Não tenho vergonha de mudar de ideia,
porque não tenho vergonha de pensar.
Blaise Pascal
____________
SAÚDE |
Cannabis medicinal
nos esportes
O cientista brasileiro Aderbal Aguiar, da Universidade Federal de Santa Catarina, defende o direito de atletas a tratamentos com a Cannabis medicinal. Lembra o caso da atleta norte-americana Simone Biles, que em 2021 achou por bem desistir da final individual das Olimpíadas de Tóquio, com a finalidade de preservar sua saúde mental, que sentiu-se impossibilitada por uma crise de ansiedade. Segundo o cientista, doutor em Farmacologia pela UFSC e pós-doutor em neurociências pela Universidade de Coimbra, "esse atletas não são saudáveis, eles têm muito problemas com o sono, são submetidos a muita pressão".
Para ele, em seus mais de 40 anos de pesquisa a respeito, o Cannabis medicinal pode contribuir para o descanso e o relaxamento dos atletas. Já é de uso de muitos atletas para tratamentos físicos e mentais, embora a Agência Mundial Antidoping proíbe ainda o uso de derivados da maconha para fins medicinais, embora já tenha sido comprovado que eles de nenhum modo aumentem o rendimento dos atletas. Para o cientista, "os treinos são muito intensos. (...) A Cannabis contribui para um descanso de melhor qualidade". Lembra que "um bom sono reparador também poderia ser considerado doping", se fosse o caso.
Fonte | Cannabis é doping?, reportagem de Mariana Serafini publicada em CartaCapital de 29/nov/23
Café & Ideias |
> Quero deixar registrado aqui minha solidariedade à pobre classe profissional dos juízes, que são obrigados a sobreviverem com um pífio salário médio de R$ 69 mil mensais!* Eu disse R$ 69 mil mensais! Não é por acaso que 71% deles consideram que sua remuneração não é adequada. E com toda razão!
* Fonte: Relatório Justiça em Números 2023 e Censo 2023 do Poder Judiciário
> Falando sério: até quando, em meio à torcida gremista, teremos que aturar cânticos em que a palavra "macaco" é utilizada como referência aos torcedores do Inter, numa tentativa de desumanizar o adversário? A mentalidade colonial sobrevive.
> O homem é o lobo do homem, já diziam os romanos, provavelmente numa autocrítica...
> Reforma agrária é coisa de comunista. Invadir e apoderar-se de terras indígenas, ok. O agro é pop.
> Que futuro um país poderá esperar tendo um Congresso extremamente ruim?
> A desigualdade social é um projeto político desde sempre.
> Espero que na academia eu possa também desenvolver meu potencial quântico, seja lá o que for.
> Vai ver, algum dia um edifício há anos inacabado no centro de Porto Alegre, carinhosamente apelidado pelo povo de Esqueletão, será tombado pelo Patrimônio Histórico...
FUNDAMENTALISMO |
O exclusivismo sionista
O fundamentalismo não é uma doutrina mas "uma maneira excludente de ver a doutrina". (...) Ocorre com parte do judaísmo que se chama sionismo que pretende um Estado só de judeus. Ele diz que a terra da Palestina foi por Deus entregue aos judeus e este teriam o direito de um Estado exclusivamente deles. Em função disso, ocupam terra na Cisjordânia, expulsam seus habitantes árabes, tomando-lhes as casas e tudo que está dentro.
Fonte | Leonardo Boff, em Fundamentalismo, terrorismo, genocídio, artigo publicado no saite A Terra é Redonda em 26/11/23
EDUCAÇÃO |
Homescooling x Escola
Qual a origem deste hábito, homeschooling? Onde encontramos seus fundamentos? No exclusivismo da percepção dos membros de uma só família? No receio da diferença entre os humanos? Na impossibilidade de uma vida em uma comunidade política presidida pela liberdade de expressão e discussão? (...)
A escola representa a pólis, a vida na cidade, lugar do ajuste, difícil, entre as partes. A variedade de professores em uma escola, de conhecimento e de sensibilidades variadas permite ao estudante encontrar distintos modelos de identidade. E, entre inúmeras variáveis, por meio da prática do seu livre-arbítrio, escolher os amigos e qual será o desenho, possível, para o seu projeto de vida.
> Janice Theodoro da Silva, professora da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Usp, em seu artigo Homeschooling: "A escola representa a pólis, a vida na cidade, lugar do ajuste, difícil, entre as partes", publicado no saite www.pensarcomtemporaneo.com em 31/mai/22.
LÍNGUA |
Etimológicas
Idiota - Do grego idios, com significado de privado, pessoal. Com o tempo, transformou-se em idiotes, referente a pessoas que não exerciam nenhuma atividade pública. Evoluiu para pessoas comuns até chegar ao sentido atual de indivíduo ignorante, indivíduo de pouca inteligência. Idiota em português veio do latim, com a mesma grafia. Nota: idiossincrasia, por exemplo, vem do grego idiosugkcrasía, com o significado de temperamento particular.
Igreja - Do grego ekkyezia, com o sentido de "ajuntamento do povo, convocado geralmente para fins políticos ou militares. Segundo alguns, referia-se igualmente ao próprio local de reunião. Em latim virou ecclesia, com essas acepções. O termo passou a ser adotado pelos primeiros cristãos.
Fonte | https://www.dicionarioetimologico.com.br/
Mais |
O legado da imigração alemã em Porto Alegre | Sionismo e criação de Israel | O perfil do eleitorado de Milei. E mais.
Parabéns para o seu trabalho meu colega. Foi um ano de muito conhecimento e muitas abordagens de extrema importância. 👏👏👏👏
ResponderExcluirObrigado!
ExcluirMuito bom o conteúdo. Parabéns pelas pesquisas.
ResponderExcluirObrigado!
ResponderExcluir