19 dezembro 2025

(19/12 ) A enchente de 1941 em Porto Alegre | Ser professor no Brasil | A visão capitalista | Pobre de direita

 


Porto Alegre, 19 de dezembro de 2025

                                         


A enchente de 1941 |

Entre abril e maio de 1941, Porto Alegre viveu sua grande enchente do século 20. Os bairros mais afetados foram o Centro Histórico, Navegantes, Passo d'Areia, Menino Deus e Azenha. Dos 272 mil habitantes à época, quase um quarto ficaram desabrigados. 600 empresas tiveram que interromper suas atividades. Os prejuízos causados à cidade foram calculados em 50 milhões de dólares. 

A então Ferrovia do Riacho, que ligava o centro da cidade à Zona Sul foi em grande parte destruída. Entre 25 e 26 pessoas morreram em função de um surto de leptospirose. Em consequência, o Muro da Mauá foi construído ao longo do Cais Mauá e o Arroio Dilúvio, em obras desde 1939, teve sua canalização concluída em regime de urgência.

Fonte https://pt.wikipedia.org/wiki/Enchentes_em_Porto_Alegre_em_1941


Ser professor no Brasil não é fácil |

"235.000 professores a menos até 2040. 1 em cada 3 professores atua fora de sua área de formação.
Causas do êxito: 79,4% já pensaram em desistir da profissão. 

Metade dos professores devem se aposentar em breve. Motivos para desistência da carreira: remuneração, contratos precários, indisciplina, violência, saúde mental." > Renato Casa Grande em sua conta no Facebook.
                                   

                                 
 Cabeças Pensantes |

"Pobre de direita é contra o Lula, mas embolsa a isenção do imposto de renda, financia imóvel no Minha Casa Minha Vida, usa vale-gás, pega remédio na Farmácia Popular, faz consulta com o Mais Médicos, fica feliz com o pé-de-meia do filho na escola. Tudo feito pelo governo Lula." 

> Pedro Ronki, geógrafo e comunicador social

"Em nenhum país do mundo, o Congresso sequestra metade do Orçamento, como acontece no Brasil. O governo é eleito para executar o orçamento. Deputados e senadores são eleitos para legislar e fiscalizar, não para tomar dinheiro público e manter currais e eleitorais." 

> Bohn Gass, deputado federal


"Seria um atitude ingênua esperar que as classes dominantes desenvolvessem uma forma de educação que proporcionassem às classes dominadas perceber as injustiças sociais de maneira crítica." > Paulo Freire


A visão capitalista |

"A visão capitalista da economia, da sociedade, da vida é quantificar tudo com fluxos monetários. Toda riqueza da vida, da natureza, da materialidade do mundo é convertida em fluxos de valor monetário. 

Mas a visão ecológica é muito distinta. A vida humana e do planeta é composta de fluxos de matéria, de energia e de trabalho, de esforços de seres vivos que integram os seres humanos na teia da vida no planeta." 

> José Corrêa Leite, ambientalista, em artigo publicado no saite www.revistaforum.com.br.


2 comentários: