23 outubro 2023

PALESTINA: privação, segregação e pauperização | Origem dos povos originários | Eleições no Rio Grande | E mais.

 



Não importa o quão necessário 
seja uma guerra, ela sempre será um crime.

Ernest Hemingway
__________________


Café & Ideias |

A expressão "mundo civilizado" não deixa de ter seu lado irônico, né mesmo? *** Fazendo um esforço maior, a seleçãozinha se desclassifica do Mundial. *** SBT sorteia viagem a Israel. Muy amigo! *** Guerras pelo mundo afora, seca, terremotos, fome, miséria, violência... Mas para muitos, no Brasil, o grande problema é o casamento unitário*** De um provérbio alemão medieval muito sábio: "Beba cerveja e você vai dormir. Durma e você evitará o pecado. Evite o pecado e você será salvo. Portanto, beba cerveja e você será salvo." *** A ONU precisa de reformas. O que é seu Conselho de Segurança que inclui um punhado de eternos países membros sendo que o veto de um deles - apenas um - pode barrar aprovação de qualquer tipo de resolução? Que coisa mais retrógrada e antidemocrática! *** Nunca custa lembrar: o apartheid já acabou na África do Sul há muito tempo!


PALESTINA | Crimes de guerra, privação, 
segregação e pauperização

A mídia é a mesma de 30 anos atrás, quando estive na região: omite os crimes de guerra de Israel, a privação, a segregação e a pauperização como conduta geopolítica contra os árabes palestinos - omite que o "terrorismo" foi plantado e regado ali mesmo, incentivado nos últimos tempos pelas invasões israelenses de mais fatias do território palestino, por mais restrição de direitos e de ação.

> Marilene Felinto, em seu artigo Quis ver a faixa de Gaza, publicado na revista digital Gama em 13/out/23.



LÍNGUA | Etimológicas

Religião - Do latim religio, com o sentido de "louvor e reverência aos deuses". Acredita-se que o termo latino tenha surgido da junção do prefixo re- com ligare, ou seja, religar. Unir o humano ao divino.

Relógio - Deriva do latim horologium ("conhecimento da hora"). O português cortou o "o" inicial, que ainda se encontra no francês horloge e no italiano orologio.

Fonte | www.dicionarioetimologico.com.br




HISTÓRIA | De onde vieram
os povos originários?

A mais recente reviravolta na história da ocupação das Américas veio em 2015, quando uma análise genética apontou que três povos indígenas brasileiros têm em seu DNA sequências que hoje só são encontradas no genoma de povos nativos da Oceania e do Sudeste Asiático. Os pesquisadores ainda não sabem explicar o que significa esse sinal genético nem como foi parar no DNA dos indígenas brasileiros, mas ele está mudando a forma como a ciência descreve os primeiros americanos.

Fonte | Sangue Ancestral, reportagem de Bernardo Esteves publicada em Piauí de out/23.


LITERÁRIAS | Dia de eleições no Rio Grande

Se em Porto Alegre as coisas ocorrem dentro de uma débil normalidade, no interior tudo desanda: coagidos por revólveres ou adagas, os eleitores declaram seus votos ao Borges*, depois vão a outra mesa, declaram de novo e, levados em todos os veículos possíveis, representam uma cena que se repete em todo o estado: "E tu, vota em quem?" - "No Doutor Borges." - "Então assina." Há quem se insurja, sabendo que encontrará à saída uma súcia de malfeitores que jamais esquecerá seu nome.

> Luiz Antonio de Assis Brasil, em seu romance Pedra da Memória (Um castelo no pampa/vol. 2).

* Alusão a Antônio Augusto Borges de Medeiros (1863-1961), advogado e político gaúcho, tendo governado o Rio Grande do Sul durante a República Velha por 25 anos, de acordo com o ideal positivista. A primeira avenida construída em Porto Alegre, e a mais tradicional, leva seu nome.


Mais |

    Entrevista de Henrique Vieira ao programa Provoca 
da TV Cultura



2 comentários:

  1. Parabéns para o escritor que sempre nos leva para a reflexão das notícias sempre tão polêmicas. E nos trás sempre relatos importantes.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo15:13

    Muito boa as reportagens 👏👏

    ResponderExcluir