03 outubro 2022

"E daí?" | Datafolha e Ipec devem explicações | O que enche as igrejas? | Semáforo, Iô-iô, jeans e papel higiênico

 




OPINIÃO | Secos & Molhados - Pelo visto, considerável parcela do eleitorado foi às urnas, simbolicamente falando, igualmente com o seguinte pensamento: "E daí?" *** Datafolha e Ipec ficam nos devendo uma boa explicação, até mesmo no campo regional. Eduardo Leite (PSDB), candidato à reeleição, gozava nas pesquisas 20 pontos percentuais à frente do segundo colocado e quase teve que amargar uma terceira colocação, atrás de Edegar Pretto (PT). O ex-governador visa agora a uma vitória no segundo turno. Meu candidato a senador (Olívio Dutra, PT) tinha uma bela vantagem em relação ao segundo colocado, que acabou vencendo a disputa. Mas enfim, depois dessa, as pesquisas ficaram para mim totalmente desacreditadas. *** Espera-se que Lula, no segundo turno, repita sua vitória, que teve aliás sabor de derrota. Mesmo eleito, terá que enfrentar pela frente um congresso fortemente conservador, que não ousará em apelar para aventuras golpistas novamente, se for de seu interesse. Alguém duvida? *** O Brasil mostrou ontem nas urnas sua incapacidade de ir em frente. Me lembra o tema de O Dublinenses, de James Joyce: a paralisia. *** Algo ameno para relaxar: Chama-se de empréstimos linguisticos aquilo que não se devolve nunca. Que feio!


Deu no Twitter

Seguinte: com essa bancada no Senado que acaba de ser eleita, se por acaso Lula não vencer, Bolsonaro passa a ter o número necessário para fazer impeachment de ministros do STF. Para dar uma noção do que está em jogo.

> Daniel A. Dourado, @dadourado


IDEIAS | Cabeças Pensantes - Um país que anda em círculos não dá pra ser independente. (Marcelo Tas) *** Sendo professor, nunca te falte consciência de classe num compromisso social. (Paulo Freire) *** Estar do lado dos pobre é evangelho, não comunismo. (Papa Francisco) *** O próximo grande salto da humanidade será a descoberta de que cooperar é melhor que competir. (Pietro Ubaldi) *** Creio que o diabo não existe, mas o homem o criou à sua imagem e semelhança. (Dostoiévski) *** O medo encha muito mais as igrejas do que o amor. (Leandro Karnal).



CURIOSIDADES | O semáforo com suas luzes vermelha e verde foi usado pela primeira vez em 1914, em Cleveland (EUA). A amarela passou a ser  usada quatro anos depois. /// Divertir-se com um iô-iô já era um passatempo na Antiga Grécia, há 2.500 anos atrás, mas tornou-se popular na Europa somente no séc.18. /// Em 1850, o alemão Levi Strauss fazia calças de denim, um tecido de origem francesa muito resistente, para vendê-las a garimpeiros da Califórnia. Assim surgiu o jeans. /// O papel higiênico foi lançado em 1857 pelo norte-americano Joseph Gayetty, mas se constituía apenas em folhas separadas que acabaram não caindo no gosto do público consumidor. Em 1879, o britânico Walter Alcock teve a brilhante ideia de criar o rolo de papel.

FONTE: Guia das invenções, suplemento especial da revista Galileu nº 121


Mais |


Nenhum comentário:

Postar um comentário