12 outubro 2024

RS: o cultivo do tabaco mata | Eles querem o poder | Violência invisível | Umas & Outras

 



A tragédia no Sul atualizou traumas vividos também por muitas cidades brasileiras e que não se tratam de fenômenos naturais, mas de má administração pública associada à negligência de empresas ou grupos econômicos que ignoram riscos à população.

> Edma de Góis

SAÚDE | O cultivo do tabaco mata

No Rio Grande do Sul, "a exposição prolongada aos agrotóxicos agressivos da fumicultura vem sendo associada ao boom de distúrbios psiquiátricos. Não bastasse o mal químico, atribulações sociais - como a tomada de terras devido a um superendividamento com empresas tabagistas - também contribui para uma saúde mental em frangalhos", segundo Anna Virgínia Balloussier em Terra pervertida, matéria sua publicada na revista Quatro Cinco Um, nº 85, a respeito do romance A árvore mais sozinha do mundo, de Mariana Salomão Carrara. 

Aliás, em1996, a Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do estado apontou para o fato de que na cidade de Venâncio Aires*, produtora de erva-mate e tabaco, quatro em cada cinco suicídios eram cometidos por agricultores.

* Situada na região central do RS.




OPINIÃO | Umas & Outras

Antigamente, não havia coach, só cocheiro, o que era muito útil. 

*** Trágica é a economia baseada no egoísmo! 

*** "Liberdade, Igualdade, Fraternidade", mas era só para os brancos, como escreveu Isabel Allende em seu romance A Ilha sob o Mar, que estou relendo. 

*** Recentemente no Hoje, o apresentador César Tralli, ao noticiar sobre o massacre de crianças em Gaza por parte dos comandados por Netanyahu, comentou ao final: "É dureza". Não, meu caro jornalista, não é apenas uma "dureza"! Isso tem outro nome: crueldade. Digna de um Hitler!




POLÍTICA | Eles querem o poder

"Dominioistas sonham com um governo em que os autointitulados representantes de Deus na terra possam definir as regras do jogo conforme suas próprias crenças, independentemente do que diz a Constituição o que torna a corte suprema um dos seus malvados favoritos. Os que defendem o Estado laico não são considerados meros adversários políticos, mas o próprio Belzebu disfarçado."

> Cláudia Laitano, em sua coluna no jornal Zero Hora de 07/out/24



SAÚDE | Violência invisível
"Somos o segundo país das Américas em diagnósticos de problemas de saúde mental, atrás apenas dos Estados Unidos. E quando o assunto é ansiedade, lideramos o ranking mundial, com quase 9% da população afetada. Para as jovens mulheres, o cenário é ainda mais sombrio: o suicídio é a segunda maior causa de morte, superado apenas pela violência interpessoal, que vai das agressões física ao feminicídio", 

comenta Juliana Borges, escritora, em seu artigo "O impacto invisível da violência", publicado na edição de outubro da revista Quatro Cinco Um. Lembra ainda que "para a população negra, há uma violência adicional: as microagressões cotidianas", o que a psicologia chama de Dano por excesso traumático de base racial. A propósito, aumentou o número de casos de saúde mental comprometida no RS. Penso que também tem a ver também com as enchentes, nas quais muitas pessoas foram afetadas por vários motivos.


Mais |

https://cesardorneles4.blogspot.com/2024/10/passageiro-clandestino-causa-panico-em.html

Rato causa pânico em avião | Incêndios: imprensa de bico calado | Microplásticos no cérebro | Do dicionário de gauchês (3). E mais.




09 outubro 2024

05 outubro 2024

RATO causa pânico em avião | Incêndios: imprensa de bico calado | Microplásticos no cérebro | Do dicionário de gauchês (3). E mais.

 




Fecha a porta da direita,
com muito cuidado.

> Noel Rosa


Passageiro clandestino
causa pânico em avião |

"Um voo da companhia aérea Scandinavian Arlines precisou fazer um pouso de emergência após um rato 'pular' para fora de uma embalagem de petiscos oferecidos aos passageiros pela empresa. O caso ocorreu na quarta-feira 18/9." O avião voava proveniente de Oslo, na Noruega, com destino a Málaga, Espanha. "Acredite ou não. Uma senhora ao lado aqui abriu a comida e um rato pulou de dentro. Agora demos meia-volta e pousamos no CPH [Aeroporto de Copenhague] para trocas de voo", relatou um dos passageiros no Facebook. O povo forçado deveu-se por uma preocupação de que o rato poderia roer a fiação elétrica da aeronave. O porta-voz da companhia esclareceu que tal situação acontece raramente. Ah, bom! Mas enfim, estimados leitores e leitoras do Cem Ideias, pelo sim, pelo não, nunca peguem um avião em Oslo. Vá de trem. Fonte | Boomm do Nando, página no Facebook.

Microplásticos  no cérebro | 

"Cientistas encontraram microplástico (partículas de até 5 milímetros) no cérebro humano. Já se sabia que o material estava por todos os lados: na água, no ar, no solo, nos alimentos. Até na placenta dos bebês e no leite materno. (...) Estamos respirando essas nanopartículas e nem sequer percebemos. (...) Não por acaso, o tal estudo foi apoiado pela Plastic Soup Foundation, ONG holandesa que atua na luta contra a poluição plástica." > Juliana Bublitz, em sua coluna no jornal Zero Hora de 24/set/24.



À esquerda (detalhe)

Mercado Público Municipal
de Porto Alegre: 155 anos |

No último dia 3, o Mercado Público de Porto Alegre (1869) completou seus 155 anos de idade. Antes dos aterros históricos, ficava à beira do Guaíba. O prédio original contava apenas com um pavimento, com dois torrões nas extremidades. Um segundo pavimento só seria acrescentado em 1913. Durante a ditadura de 64, um prefeito teve a infeliz ideia de derrubar o prédio para se construir um estacionamento. A comunidade rejeitou tamanha estupidez, até porque o estabelecimento é visto como o coração da cidade.




Imprensa com bico calado |

"A grande imprensa brasileira enfrenta um dos maiores constrangimentos da história do jornalismo brasileiro, com a posição covarde adotada diante dos incendiários de matas e campos da Amazônia, do Cerrado e do Sudeste. É possível repetir mais um vez que nem na ditadura o jornalismo das corporações foi tão omisso. Não há nos jornais, até a noite desse sábado, uma reportagem que possa ser chamada de investigativa sobre as queimadas criminosas." > Moisés Mendes, em A covardia da grande imprensa diante das ações dos incendiários, artigo publicado em  blogdomoisesmendes.com.br em 21/set/24.





Do dicionário de gauchês (3) |  

A la minuta - Prato feito, prato 
de comida já montado.
Ala-putcha-tchê! - Expressão de surpresa.
Atucanado - preocupado, com a cabeça cheia de problemas. "Não me atucana, guri!"
Cusco - Cachorro
Pechada - Acidente entre dois carros.
Trovar - Ficar contando vantagem.
Fonte | www.dicionariopopular.com

Eu fui tão bom no boxe
    que eles tiveram que criar um personagem
como Rocky, um branco dos filmes,
para se opor à minha imagem no ringue.
A América precisa ser tudo em branco,
não importa onde for. Jesus, Mulher Maravilha,  Tarzan e Rocky.

> Muhammad Ali