SAÚDE | "Gotinha" ameaçada
A poliomielite, igualmente chamada de pólio ou paralisia infantil, é uma doença causada pelo poliovírus, responsável por infecções em crianças e adultos. O vírus ataca os neurônios responsáveis pela coordenação dos movimentos. A partir da década de 70, graças a campanhas efetivas, o último caso de poliomielite verificado no Brasil foi identificado em 1989. Infelizmente atualmente o Brasil vive a ameaça do recrudescimento da doença pela falta de uma política séria de combate ao vírus, algo que já foi alertado pela Organização Pan-Americana de Saúde. Até o final de setembro, apenas 53% das crianças de até 4 anos estavam devidamente imunizadas (*). Desnecessário dizer que o fato se deve à dramática situação da saúde pública vivida nos tempos de hoje em função de um governo irresponsável e inconsequente, sem falar nas ideias espúrias propagandeadas por aí contra a vacinação em geral, em nome de uma visão monolítica e castradora muito em voga.
FONTE: A gotinha diminuiu, matéria de Amanda Gorziza publicada na revista Piauí de out/22.
(*) Esquema vacinal de crianças com menos de 5 anos:
1ª etapa - Vacina de vírus inativado com 3 doses aos 2, 4 e 6 meses.
Reforço - Aos 15 meses e aos 4 anos, com vacina oral de vírus atenuado: a vacina da "gotinha". (Folha de S. Paulo)
Secos & Molhados | Parabéns aos coirmãos pelo retorno garantido à Série A do futebol brasileiro, que só tem a ganhar com sua participação.
*** Em São Paulo, a vida não está fácil nem para as pessoas de bem que sonham em adquirir um relógio bacana de 100 mil reais. Nas boas casas do ramo, têm que se sujeitarem a uma lista de espera, com seu nome e modelo desejado, sem garantia que realmente vão conseguir sua sonhada aquisição. Vê se pode! Tudo em função de uma crise de abastecimento causada pela alta demanda do produto no mundo inteiro. Dizem por aí que os fabricantes sabem, por outro lado, que a alta demanda valoriza seu produto e estão felizes por isso. Mas enfim, um relógio nesse valor é um símbolo de status e distinção social, sem falar no fato de que não deixam de ser um investimento: os modelos mais raros têm uma valorização de 40% no mercado de segunda mão. Como se não bastasse, até os reloginhos de um valor módico de 50 mil reais estão em falta! 😱
*** Dias atrás, briga feia de dois gatos no telhado do estacionamento ao lado do prédio em que moro. Morando no segundo andar, fiz um som sibilante mais forte, da janela da cozinha, para que parassem com a contenda, o que consegui. Logo se afastaram um do outro. Então veio-me à memória o seguinte: nos anos 60, o horário nobre da emissora de TV local líder em audiência, aos domingos, era preenchido por um programa de luta-livre fajuta chamado "Ringue 12". E ainda se queixam da programação de hoje...
*** Certamente o bolsonarismo será objeto de muitos estudos acadêmicos no futuro nas áreas de história, sociologia e psicologia de massas. Ah, sim! Psiquiatria também.
*** PSDB: o partido que traiu a si mesmo.
IDEIAS | Os "dois deuses"
da Bíblia - Erich Fromm – assim como os gnósticos (corrente religiosa que remete aos primeiros séculos da Era Cristã) – considera que na Bíblia, livro sagrado do cristianismo, são apresentados “dois deuses”, completamente diferentes: o “Deus mau”, do Antigo Testamento; e o “Deus bom”, referente ao Novo Testamento. De fato, não é difícil constatar que, no Antigo Testamento, Deus é vingativo e rancorosos, sendo responsável direto pelo extermínio de todos aqueles que não seguiam seus ditames. Por outro lado, no Novo Testamento, Deus é amor, benevolente, perfeito, justo e misericordioso.
> Francisco Fernandes Ladeira, doutorando em geografia na Unicamp, em seu artigo Bolsonarismo: a defesa do "Deus mau", publicado em www.aterraeredonda.com.br)
Mais |
Nenhum comentário:
Postar um comentário