16 outubro 2023

O DILÚVIO na "Epopeia de Gilgamesh" | Maior jornal de Israel condena Netanyahu | Rosamaria Murtinho 90 anos. E mais.

 


O velho mundo morre. O novo mundo
tarda em aparecer. Neste claro/escuro,
surgem os monstros.

A. Gramsci
___________




ANTIGUIDADE | 1.000 anos antes da Bíblia:
Dilúvio na Epopeia de Gilgamesh

Em dezembro de 1953, no Iraque, Hormuzd Hassan, arqueólogo nascido no Oriente Médio, em colaboração com seus escavadores, descobriu o palácio do rei assírio Asurbanipal, que reinou no séc. 7 a.C. Encontraram milhares de fragmentos de tabletes de argila com escrita cuneiforme na língua arcadiana.* Em 1861 George Smith assumiu a tarefa de tentar decifrá-los. Uma década depois, deparou-se com sua descoberta da Epopeia de Gilgamesh, um poema escrito mil anos antes do Gênesis, o primeiro livro da Bíblia. Na Epopeia há relatos de "um mundo afogado por uma enchente, um homem que construiu um barco e uma pomba solta em busca de terra." A ideia do Dilúvio é mil anos mais antiga do que o texto bíblico. Aliás, em minha visão de mundo, pelo menos, o Dilúvio seria uma alusão à submersão final da antiga Atlântida, continente que existiu em meio ao oceano Atlântico.

* Língua arcadiana (ou árcade) - língua semítica falada na Mesopotâmia pelos antigos assírios e babilônios.

Fonte "Epopeia de Gilgamesh": a obra que contou sobre o Dilúvio Universal antes da Bíblia, matéria de Dalla Ventura para a BBC News Mundo

Imagem Osama Shukir Muhammed Amin FRCP(Glasg), CC BY-SA 4.0 <https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0>, via Wikimedia Commons



PALESTINA | Um velho em Gaza

Um velho em Gaza segurava um cartaz que dizia: "Vocês tomam minha água, queimam minhas oliveiras, destroem minha casa, tiram meu emprego, roubam minhas terras, aprisionam meu pai, matam minha mãe, bombardeiam meu país, nos fazem passar fome, humilham a nós todos, mas a culpa é minha: eu respondi disparando um foguete."

> Noam Chomski, em 04/dez/12 no Twitter



ISRAEL
 | Maior jornal de Israel
condena Netanyahu

O Haaretz, o maior e mais influente jornal de Israel, acusa Netanyahu como o responsável pela eclosão desse conflito entre Israel e a Faixa de Gaza. Muitas pessoas influentes do meio político israelense vêm alertando para o fato de que as atuais políticas de cunho belicoso do governos são uma ameaça à segurança do país. Diz o jornal que "o desastre que se abateu sobre Israel é de clara responsabilidade de uma pessoa: Benjamin Netanyahu". 

Afirma ainda que o primeiro ministro "foi um completo fracasso na identificação dos perigos a que estava conscientemente conduzindo Israel a estabelecer um governo de anexação" além de nomear dois extremistas para cargos essenciais, ignorando completamente "a existência e os direitos dos palestinos". A publicação ainda menciona a "limpeza étnica" promovida pelo atual governo, que "estabeleceu uma expansão maciça de assentamentos [ilegais]" em terras palestinas que foram simplesmente tomadas à força.

Fonte | Maior jornal de Israel culpa Benjamin Netanyahu pela violência, não Hamas, matéria de Andrew Fishman publicada no saite Intercept_Brasil em 11/out/23.



PERSONALIDADE | Rosamaria Murtinho
em seus 90 anos

Em entrevista recente à revista Caras, a atriz Rosamaria Murtinho, 90 anos, casada com o ator Mauro Mendonça (92), com três filhos homens e cinco netos, falou sobre seu estágio atual de vida como nonagenária. Vive as limitações da idade, mas sente-se até mais jovem em termos de cabeça. Aproveita seu tempo lendo muito, vai ao teatro e cinema, às vezes até mesmo sozinha. Segundo ela, graças ao curso Chronos, sua memória "deu um salto muito grande", lembrando que ele é como um músculo que precisa ser ativado. Além disso, faz musculação e ginástica três vezes por semana.

Indagada se gostaria de atuar ainda na TV, disse que espera apenas um convite, tal como ocorreu com sua colega Nathalia Timberg recentemente. Está com dois projetos para o teatro e gostaria de fazer um monólogo. Além disso, tem vontade a voltar a estudar francês e dança. "Sou uma pessoa que teve sorte na vida, porque fiz uma carreira e uma família e acho que fui vitoriosa nas duas. Então, fico contente com isso e só agradeço. Todo dia agradeço a minha cama, meu trabalho, minha comida... Hoje vou agradecer a entrevista que a gente está fazendo, porque você tem que ser grata por chegar a essa idade e estar bem, com saúde" - disse ela.

Imagem | Flavittaa, CC BY-SA 4.0 <https://creativecommons.org/by-sa/4.0>, via Wikimedia Commons.




LÍNGUA Do dicionário de porto-alegrês

Até dizer chega = Até o limite possível. Beberam ontem até dizer chega.

De bobeira = Estar sem fazer nada.

Fazer balãozinho = Como se diz além do Mambituba, fazer embaixada com a bola.

Período = Tempo de uma aula, normalmente 45 ou 50 minutos. O carioca chama de período o semestre letivo. Esses cariocas...

Fonte | Do Dicionário de Porto-Alegrês, de Luís Augusto Fischer (L&PM)


Quinta-feira |

Entrevista do pastor Henrique Vieira,
deputado-federal pelo PSOL-RJ
ao programa Provoca, da TV Cultura



Um comentário: