomm do Nando, página no Facebook.

Microplásticos  no cérebro | 

"Cientistas encontraram microplástico (partículas de até 5 milímetros) no cérebro humano. Já se sabia que o material estava por todos os lados: na água, no ar, no solo, nos alimentos. Até na placenta dos bebês e no leite materno. (...) Estamos respirando essas nanopartículas e nem sequer percebemos. (...) Não por acaso, o tal estudo foi apoiado pela Plastic Soup Foundation, ONG holandesa que atua na luta contra a poluição plástica." > Juliana Bublitz, em sua coluna no jornal Zero Hora de 24/set/24.



À esquerda (detalhe)

Mercado Público Municipal
de Porto Alegre: 155 anos |

No último dia 3, o Mercado Público de Porto Alegre (1869) completou seus 155 anos de idade. Antes dos aterros históricos, ficava à beira do Guaíba. O prédio original contava apenas com um pavimento, com dois torrões nas extremidades. Um segundo pavimento só seria acrescentado em 1913. Durante a ditadura de 64, um prefeito teve a infeliz ideia de derrubar o prédio para se construir um estacionamento. A comunidade rejeitou tamanha estupidez, até porque o estabelecimento é visto como o coração da cidade.




Imprensa com bico calado |

"A grande imprensa brasileira enfrenta um dos maiores constrangimentos da história do jornalismo brasileiro, com a posição covarde adotada diante dos incendiários de matas e campos da Amazônia, do Cerrado e do Sudeste. É possível repetir mais um vez que nem na ditadura o jornalismo das corporações foi tão omisso. Não há nos jornais, até a noite desse sábado, uma reportagem que possa ser chamada de investigativa sobre as queimadas criminosas." > Moisés Mendes, em A covardia da grande imprensa diante das ações dos incendiários, artigo publicado em  blogdomoisesmendes.com.br em 21/set/24.





LÍNGUA | Do dicionário de gauchês (3) |  

A la minuta - Prato feito, prato 
de comida já montado.
Ala-putcha-tchê! - Expressão de surpresa.
Atucanado - preocupado, com a cabeça cheia de problemas. "Não me atucana, guri!"
Cusco - Cachorro
Pechada - Acidente entre dois carros.
Trovar - Ficar contando vantagem.
Fonte | www.dicionariopopular.com

Eu fui tão bom no boxe
    que eles tiveram que criar um personagem
como Rocky, um branco dos filmes,
para se opor à minha imagem no ringue.
A América precisa ser tudo em branco,
não importa onde for. Jesus, Mulher Maravilha,  Tarzan e Rocky.

> Muhammad Ali